sexta-feira, 21 de maio de 2010

Creio na Ressurreição da Carne - parte 4

3.1 - Que é o homem? 
Deus formou o homem do pó da terra. Por isso ele se chama Adão (terra). Disse Deus: “Façamos (nós, a Trindade) o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26). “Deus (Jesus, Jo 1.2) formou o homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente”(Gn 2.7). Olhando, no entanto, com a razão para o curso da vida de uma pessoa e de um animal, não vemos diferença, exceto o fato de o homem ser um animal racional, e ambos voltam ao pó da terra. Por isso diz Salomão: “O que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim vemos o outro” (Ec 3.19-21). Mas, olhando para o que Deus diz sobre a criação, vemos que Deus deu ao homem algo mais do que só um corpo material. O homem recebeu o fôlego da vida diretamente de Deus. O homem foi criado alma vivente. Deus lhe deu uma alma, ou espírito (Cf.: Ex 12.7; Lc 23.43; Lc 16.22-23; Fp 1.23; 2Co 5.8; Mt 10.28; Lc 23.46; At 7.58; Ec 3.1-3). O que é a alma ou o espírito do homem? Ninguém o pode explicar. Deus é Espírito (Jo 4.24). Anjos são espíritos (Hb 1.14). Nós, seres racionais, só podemos analisar o que vemos e sentimos. O invisível foge à nossa compreensão. Cabe-nos aceitar e confiar naquilo que Deus nos diz em sua palavra. Por isso cremos que somos corpo e alma. E o que é a alma? É a sede dos sentimentos, do ânimo. A alma está intimamente ligada ao corpo, que é sua casa (2Co 5.1). A alma atua pelo corpo e pelos sentidos (1Co 13.11). A alma age pelo corpo e pelos órgãos do corpo. E Deus se comunica conosco pelos sentidos da razão. “A fé vem pelo ouvir e o ouvir da palavra de Deus” (Rm 10.17). “Abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lc 24.17). Por natureza, devido ao pecado original, somos em coisas espirituais cegos, mortos e inimigos de Deus (Rm 1.28; Ef 4.17; Ef 2.5; 1Tm 6.5; 2Tm 3.8; Tt 1.15). A alma está tão ligada ao corpo e toda sua percepção depende do corpo. O apóstolo Paulo afirma: “ Como crerão naquele de quem nada ouviram” (Rm 10.14). Mesmo que Deus nos tenha amarrado à sua palavra, ele, na verdade, está livre para agir quando, como e onde quer. O apóstolo Paulo fala disto em 2Co 12.2-4. O Espírito Santo atuou em João Batista, quando ele ainda estava no ventre materno (Lc 1.44). Satanás também procura agir nas pessoas. Ele domina nos que lhe pertencem e tenta os cristãos constantemente, tendo em nossa carne um forte aliado (1Pe 5.8; 1Co 6.18; Gl 5.16-26). Se alguém sede às tentações, Satanás volta a fazer habitação naquela pessoa (Lc 11.25; Ef 6.12).
Assim a grande diferença entre homens e animais está nisto que o homem recebeu uma alma, conforme a imagem divina (Gn 1.27), e tem uma relação única com Deus. Ele é servo e administrador de Deus em relação às outras criaturas (Sl 8.5-8).

3.2 - A morte 
Deus colocou os homens no jardim do Édem. Ali estava a árvore do conhecimento do bem e do mal. Não era uma árvore especial, mas uma árvore determinada por Deus. “Do conhecimento do bem e do mal,” no sentido de revelar se o homem seria fiel a Deus ou não. Deus disse a Adão e Eva: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2.17). Isto não era uma ameaça, mas uma séria indicação sobre o que acontecerá se desobedecerem. Deus não estava coagindo à obediência. O homem era bom. Ele tinha o bem-aventurado conhecimento de Deus e possuía o livre arbítrio. Se desobedecesse, perderia o estado de graça e bem-aventurança e seria eternamente separado de Deus. Infelizmente, Adão e Eva, tentados por Satanás, de livre e espontânea vontade desobedeceram a Deus. O apóstolo Paulo afirma: “Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte; assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5.12). O pecado faz separação entre Deus e os homens (Is 53.60). Deus não criou o homem para a morte e sim para a vida. Após um tempo, se o homem não tivesse desobedecido, comeria da “árvore da vida” (Gn 3.22) e passaria para a vida eterna (Pv 3.18; Ap 2.7). Também esta árvore não era uma árvore especial, mas designada por Deus para dar a vida eterna, como hoje o batismo e a santa ceia, os sacramentos que dão a vida eterna como o apóstolo afirma: “O batismo agora vos salva” (1Pe 3.21; Tt 3.5). O homem foi criado para a vida eterna. A morte não é algo natural, mas uma intromissora. Ela veio por causa do pecado. Ela separa corpo e alma. Ela rebenta o laço mais íntimo na pessoa, o laço entre corpo e alma. O corpo volta ao pó da terra do qual foi tomado e a alma comparece diante do trono de Deus para julgamento, como o afirma a Escritura: “ E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e depois disto, o juízo” (Hb 9.27). E Jesus disse ao malfeitor na cruz: “ Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43).

Horst R. Kuchenbecker

Estudo " Creio na Ressurreição da Carne" parte 1 / parte 2 / parte 3 

Continua… 

voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...