quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Estudo: A Oração do Pai Nosso - parte 1


Postaremos um estudo sobre a oração ensinada por Jesus, o Pai Nosso. Ela será dividida em partes. Nesta primeira parte, teremos breves explicações sobre cada petição. Na sequencia, voltaremos em cada petição, comentando-as.
Boa e abençoada leitura!



A ORAÇÃO DO PAI-NOSSO - Mt 6.9-13


            Não pretende ser a única oração do cristão, mas ela serve de modelo, pois é, sem dúvida, a melhor oração que existe. Na verdade, o Pai-Nosso é uma oração sucinta, mas, completa.


Pai-nosso, que estás nos céus - Aqui, Jesus nos ensina a chamarmos Deus de "Pai". A palavra "Pai" deve inspirar a nossa completa confiança em Deus. Pela fé em Jesus, nós somos feitos filhos de Deus, podemos confiar Nele e falar com Ele em oração. A palavra "nosso" nos ensina a vermos todos como irmãos, nos ensina também que Deus quer a nossa comunhão. Como filhos de Deus, somos todos iguais perante ele. Ele está nos céus. Esta expressão não quer dar a idéia de distância, mas de majestade, de poder e de glória.

Santificado seja o teu nome - Santificado quer dizer ser ou manter santo. O nome de Deus já é santo por si mesmo. Quando fazemos esta oração, entretanto, pedimos que o nome de Deus seja santo entre nós, por meio da honra e glória que prestamos a Ele, de nosso amor e da confiança que depositamos Nele todos os dias. Nossa ação como cristãos é que vai fazer com que o nome de Deus seja santificado entre nós. Por isso pedimos a Deus que Ele nos dê a capacidade de procedermos de acordo com a sua vontade. (Mt. 5.16)

Venha o teu reino - Aqui nós pedimos para que o Reino de Deus cresça em nossos corações, em nosso lar, em nossa igreja, e em todo o mundo. O Reino de Deus vem por si mesmo, mas aqui pedimos que o Reino de Deus atue entre nós e junto a nós, de modo que sejamos participantes deste Reino. Pedimos aqui que a obra de Cristo - seu sacrifício a nosso favor - tome efeito entre nós por meio de uma vida cristã conforme a vontade de Deus. Trata do Reino da Graça e do Reino da Glória. (Lc. 17.21)

Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu - Pedimos aqui que Deus capacite a todos nós, por meio da fé, para que possamos cumprir a vontade de Deus em nossas vidas aqui na terra, assim como ela é cumprida perfeitamente no céu. A vontade de Deus em primeiro lugar é que todos os seres humanos sejam salvos por meio da fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Esta vontade é exatamente oposta à do diabo, do mundo e da nossa própria natureza pecadora (carne). Assim, pedimos que Deus vença em nós todos estes inimigos, fortalecendo e preservando nossa fé. (1 Ts. 4.3 e 1 Jo. 2.15).

O pão nosso de cada dia nos dá hoje - O pão nosso inclui tudo aquilo de que precisamos para sustentar o nosso corpo e a nossa vida, tudo o que torna as nossas vidas felizes e frutíferas. Aqui aprendemos que tudo o que somos e temos provém de Deus, tudo é um presente de sua mão graciosa. Pedimos tudo isto a Deus para depois sabermos reconhecer as suas bênçãos (Mt. 5.45 e Sl. 145.15,16). Com a palavra “nosso” também queremos lembrar que queremos obter o pão honestamente. Não queremos pão às custas dos outros. (Rm 8.32 e Mt. 6.25,26).

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores - Aqui nós estamos pedindo o perdão de todos os pecados que cometemos diariamente, inclusive aqueles que desconhecemos e não lembramos (Sl. 19.12) Também estamos nos comprometendo a perdoar a todos aqueles que pecam contra nós (Mc. 11.25,26). Tendo recebido o perdão completo e gratuito de Deus, nós somos estimulados pelo amor a perdoar também a todas as pessoas. (1 Jo. 1.8,9).

E não nos deixes cair em tentação - Aqui nós oramos para que Deus nos guarde e preserve, de modo que o diabo, o mundo e o nosso próprio pecado não nos enganem, ou nos levem à descrença, ao pecado e ao afastamento de Deus (Tg. 1.13,14). Queremos também lembrar que não devemos nos expor despropositadamente ao pecado. Deus às vezes permite que nos sobrevenham tentações para o bem com o objetivo de fortalecer a nossa fé (1 Co. 10.13 e Ef. 6.13)

Mas livra-nos do mal - Vivemos em um mundo pecaminoso, por isso estamos sujeitos a todo o tipo de males. Aqui pedimos que Deus nos dê forças para podermos suportar os sofrimentos desta vida e que Ele nos proteja, levando-nos a salvo para o lar eterno. (2 Tm. 4.18).

Pois teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre - Este é um grande final para uma grande oração. Nosso Pai Celestial é Deus Todo-poderoso. Ele pode e fará tudo o que prometeu. Nós estamos completamente seguros em suas mãos.

Amém - Sim, assim, seja, Senhor. (1 Ts. 5.17).

Pastor Alessandro Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...