sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Estudo Bíblico OS DEZ MANDAMENTOS - Conclusão

O que Deus diz de todos os mandamentos?

“Eu sou o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a 3ª e 4ª geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos (Êxodo 20.5-6).

            Temos nos dez mandamentos o resumo da doutrina divina para o que devemos ou não fazer, a fim de que toda a nossa vida agrade a Deus. Fora dos mandamentos nenhuma obra e conduta pode ser boa e agradável a Deus, mesmo que seja considerada grande e preciosa aos olhos do mundo.

            Muitas pessoas consideram sem brilho, insignificantes e comuns demais as obras dos dez mandamentos e, por isso, criam novas ordens espirituais, ritos e costumes especiais, que chamam a atenção das pessoas. Por exemplo, se nega qualquer favor para o simples fato de uma menina cuidar de uma criancinha e cumprir com fidelidade o que lhe é ordenado. Mas por outro lado, se dá bastante ênfase nas procissões, jejuns prolongados, alto-flagelações, etc, das quais Deus nem sequer ordenou.

            Embora nenhum ser humano possa chegar a cumprir, de maneira devida, um só que seja dos Dez Mandamentos, a nossa vida deve ser guiada pelos mesmos. Em Êxodo 20.5-6 Deus anuncia uma grave ameaça e uma amigável promessa a fim de nos advertir e estimular para que observemos Sua vontade com seriedade. Por um lado, Deus quer castigar com severidade a todos os que desprezam e transgridem os seus mandamentos. Por outro lado, Deus quer recompensar e beneficiar a todos os que observam e buscam viver de acordo com os mandamentos.

            O nosso coração, portanto, deve temer e amar a Deus. Temer no sentido de abster-se de tudo quanto é contra a vontade de Deus para não provocar a Sua ira. Amar no sentido de confiar somente Nele e, por amor a Ele, fazer o que é da Sua vontade.

            Esse princípio de temer e amar a Deus deve ser aplicado a todos os mandamentos, deixando o primeiro mandamento como o mais importante e a base para os demais. Por exemplo, iremos honrar os pais e as autoridades não por causa deles mesmos, mas por causa de Deus. Pois não é o caso de fazer ou deixar de fazer algo para agradar aos pais ou autoridades, mas sim a Deus.

            É proveitoso e necessário sempre ensinar a vontade de Deus aos jovens, a fim de não serem criados apenas com pancadas, como o gado, mas em temor e reverência a Deus. No Antigo Testamento Deus ordena escrever os mandamentos em todas as paredes e cantos para que as pessoas sempre os tivessem diante dos olhos, na mente e nas atitudes (Dt 6.8-9; 11.18-20).

            Nenhuma pessoa alcançará a salvação eterna pela obediência aos Dez Mandamentos, pois desde a queda no pecado (Adão e Eva) o ser humano é incapaz de guardar a Lei de Deus e o próprio cristão só a cumpre de modo imperfeito. O caminho que leva as pessoas à salvação é a fé em Jesus Cristo, única e exclusivamente.

            Então para que servem os Dez mandamentos? Para o cristão, os mandamentos têm um fim triplo:

Freio = mantêm a ordem exterior no mundo freiando o impulso natural da humanidade para o pecado.

Espelho = ensina o ser humano a reconhecer verdadeiramente os seus pecados.

Norma = mostra aos cristãos o caminho que devem seguir a partir da fé.

Para Refletir:
1 João 2.1 - Cristo é nosso advogado!

(OBS: Estudo baseado no Catecismo Maior de Martinho Lutero).

Os Dez Mandamentos - parte 8
Os Dez Mandamentos - partes 9 e 10

voltar 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...