sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Estudo sobre os primeiros cinco livros da Bíblia - parte 2 - Levítico e Números

LEVÍTICO


I. NOME:
            Levítico é derivado de Levi, a tribo de Israel que era responsável pelas funções sacerdotais.


II. AUTOR:
Moisés. Em mais de 50 pontos, em seus 27 capítulos, o livro de Levítico afirma compor-se das palavras que Deus dirigiu a Moisés. O Novo Testamento, igualmente, introduz uma citação tirada do livro em Rm. 10.5 atribuindo a autoria do livro a Moisés.


III. CONTEÚDO
O livro salienta a função dos sacerdotes de Israel, aqueles membros da tribo de Levi que Deus escolheu para servirem em seu santuário.
As Escrituras descrevem o livro de Levítico como obra que foi transmitida a Israel logo depois que os israelitas foram adotados como povo com quem Deus fez aliança.
No livro de Levítico estão as leis e os mandamentos que Deus mandou Moisés dar ao povo de Israel, especialmente as leis a respeito das reuniões de adoração, dos sacrifícios que o povo deveria oferecer a Deus e dos deveres dos sacerdotes. Todos os que serviam no Templo eram da tribo de Levi, tanto os sacerdotes como os seus ajudantes, os levitas.
A lição principal do livro é que o Deus do povo de Israel é santo. Portanto, esse povo que ele escolheu precisava ser santo também, isto é, precisava ser completamente fiel a Deus.
A fim de obter a Salvação e de restaurar o homem ao seu Criador, tornava-se necessário prover um meio de acesso a Deus. A primeira metade do livro (cap. 1-16) apresenta uma série de ações religiosas que pinta o caminho através do qual Deus redime os perdidos, separando-os dos seus pecados e das conseqüências destes. Os diversos sacrifícios descritos eram antecipações da morte de Cristo no Calvário, onde o Perfeito sofreu a ira de Deus em nosso lugar, a fim de que pudéssemos ser resgatados de nossa culpa.
Porém, a Salvação não consiste meramente na separação daquilo que é errado. Envolve uma união positiva com aquilo que é correto. Por isso é que a segunda metade de Levítico apresenta uma série de padrões práticos aos quais os homens devem moldar-se vivendo em santidade.
Neste livro encontra-se o mandamento que Jesus chamou o segundo mais importante de todos: “Ame os outros como você ama a si mesmo” (Lv 19.18).


IV. ESBOÇO:
Leis a respeito de ofertas e sacrifícios - Caps. 1-7; A ordenação de Arão e dos seus filhos para serem sacerdotes - Caps.8-10; Leis a respeito da pureza e impureza cerimoniais - Caps. 11-15; O Dia do Perdão - Cap.16; Leis a respeito da vida santa e adoração santa - Caps. 17-27.

NÚMEROS


I. NOME:
        Tem este nome devido ao destaque dado aos números dos dois censos realizados entre o povo de Israel. Porém, no original hebraico o livro é chamado de “No deserto”. O livro começa com as palavras: “... falou o Senhor a Moisés no deserto do Sinai”. Portanto, isto também é bem apropriado, pois o livro focaliza as dificuldades e vitórias do povo de Israel, desde quando partiram do deserto do Sinai até chegarem às fronteiras da Terra Prometida (Canaã).


II. AUTOR:
Moisés. A precisão dos números só poderia ser relatada por alguém que estivesse liderando as contagens (censo) do povo.


III. CONTEÚDO
No livro há duas contagens do povo: a primeira, feita quando os israelitas saíram do Egito (cap.1); e a outra, feita quarenta anos mais tarde, antes de entrarem na terra de Canaã (cap.26). No período entre as duas contagens, os israelitas chegaram até Cades-Barnéia, no sul de Canaã, porém não conseguiram entrar por ali na Terra Prometida. Eles passaram muitos anos nessa região e depois foram até a zona montanhosa que fica a leste do rio Jordão. Uma parte do povo ficou ali, e outra se preparou para atravessar o rio Jordão e entrar na Terra Prometida.
O livro de Números é a história de um povo que muitas vezes ficou desanimado e com medo diante das dificuldades e que se revoltou contra Deus e Moisés, o homem que Deus escolheu para ser o líder deles. É também a história da fidelidade de Deus, do seu cuidado constante para com o seu povo, que muitas vezes era fraco e desobediente. Este livro fala da firmeza de Moisés, que às vezes perdia a paciência, mas sempre mostrava ter um espírito de dedicação a Deus e a seu povo.
Historicamente, o livro de Números começa onde termina o livro de Êxodo, com o espaço necessário, naturalmente, para as seções históricas espalhadas pelo livro de Levítico. Cobre um período de aproximadamente 40 anos.
Deus é apresentado no livro como um soberano que exige obediência absoluta à Sua santa vontade, mas que também mostra misericórdia aos que crêem em seu nome e permanecem fiéis.
Diversas referências ao livro de Números podem ser encontradas no Novo Testamento, onde o livramento da escravidão egípcia é considerado como um modelo terreno da redenção eterna. As experiências no deserto são, no Novo Testamento, consideradas histórias registradas para nossa admoestação.
A lição espiritual ressaltada pelo livro inteiro é que o povo de Deus só pode avançar na medida de sua disposição em confiar totalmente nas promessas de Deus, dependendo totalmente da Sua força, do Seu auxílio divino.


IV. ESBOÇO:
I - Os israelitas se preparam para sair do monte Sinai: 1-9; a) A primeira contagem do povo: 1-4; b) Várias leis e regulamentos: 5-8; c) A Segunda páscoa: 9;
II - Do monte Sinai até Moabe: 10-21; O que aconteceu em Moabe: 22-32; A segunda contagem do povo: cap. 26. Deus prediz a morte de Moisés e Josué é designado sucessor de Moisés: cap. 27. Orientações sobre as ofertas do povo: cap. 28-30.
III - Resumo da viagem do Egito até Moabe: 33.1-49; Deus prepara o povo antes da travessia do rio Jordão: 33.50-36.13.

Pastor Alessandro Souto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...