quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A REFORMA LUTERANA

A Reforma Luterana é um dos acontecimentos mais importantes da história. Teve seu início oficial em 1518, na Alemanha, através de Martinho Lutero.
LUTERO deixou um precioso legado:
- Doutrina: no cerne de todas as religiões Protestantes existem pelo menos alguns dos ensinos de Lutero, como a supremacia das Escrituras e a justificação pela fé.
- Literatura: Lutero possibilitou o acesso da Bíblia à todos os alemães.
- Ética: afirmou a responsabilidade que a pessoa tem para com Cristo e as outras pessoas.
Conheça mais sobre a vida e obra de Lutero:


Lutero nasceu em 1483


Infância - Os pais de Lutero eram camponeses pobres da Alemanha. Eles ensinaram ao menino Lutero a orar aos santos, realizar boas obras e reverenciar o papa e a igreja.


Educação - Aos 5 anos, Lutero começou a estudar latim em uma escola local. Aos 12 anos, foi aluno de uma escola de uma irmandade religiosa em Magdeburgo. Sendo um aluno brilhante, recebeu grau de Mestre em Artes da Universidade de Erfurt em 1505 e começou a estudar Direito aos 18 anos.


Monge - Pouco tempo após iniciar seus estudos de Direito, Lutero resolveu tornar-se monge e entrou no Mosteiro Agostiniano de Erfur, aos 23 anos de idade. A sua ordenação foi em 1507. Em seguida, deixou o Mosteiro para ensinar filosofia moral na Universidade de Wittenberg. Em 1510 viajou para Roma em nome dos Agostinianos. O relaxamento espiritual que encontrou na "Cidade Santa" foi um choque para ele. Continuando seus estudos, Lutero logo obteve o título de Doutor em Teologia, aos 28 anos de idade. De 1513 a 1518, ensinou Teologia Bíblica na Universidade de Wittenberg. Tornou-se largamente conhecido. Em 1515 foi designado como Vigário Distrital da Ordem dos Agostinianos.


Crise - Durante a sua carreira, Lutero foi afligido por uma angústia: se a pessoa era governada pelo pecado, como poderia esperar redenção diante de Deus? Por causa do que havia aprendido, continuamente procurou paz através de "boas obras", incluindo jejuns e auto-flagelação. A sua incapacidade de "purificação" o levou perto do desespero.


- A crise de Lutero continuou até que o estudo da Bíblia lhe revelou uma certeza: não existe forma de uma pessoa obter "crédito" diante de Deus e "merecer" o favor de Deus. A única forma de alguém obter o favor Deus é através da fé em Jesus Cristo. Somente então os seus pecados são perdoados por Deus. Esta doutrina da justificação pela fé logo se tornou a base do pensamento religioso de Lutero.


Indulgências - De acordo com a Igreja da época, algumas pessoas eram "melhores" do que precisariam ser para serem salvas. O "mérito extra" destas pessoas poderia ser transferido para pessoas cuja salvação era duvidosa. Lutero protestou contra esta prática, denominada de "indulgência".


95 Teses - Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou uma série de críticas - que se tornaram conhecidas como 95 Teses - na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. As três idéias básicas das 95 Teses foram:
a) Protestar contra o abuso da autoridade do Papa;
b) Desafiar o Papa: se ele controla o Purgatório, por que não esvaziá-lo de graça?;
c) Negar a teoria do "mérito extra" que estava por detrás das indulgências. Segundo Lutero, o verdadeiro tesouro da Igreja é o Evangelho - a proclamação do amor de Deus. As 95 Teses, originalmente escritas em Latin, foram traduzidas para a língua alemã e tiveram grande circulação e aceitação.


Denúncia - A Igreja Romana ordenou que Lutero se apresentasse em Roma para responder às acusações de heresia. Sabendo do caso, o Príncipe da Saxônia, Frederico o Sábio, interveio e insistiu que a audiência de Lutero fosse realizada em solo alemão. Como resultado, uma Dieta Imperial (audiência) foi realizada na cidade de Augsburgo, em 1518. Examinado pelo representante papal, o Cardeal Cajetano, Lutero se recusou a mudar de opinião.


Excomunhão - Lutero rapidamente se tornou uma figura nacional. As suas idéias se espalharam por todas as regiões. A resposta do Papa foi uma bula (ordem papal), ameaçando-o de excomunhão caso não se retratasse. Lutero queimou publicamente a Bula e foi excomungado em janeiro de 1521. Ele tinha então 38 anos de idade.


Família - Em junho de 1525, Lutero casou-se com Catarina de Bora, que tinha sido freira. Lutero e Catarina tiveram seis filhos e abrigaram onze órfãos.


Escritos - Por mais de 20 anos, Lutero permaneceu em Wittenberg, onde escreveu, ensinou e pregou. Publicou cerca de 400 obras durante a sua vida, incluindo comentários bíblicos, catecismos, sermões, tratados e outros. Também escreveu diversos hinos para a Igreja. Obras suas estão publicadas em diversas línguas modernas.
Morte - Em 1546, Lutero viajou até a cidade de Eisleben para arbitrar um conflito. Aqui, em sua cidade natal, ele faleceu de derrame cerebral, aos 63 anos de idade. Seu corpo foi sepultado na Igreja do Castelo de Wittenberg, onde, cerca de 30 anos antes, ele havia afixado suas 95 Teses.


Saiba mais, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...