terça-feira, 1 de março de 2011

Estudo sobre os primeiros cinco livros da Bíblia - parte final - Deuteronômio

DEUTERONÔMIO

I. NOME:
Deuteronômio significa segundo a lei! Deuteronômio pode ser traduzido também como: segunda promulgação da lei, porque consiste numa re-declaração das leis contidas em Êxodo, Levítico e Números. Mas, o melhor título seria estas são as palavras!


II. AUTOR:
Moisés é declarado como autor dos discursos que compõem a maior parte do livro. É óbvio que o relato sobre a sua morte, que aparece no fim do livro, é obra de algum outro escritor, provavelmente Josué.


III. CONTEÚDO
É um sermão de Moisés chamando o povo ao compromisso com o SENHOR, tanto na obediência, como no culto. Instruções para o povo de Deus que estava entrando na terra de Canãa. Nos últimos meses da sua vida na terra Moisés faz 3 discursos ao povo de Israel, imprimindo sobre as suas consciências os privilégios e as obrigações que lhes cabia como povo de Deus, pertencente a aliança divina feita com os patriarcas.
Estes discursos, Moisés fez quando o povo de Israel estava na terra de Moabe, a leste do rio Jordão. Depois de terem caminhado 40 anos pelo deserto, os israelitas estavam prontos para atravessarem o Jordão e tomarem posse da terra de Canaã. Nesses discursos Moisés faz o povo se lembrar do que Deus havia feito nesses 40 anos, como os havia livrado da escravidão do Egito e os havia levado pelo deserto para a terra prometida. Ele manda o povo obedecer a Deus e cumprir a sua parte do acordo que Deus havia feito e avisa que serão castigados se forem desobedientes.
Moisés entrega novamente os dez mandamentos e fala da importância do primeiro mandamento, que ordena que o povo de Israel adore somente o Eterno, o Deus dos seus antepassados. Moisés também chama a atenção do povo para as outras leis e ordens que devem governar a vida dos israelitas. Finalmente Moisés escolhe Josué para ficar em seu lugar e, obedecendo a ordem de Deus sobe ao monte Pisga, de onde vê a terra de Canaã, no outro lado do Rio Jordão. Ali no monte morre Moisés, o maior de todos os profetas de Israel.
Acima de tudo o livro de Deuteronômio mostra o amor que Deus tem pelos Israelitas. O Deus Eterno os escolheu para ser o seu povo. Portanto, eles devem amá-lo e obedecer aos seus mandamentos para que continuem a receber as bênçãos de Deus na terra onde vão morar. Por todo o livro, a ênfase recai sobre a fé acompanhada pela obediência.
A passagem chave do livro se encontra em 6.4-6. Ali está o mandamento que Jesus chamou o mais importante de todos: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”.


IV. ESBOÇO:
O 1º discurso de Moisés - 1.1 - 4.13;
O 2º discurso de Moisés - 4.44 - 28.68; 
O 3º discurso de Moisés - cap. 29 e 30;
Os últimos conselhos de Moisés - cap. 31 e 32;
A bênção de Moisés - cap. 33;
A morte de Moisés - cap. 34.

Pastor Alessandro souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...