quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Estudo sobre os primeiros cinco livros da Bíblia - parte 1 - Gênesis e Êxodo

G Ê N E S I S

I. NOME:

            Gênesis quer dizer “começo, princípio”. O nome pelo qual conhecemos o primeiro livro da Bíblia está baseado em Gn 2.4 ("Esta é a gênese dos céus e da terra").


II. AUTOR  e  DATA:
Gênesis foi escrito por Moisés, líder do povo de Israel desde a saída deste povo do Egito até a chegada na Terra Prometida (Canaã). A época em que foi escrito o livro é provavelmente durante a viagem para Canaã (aproximadamente 1400 a.C.).


III. CONTEÚDO
Este livro conta como tudo o que existe começou. E conta como Deus no começo, apareceu às pessoas e mostrou como deveriam ser obedientes a ele.
O livro de Gênesis fala de vários começos: o começo do mundo (a Criação), o começo do ser humano, o começo do pecado, o começo do sofrimento, o início das promessas sobre a vinda do Salvador, o início das conseqüências do pecado, o início da morte, inimizade, a primeira destruição da raça humana (o Dilúvio), o início das alianças de Deus com os homens, o início do povo escolhido (a partir da família de Abraão).
No livro de Gênesis Deus age. Ele cria o mundo, cuida das pessoas e mostra interesse pelo seu povo. Deus julga e castiga os maus e abençoa os que lhe obedecem. Deus também promete o envio do Salvador, aquele que viria para resgatar a sua criatura desviada (Gn 3.15).
O livro de Gênesis divide-se em duas grandes partes: 1 - Capítulos 1 a 11: conta como Deus criou tudo que existe, incluindo a raça humana. Encontram-se aqui as histórias de Adão e Eva, Caim e Abel, Noé e o dilúvio e a Torre de Babel. 2 - Capítulos 12 a 50: conta a história dos patriarcas hebreus: Abraão, Isaque, Jacó e seus doze filhos, que foram o começo das 12 tribos de Israel. E o livro termina com a história de José, um dos filhos de Jacó, que fez que os seus irmãos e o Seu pai fossem morar no Egito.
Os capítulos iniciais do “cânon” são básicos para a revelação inteira que se desdobra no Antigo e no Novo Testamentos. Por toda a Bíblia há referências à criação e à história primitiva da humanidade, retratadas nos capítulos introdutórios de Gênesis.


IV. ESBOÇO DO LIVRO DE GÊNESIS:
1. A criação do universo e da raça humana - Gn 1-2
2. O começo do pecado e do sofrimento - Gn 3
3. De Adão até Noé - Gn 4-5
4. Noé e o dilúvio Gn 6-10
5. A torre de Babel - Gn 11.1-9
6. De Sem até Abraão - Gn11.10-32
7. Os patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó - Gn 12-35
8. Os descendentes de Esaú - Gn 36
9. José e os seus irmãos - Gn 37-45
10. Os israelitas no Egito - Gn 46-50 


V. PASSAGENS SIGNIFICATIVAS
Gn 1.1 ...................................Criação do Universo.
Gn 2.26,27; 3.7,18-25 -........Criação do homem e da mulher.
Gn 3.1-7 -..............................A queda em pecado - desobediência à vontade de Deus.
Gn 3.15 -...............................A primeira promessa da vinda do Salvador.
Gn 4.8 -.................................O primeiro assassinato (Caim mata seu irmão Abel).
Gn 6-8 -.................................O Dilúvio.
Gn 11 -..................................A Torre de Babel.
Gn 12.1-3 -.......................... Deus chama Abraão (da sua família viria o povo de Israel e deste povo nasceria o Salvador Jesus).
Gn 46 ...................................A família de Jacó (Israel) vai para o Egito.


ÊXODO

 

I. NOME:

Êxodo quer dizer “saída”, e este livro trata do acontecimento mais importante da história do povo de Israel, isto é, a saída dos israelitas do Egito, onde eram escravos.


II. AUTOR:
Moisés. A porção que se estende de Êxodo 20 até o fim do livro de Deuteronômio reivindica para si, a autoria mosaica. Ali é declarado que Moisés foi o autor do Livro da Aliança, que inclui os Dez mandamentos, os juízos e estatutos acompanhantes.
Citando um trecho de Ex. 3, Jesus chama o Pentateuco em geral e o livro de Êxodo de “livro de Moisés” (Mc.12.26).


III. CONTEÚDO
O livro tem quatro partes principais: 1) A libertação dos hebreus; 2) a viagem até o monte Sinai; 3) o acordo de Deus feito com o seu povo no monte Sinai, onde Deus lhe deu as leis morais, civis, e religiosas; 4) a construção de um lugar de adoração para o povo de Israel e as leis a respeito do sacerdócio e da adoração de Deus.
Acima de tudo, este livro descreve o que Deus fez, como ele libertou o seu povo e como, daquela gente, ele formou uma nação cheia de esperança no futuro. Narra como Deus cumpriu sua antiga promessa feita a Abraão, multiplicando seus descendentes até formar uma grande nação.
O tema do livro é o começo de Israel como nação da aliança divina. A figura humana central no livro é Moisés, o homem a quem Deus escolheu para tirar o seu povo do Egito. No capítulo 3 lemos como Deus chamou Moisés e lhe revelou o seu nome sagrado “EU SOU QUEM SOU”. O trecho mais conhecido do livro é os 10 mandamentos registrados no cap. 20.


IV. ESBOÇO DO LIVRO DE ÊXODO
I - Os israelitas são libertados da escravidão no Egito: 1.1-15.21
a) A escravidão no Egito - Cap. 1;
b) O nascimento de Moisés e a 1ª parte de sua vida - Cap. 2-4;
c) Moisés e Arão e o rei do Egito - Cap. 5-11;
d) A páscoa e a saída do Egito - Cap. 12.1-15.21;

II - Do mar Vermelho ao monte Sinai - Cap. 15.22-18.27;
III - A lei e o acordo - Cap. 19-24;
IV - A Tenda Sagrada e as instruções para a adoração - Cap. 25-40.


Pastor Alessandro Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...