quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Estudo Bíblico OS DEZ MANDAMENTOS parte 5


O Quinto Mandamento


“Não Matarás”
Êxodo 20.13

            Neste mandamento aprendemos como devemos viver uns com os outros, cada qual individualmente em relação ao próximo. Não se dirige ao governo e não lhe tira o direito de castigar ou matar os malfeitores. O que aqui Deus proíbe, é proibido a uma pessoa relativamente à outra, não ao governo.

            A necessidade desse mandamento é que Deus bem sabe quão mal é o mundo e quanta desgraça existe nesta vida. Nós vivemos em meio a muita gente que nos aborrecem, de modo que acabamos tendo motivo para lhes sermos agressivos. Antes que o nosso coração se inflame desejando pancadaria e homicídio, Deus intervém como um pai amoroso a fim de que não haja desgraça. Deus quer que cada um esteja protegido, livre da perseguição e da violência dos outros. Ele deseja que este mandamento envolva o próximo como um muro para que nenhum mal ou dano seja lhe causado em seu corpo.

            O que Deus quer dizer com “não matar”? O que devemos e o que não devemos fazer? Em primeiro lugar, não devemos fazer mal a ninguém, nem com ações ou com palavras, nem utilizar nossa inteligência para causar mal a alguém ou sentir em nosso coração ira e ódio contra o próximo. Assim como Cristo ensinou em Mateus 5.21-26. Em segundo lugar, devemos fazer o bem ao próximo sempre que pudermos, especialmente quando ele estiver necessitando de nosso socorro. Assim, por exemplo, se despedimos uma pessoa desnuda quando poderíamos vesti-la, nós a deixamos sucumbir ao frio; quando vemos alguém que sofre fome e não o alimentamos, estamos permitindo que morra de fome. Jesus também ensina sobre isso em Mateus 25.42-45. Assim, mesmo que não tenhamos causado o mal contra alguém, pecamos ao deixar de fazer o bem. É a mesma coisa se víssemos alguém se afogando ou no meio do fogo e pudéssemos estender a mão e salvá-lo, mas não o fizéssemos.

            A vida é um presente de Deus. Deus é o doador da vida. Somente Ele tem o direito de tirá-la. Deus não apenas nos proíbe de matar alguém, como também nos ordena que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar as pessoas a viver. Quando odiamos ou desprezamos alguém, já pecamos contra este mandamento (1º Jo. 3.15).

            Deus insiste em que tenhamos bastante cuidado com nossos corpos e que auxiliemos nosso semelhante de todas as formas possíveis. É nosso dever como cristãos valorizar a vida de cada ser humano.

            A intenção deste mandamento é que a ninguém se faça mal por causa de qualquer ação má, ainda que mereça. A prática da maioria das pessoas é de não suportar insulto de ninguém. Deus deseja que lhe encomendemos qualquer injustiça que estivermos sofrendo. A vingança cabe a Deus. Ver Dt 32.35.

             
    Devemos, portanto, deixar que os outros “trovejem” em sua raiva e hostilidade, sem respondermos da mesma forma. Devemos aprender a ter um coração paciente e manso, especialmente com aqueles que nos dão motivo para nos irar. Ver Pv 15.1.
    

Para refletir:
            1 - Sabemos que há pessoas que, de fato, necessitam de nossa ajuda. Sabemos também que há pessoas que se aproveitam da nossa bondade a fim de viverem uma vida fácil. Sabemos ainda que o governo mantém um amplo serviço de apoio a famílias carentes. Diante disso, como podemos cumprir o quinto mandamento no sentido de fazer o bem ao próximo?

            2 - Descuidar do próprio corpo também é pecado contra este mandamento?

            Para pensar:
            Praticar o mal contra quem lhe deseja e faz o bem, é diabólico.
            Praticar o bem a favor de quem lhe deseja e faz o bem, é humano.
            Praticar o bem a favor de quem lhe deseja e faz o mal, é divino.

            (OBS: Estudo baseado no Catecismo Maior de Martinho Lutero).


 continua... 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...