quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Estudo Bíblico OS DEZ MANDAMENTOS parte 4

O Quarto mandamento

“Honrarás a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem
os teus dias na terra” Êxodo 20.12


    Pai e mãe são as maiores autoridades sobre a terra depois de Deus. No quarto mandamento, Deus distinguiu o estado paterno e materno de modo especial e o colocou acima de todos os outros. Ele não ordena apenas que amemos os pais, mas também que os honremos. Honrar é muito mais que amar, pois abrange, além do amor, a modéstia, a humildade e a reverência. Quer dizer que os tenhamos como nosso maior tesouro na terra. Que sejamos respeitosos para com eles em nossas palavras, não sejamos grosseiros, nem respondões. Devemos deixar que tenham razão e silenciar, mesmo que sejam muito exigentes. Também devemos ajudá-los e servi-los principalmente quando idosos, enfermos ou pobres. E tudo isso devemos fazer com prazer, humildade e reverência, como se fosse ao próprio Deus.


Por isso devemos ensinar os jovens a ver nos pais os representantes de Deus e mesmo que estes tenham vários defeitos, lembrá-los que ainda continuam sendo pai e mãe, dados por Deus. Mesmo que pais e mães tenham conduta errônea não ficam privados dessa honra e respeito por parte dos filhos. Por isso, não se deve olhar a pessoa, como ela é, mas a vontade de Deus, que assim estabelece e ordena este mandamento.

    Há limites para a obediência aos pais? Sim. A vontade de Deus é o limite. Caso a vontade dos pais seja contrária à vontade de Deus, os filhos não lhes devem obedecer. Mas quando as palavras dos pais andam em conformidade com a Palavra de Deus, é dever dos filhos obedecer. Em resumo, essa obediência aos pais deve ficar sempre subordinada à obediência à Deus e não pode ir de encontro aos mandamentos de Deus (At 5.29).


 Infelizmente nenhum de nós é capaz de honrar e amar aos pais como Deus deseja. Por vezes nós nos esquecemos dos pais assim como nos esquecemos de Deus. Devemos lembrar constantemente que recebemos de nossos pais corpo e  vida, alimento e todo cuidado e, diante disso, agradecer a eles e a Deus, por tê-los nos dados. A verdade que permanece é essa: “A Deus, aos pais e aos mestres nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente”.
 
Há uma promessa ligada a este mandamento que também nos estimula à obediência: “Para que se prolonguem os teus dias na terra em que habitas”. Deus deseja conceder vida suave e doce, com todo o bem, aos que honram seus pais. Por outro lado, como será o futuro daqueles que não dão ouvidos aos conselhos dos pais e não lhes são obedientes?
    
    Neste mandamento, além dos pais, Deus também ordena a obediência aos superiores, que tem poder para mandar e governar. Pois é da autoridade dos pais que surgem as outras autoridades. É da vontade de Deus, pois, que nós respeitemos os nossos pais e superiores, pois assim estaremos promovendo a paz na família e na sociedade. Nossos superiores são todos aqueles que estão acima de nós no lar, na escola, no estado e na igreja. São pessoas a quem Deus colocou acima de nós para o nosso bem. Quando um pai não pode sozinho educar seu filho, pede para um professor o ensinar; quando se sente fraco, pede ajuda de seus amigos ou visinhos, etc. Assim todas estas autoridades estão e exercem sua função em lugar dos pais. Diante disso, os empregados, por exemplo, devem não só ser obedientes aos seus patrões, mas também devem honrar a eles como a seu próprio pai e mãe.

Este é o único mandamento que contém uma promessa especial para quem cumpri-lo: uma longa vida sobre a terra. Para aqueles que procuram cumprir este mandamento Deus promete bênçãos já nesta vida. Só podemos desobedecer aos nossos pais quando eles nos obrigarem a fazer algo contra a vontade de Deus.


Perguntas para reflexão:

Como seria o mundo se todas as crianças fossem instruídas e obedecessem ao quarto mandamento?

Como um cidadão cristão deve agir com respeito a uma autoridade envolvida em corrupção? Deve ainda honrá-la?


(OBS: Estudo baseado no Catecismo Maior de Martinho Lutero).


continua...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...