quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estudo Bíblico OS DEZ MANDAMENTOS parte 3

O Terceiro Mandamento


“Santificarás o dia do descanso”


Êxodo 20.8-11




            Na Bíblia encontramos o mandamento para guardar o sábado. Nós chamamos este dia de “descanso” por causa da palavra hebraica “sabbath”, que significa cessar de trabalhar. No Antigo Testamento Deus separou o sétimo dia e o instituiu como dia de repouso, ordenando que fosse santificado acima dos demais. Os judeus deveriam interromper seus trabalhos e descansar, a fim de que tanto as pessoas como os animais pudessem refazer-se e não se desgastassem com trabalho em excesso. No entanto, o cumprimento deste mandamento vai além de simplesmente abster-se de toda obra externa: Deus quer que se santifique este dia.

           
Nós guardamos o dia de descanso por dois motivos: Primeiro, por questões físicas e de saúde. A nossa natureza exige que reservemos um dia da semana para nosso repouso. Segundo, para reservarmos tempo a fim de participarmos do culto junto com outros cristãos com o objetivo de ouvir a Palavra de Deus, louvar, cantar, orar e participar da Santa Ceia.

            Este mandamento não está preso a um único tempo ou dia, como acontecia entre os judeus que observavam exatamente o sábado

(Cl 2.16,17). Pois um dia não é melhor do que outro. A observância a este mandamento deveria acontecer, na verdade, todos os dias. No entanto, como nem sempre isso é possível, é preciso reservar para essa finalidade pelo menos um dia da semana.

            Não faz muita diferença se descansamos no sábado, no domingo ou em outro dia da semana. O que importa, de fato, é que utilizemos nosso dia de descanso para aprender e ouvir a Palavra de Deus (At 20.7). Entretanto, o cristão deve procurar evitar ocupar-se com algum trabalho justamente naquele dia de culto para que não esteja impedido de reunir-se com os demais na igreja.

            Apenas folgar e ficar ocioso não significa santificar o dia de descanso. O dia se torna santo ou profano por causa de nossas ações. Por isso é preciso valorizar a Palavra de Deus e nela exercitar-se. Quando falamos, agimos e vivemos de maneira santa, estamos santificando este dia.

    Deus quer estar em contato contínuo conosco. Por isso, Ele quer que tenhamos um dia especialmente dedicado para ouvirmos a pregação da sua Palavra, para recebermos os seus Sacramentos e para rendermos culto em comunhão com os irmãos na fé. Portanto, este Mandamento se refere ao nosso dever de darmos culto a Deus, de ouvirmos e estudarmos a sua Palavra. Por outro lado, é pecado deixar de lado o estudo da Palavra de Deus e a participação nos cultos
(Lc 11.28; Mt 12.8; Cl 2.16; At 2.42).


           
A Palavra de Deus é o nosso maior tesouro, pois ela santifica tudo. Quando nós pregamos, ouvimos, lemos ou meditamos na Palavra de Deus, santificamos a nós mesmos, ao dia e às nossas ações. Esta santificação não ocorre pela simples ação externa, mas por causa da Palavra de Deus. Ela é que santifica. Portanto, todo o nosso viver e agir deve ser norteado pela Palavra de Deus para ser agradável e santo a Deus.

            Em resumo: a força e o poder desse mandamento não consiste no folgar, mas no santificar. Isso acontece somente através da Palavra de Deus.

            Nós sabemos que Deus insiste num cumprimento rigoroso desse mandamento e, por isso, há de castigar todos que desprezam sua Palavra, não querem ouvi-la nem aprendê-la. Pecamos contra esse mandamento quando, por nossa ganância, estamos tão atarefados que não temos tempo para ouvir a Palavra de Deus. Também pecamos quando não a tratamos com a importância que ela de fato possui. Quando a ouvimos como se escuta uma história qualquer, sem seriedade. Vamos ao culto apenas por força de hábito, e quando voltamos para casa e já esquecemos de tudo. É necessário não apenas ouvir a Palavra de Deus, mas sim aprender e guardá-la. Certamente Deus nos pedirá contas de como ouvimos, aprendemos e honramos a sua Palavra.


  Muitas pessoas sentem-se fartas e entediadas ao ouvirem um ou dois sermões. Como se isso já bastasse para torná-las conhecedoras das “coisas” de Deus. Esse é um pecado de apatia ou de fastio espiritual, com que o diabo enfeitiça e engana o coração de muitas pessoas, roubando-lhes a Palavra de Deus.

            Mesmo que fôssemos mestres e conhecêssemos toda a Palavra de Deus necessitaríamos ouvir a Palavra constantemente porque vivemos no império do diabo. Ele nos cerca de dia e de noite procurando nos levar a descrença e a maus pensamentos contra os preceitos de Deus. Ele tenta endurecer nosso coração para que a Palavra de Deus não o possa mais atingir. E assim ele realiza um grande estrago. Por outro lado, quando se medita, ouve e trata a palavra seriamente, ela tem o poder de nunca ficar sem fruto. Sempre desperta novo entendimento, prazer e devoção, e cria coração e pensamentos puros. Pois não é palavra inoperante ou morta, mas eficaz e viva – poderosa para nos salvar. (Cl 3.16; Hb 4.12).

            Tenho reservado tempo adequado para ouvir a palavra de Deus? Se não, o que tem me impedido?

(OBS: Estudo baseado no Catecismo Maior de Martinho Lutero).

continua...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...