domingo, 30 de maio de 2010

Culto dos 85 anos da JELB na CELP - 29 maio 2010







Sermão pastor Alessandro Souto parte 1

Sermão pastor Alessandro Souto parte 2

Sermão em áudio


SERMÃO PARA ANIVERSÁRIO DA JELB 85 ANOS
TEMA: “A FÉ QUE VENCE O MUNDO”
            Que o bondoso Deus: Pai, Filho e Espírito Santo nos abençoe e nos acompanhe neste momento de reflexão na Sua Santa Palavra. Amém.
            A batalha começou! A luta começou! Vocês estão preparados? Talvez vocês estejam pensando: “Mas eu nem sabia que estávamos em guerra, eu nem me preparei para ela”. Porém, eu reafirmo: a guerra esta aí e cada um de nós foi convocado para lutar.
            O texto bíblico de 1º João 5.4 diz que a fé vence o mundo, que a fé vence a guerra contra o mundo. Vencer na vida é algo que todo o ser humano deseja. Ninguém gosta de ser um perdedor. Por isso, em tudo na vida, procuramos sempre vencer. Assim é no trabalho, no vestibular, nos concursos, no esporte, na vida amorosa.
            O que é preciso fazer ou saber para vencer em termos espirituais? O texto de 1º João 5 responde: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?”
            O livro de 1º João revela que a igreja estava sendo ameaçada por um movimento chamado Gnosticismo (que mistura conceitos do cristianismo, com a filosofia grega). O Gnosticismo dizia que a matéria é má. Eles negavam a encarnação de Jesus e a sua ressurreição. Jesus, para eles, não poderia ter assumido um corpo humano, pois a matéria é má. Eles diziam, portanto, que Jesus apenas pareceu ser humano, ele estava apenas vestido de ser humano.
           Os gnósticos acreditam que “sementes” de Deus caíram no universo e foram presas nos corpos humanos. A “gnose”, o conhecimento disto seria a forma de salvar estas sementes e se retornar ao reino espiritual, ou seja, cada um entender que possui pedaços de deus dentro de si. Para defender tal crença, os gnósticos escreveram vários “evangelhos”, obviamente não inspirados, como aquele famoso evangelho de Judas. O Jesus deles é apenas um fluído terreno de Deus.
           Quem é o maior representante do gnosticismo moderno no Brasil? Paulo Coelho. Chamado também de “O Mago”. Tanto que Fernando Morais escreveu um livro sobre a vida de Paulo Coelho intitulado: “o Mago”. A sinopse deste livro diz: “A incrível história de Paulo Coelho, o menino que nasceu morto, flertou com o suicídio, sofreu em manicômios, mergulhou nas drogas, experimentou diversas formas de sexo, encontrou-se com o diabo, ajudou a revolucionar o rock, redescobriu a fé (com idéias gnósticas) e se tornou um dos escritores mais lidos do mundo”.
         João escreveu para alertar os cristãos contras as heresias (os ensinos errados), mostrando alguns critérios para verificar quem eram os falsos mestres e como vencê-los. E estes alertas valem também hoje para nós.
         Para compreendermos como podemos vencer o mundo, é preciso conhecer e entender o mundo em que vivemos. Quando falamos de mundo falamos daqueles que estão longe de Deus. Estamos falando da falta de amor, da falta de valores e princípios éticos, da busca pelo prazer a qualquer custo, da total liberdade de escolha (você faz o que quiser, o que te der na telha), falamos do afastamento das pessoas em relação a Deus.
          Eu tenho aqui 4 frases. E quero que vocês reflitam sobre cada uma delas.
          1) “Estamos no mundo, mas não somos do mundo”.
         2) “Estamos no mundo, não somos do mundo, mas não estamos contra as pessoas do mundo”.
          3) “Estamos no mundo, não somos do mundo, mas não nos escondemos do mundo”.
          4) “Estamos no mundo, não somos do mundo, e não imitamos o mundo”.
         Hoje, o comportamento das pessoas e principalmente do jovem está bastante alterado. Muitos jovens cristãos não percebem como o pensamento e o comportamento do mundo tem afetado suas vidas. Infelizmente, por causa disso muitos se afastaram e se afastam da igreja, do grupo de jovens e abandonam o maior presente que receberam que foi a fé.
         Nós não podemos vencer o mundo com nossas próprias forças. Isto é impossível. Quem venceu o mundo por nós? Jesus. Por isso somente pode vencer o mundo aquele que crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o nosso Salvador.
         Vivemos numa época de rápidas mudanças e se queremos acompanhar esse novo tempo sem perder de vista a nossa fé, a nossa herança cristã, precisamos seguir a recomendação da Palavra de Deus que nos diz para vivermos no mundo de acordo com o Evangelho de Cristo.
         É tudo isso que dá sentido para nossa vida. Hoje, muitos estão buscando um sentido para as suas vidas. Por isso, a pergunta: qual é o sentido da vida? A vida não teria a mínima graça, se estivéssemos aqui apenas para estudar, trabalhar, se cansar, stressar e morrer. A fé cristã que nos aproxima de Deus, que nos levará ao céu, é a única coisa que dá real sentido para a vida.
         Os jovens irão cantar após a mensagem uma música que tem tudo a ver com a nossa reflexão de hoje: “Foge das impurezas, busca o Reino de Deus. Foge do mundo das trevas, anda com os filhos da luz”.
         É importante, e eu diria, indispensável vivermos neste mundo de modo digno e firmes na fé em Cristo.
         Por isso três conselhos importantíssimos:
         1) Não abra mão da verdade da Palavra de Deus. Jamais despreze isto, aconteça o que for na tua vida.
         2) Decida ser diferente e viver diferente do que o mundo é e vive.
         3) Pratique o alicerce da nossa vida e fé que é a Palavra de Deus. Valorize aquilo que nos faz vencer o mundo: a nossa fé. Amém.
 
 

2 comentários:

  1. Parabéns ao EBV que mantém este blog. Aqui encontro consolo através dos textos, posso refletir e acompanhar as atividades e cultos realizados na Igreja. Abraços, que Deus continue abençoando sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Dizem que quem não vive pra servir, não serve pra viver...
    Sirvo por causa daquele que me salvou e me deixou livre exatamente para isso. Sem falsa modéstia, convém que Ele cresça, e eu diminua. A Deus toda a glória, inclusive a de ter me dado este dom, para poder abençoar a alguém.
    Que você permaneça sempre conosco e que Deus possa nos usar para levar Cristo a todos.

    Amém!

    EBV

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...