quarta-feira, 16 de junho de 2010

SOFRIMENTO - parte 1

             Quando falamos em sofrimento qual é a primeira pergunta que muita gente faz? Muitos dizem: “O que essa pessoa fez para merecer isso? O que eu fiz para merecer isso?” Nós temos a tendência de ver todos os problemas, tristezas e doenças como castigos mandados por Deus. Ao contrário disso, porém, Deus usa essas coisas para nossa benção e benefício.
            Ler João 9.1-3. A resposta de Jesus surpreendeu os discípulos. A resposta de Jesus vai contra a nossa maneira natural de pensar. Quando sofremos (não apenas com problemas de saúde, mas também de outras maneiras), o diabo nos tenta a ficarmos nos perguntando sobre o que fizemos para merecer tal sofrimento. Ao invés de procurar alguma coisa positiva, nós tentamos buscar uma explicação de causa e efeito. “Eu estou sofrendo por causa de tal coisa errada que eu fiz ou algo assim”.
            Muitas vezes parentes e amigos quando nos deparamos com esta situação só atrapalham. “O que ela aprontou para estar passando por isso?”
            Ler na pág. 3 no ponto: “Alguns tipos de sofrimento realmente tem raízes que se pode detectar”.
            Não podemos esquecer também o ensinamento de Deus de que em sua graça e misericórdia, Ele muitas vezes usa o sofrimento para alcançar aqueles a quem ELE ama. (Ler Pv. 3.11,12) Deus algumas vezes usa aflições e sofrimento para fazer com que a gente se aproxime mais dele. Porém, jamais nós vamos conseguir entender as explicações ou os motivos de todos os sofrimentos que existem no mundo. Jamais vamos compreender totalmente os nossos sofrimentos e como eles servem para mostrar a obra de Deus em nós. O nosso desafio é encarar com confiança em Deus os sofrimentos e aceitar humildemente aquilo que Deus nos diz em Sua Palavra.
            Vamos ver o que Rm. 11.33 diz sobre os caminhos de Deus e o nosso sofrimento. Os caminhos de Deus estão além do nosso entendimento. Nós muitas vezes não vamos entender as razões que levam Deus a permitir determinados sofrimentos em nossas vidas.
            Ler Rm. 8.37-39. Deus nos assegura que nem mesmo o pior sofrimento pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus.
            Ler 1 Co. 10.13. Deus promete que jamais irá permitir que passemos por sofrimento maior do que possamos realmente suportar.
            O diabo muitas vezes engana e tenta as pessoas, levando-as a acreditarem que Deus as está punindo ou exigindo que elas paguem pelos seus pecados. (Ler João 19.30) Como essas palavras que Jesus falou destroem essa mentira do diabo?  Jesus pagou todos os nossos pecados. Nós não temos mais pecados a pagar. Vejam como isto é maravilho e vai exatamente contra ao ensinamento espírita do Karma. Para os espíritas os sofrimentos que passamos neste mundo são conseqüências dos erros das vidas passadas. Aquilo que a nossa alma carrega como dívida de outras vidas e assim por diante.
            A palavra que Jesus usou em grego: “Tetelestai” = Está consumado. Esta palavra era usada entre os comerciantes gregos e significava “dívida quitada”. Os comerciantes escreviam exatamente esta palavra nas notas fiscais quando o consumidor pagava o valor correspondente.
            Cristo pagou todos os nossos pecados. Ele morreu uma vez por todas e isto serve para todos. Por isso, quem crê em Cristo tem todos os seus pecados perdoados. Não fica nenhum para trás. A ira de Deus por causa dos nossos pecados terminou!!!
            (Mostrar a figura da pág. 6) Jesus é colocado aqui como um pára-raios, atraindo a ira de Deus pelos nossos pecados sobre Ele. Assim como um pára-raios absorve a fúria destruidora de um raio, da mesma forma, Jesus absorveu, levou sobre si, toda a ira de Deus pelos nossos pecados.
Assim como o pára-raios protege um prédio ou uma casa da destruição, assim Jesus pela sua morte e ressurreição nos protege da condenação eterna no inferno, levando-nos assim para a Salvação nos céus.

Pastor Alessandro Souto
(pastor de CELP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...