quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Estudo Bíblico OS DEZ MANDAMENTOS parte 7

 Sétimo Mandamento

“Não Furtarás” - Êxodo 20.15


    Deus sabe que os bens materiais são importantes para a nossa vida, por isso quer protegê-los com este mandamento.

    Possuir bens é um direito dado por Deus. Para algumas pessoas Deus dá mais, a outros, menos. Entretanto, o homem não é proprietário; Deus é o dono. O ser humano é o mordomo ou administrador de todos os bens de Deus, que lhe foram emprestados.


    Mas o que Deus quer dizer com “não furtar”? Em primeiro lugar Deus quer proibir qualquer forma de apropriação injusta de bens alheios. Isso envolve todo tipo de vantagem que alguém busque em qualquer negócio, no qual há desvantagem para outra pessoa. Deus não proíbe apenas o roubo explícito (“limpar cofres e bolsos”), mas também aquele roubo implícito (camuflado, disfarçado). Por exemplo: Imaginemos que um empregado é fiel em seus deveres, mas leva às escondidas de seu patrão o valor de R$ 100,00. Imaginemos agora outra situação: um empregado, por preguiça ou malícia, é infiel nos seus deveres e causa prejuízos, ou permite prejuízos quando poderia evitá-los. Procedendo assim, imaginemos que em um mês este empregado cause prejuízos no valor de R$ 100,00. Normalmente, no primeiro caso o empregado será tido como “ladrão”, mas no segundo caso não. No entanto, nos dois casos houve furto: no primeiro, explícito, no segundo, implícito. Mesmo que no segundo caso o empregado não se apropriou de nada, houve “furto” porque ele agiu de má fé, com a intenção de causar dano aos bens do patrão. Ao causar danos aos bens do patrão ele lhe tirou os bens (ex: Robin Hood - roubar para dar aos pobres).

    No comércio nós podemos observar todo tipo de exploração, engano e hábeis estratagemas onde um quer levar vantagem sobre o outro. Um defrauda publicamente o outro com mercadoria, medida, peso e moeda falsos. Estes se portam como cidadãos honrados e íntegros perante a sociedade, mas furtam com aparência de direito. Estes são os piores ladrões, porque não temos como nos proteger. Contra os outros ladrões podemos utilizar cadeados, alarmes e correntes, mas o que utilizar contra estes?

  

    Estes são os “miúdos gatunos”. Há também os “maiúsculos” e poderosos que não saqueiam uma ou duas cidades, mas o país inteiro. Geralmente os gatunos miúdos sofrem o castigo, enquanto os maiúsculos ficam impunes. No entanto, diante de Deus a situação será diferente: Ele os há de castigar como merecem.

    Na verdade nenhum bem furtado ou adquirido de modo desonesto prospera. Ainda que ajuntem muito, Deus permite que passem por tantas misérias e infortúnios, que não o podem desfrutá-lo com alegria e nem herdá-lo aos filhos. “se furtares muito, podes estar certo de que outro tanto se furtará de ti; a quem rapina e enriquece com violência e injustiça, tem de agüentar que outro o trate de maneira idêntica”.

    Deus não somente nos proíbe tirar ou causar qualquer tipo de dano aos bens do próximo, mas também nos exige que protejamos e melhoramos os seus bens para que lhe seja proveitoso, especialmente quando recebemos pagamento por isso. Deus também deseja que, caso o nosso próximo esteja carente, que nós lhe ajudemos, compartilhemos e emprestemos. Certamente, se procedermos assim, Deus nos recompensará a seu modo e a seu tempo. Ver Pv 19.17; 28.27.

    Cabe a nós, cristãos, instruir e repreender com a palavra de Deus, principalmente a juventude, para que observe este mandamento e viva de acordo com a vontade de Deus. Aquele que preferir não dar atenção a este ensino, que siga o seu caminho até aprender isto pela experiência, pois a ira e o castigo de Deus há de sobrevir a este.

    Através deste mandamento, Deus nos ensina a respeitar aquilo que pertence ao nosso próximo. Ele não apenas proíbe o roubo, mas toda e qualquer atitude desonesta que possa prejudicar alguém. Além disso, é nosso dever como cristãos, dentro de nossas possibilidades, ajudar aqueles que têm dificuldades (Mt 15.19; Ef 4.28; Rm 8.32; 1 Tm 6.6-8).


Para refletirmos:
- “Os piedosos de qualquer maneira sempre terão o suficiente para viver”.
- “Aquele que furta prejudica mais a si mesmo que aos outros”.


(OBS: Estudo baseado no Catecismo Maior de Martinho Lutero).


 continua...



Os Dez Mandamentos - parte 1 
Os Dez Mandamentos - parte 2  
Os Dez Mandamentos - parte 3 
Os Dez Mandamentos - parte 4



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...