quinta-feira, 13 de maio de 2010

O SENHOR RENOVA AS NOSSAS FORÇAS

Ler Isaías 40.28-31.
 

É interessante observar em nossos dias as pessoas procurando respostas aos seus inúmeros problemas nos mais diversos lugares. Encontramos vários grupos e pessoas oferecendo algum tipo de solução para os mais variados problemas, inclusive grupos religiosos que deixam de lado a questão espiritual para tratar de questões materiais, sentimentais e assim por diante.
 

A mídia (os meios de comunicação), sempre em grande evidência, exerce muita influência sobre as pessoas imprimindo e estabelecendo idéias e conceitos confusos e muitas vezes dispersos dos padrões normais (exemplos: homossexualismo, casamento, etc).
 

Nós, como cristãos, vivemos nesta tensão entre o que a sociedade ensina e o que Deus ensina e aconselha. Isto somado as dificuldades que enfrentamos nos fazem por vezes vacilar e enfraquecer.
 

Mas, Deus com Sua Palavra nos mostra “que os que esperam no Senhor renovam as suas forças”.

Se ouve tanto falar sobre energia nos dias de hoje. Tudo é energia, a nossa vida é regida pela energia cósmica do planeta. Deus é energia e nós somos pequenos pedaços desta energia. É esta energia cósmica que dita o ritmo da nossa vida, portanto, quanto mais você energizar o seu corpo melhor será a sua qualidade de vida e o seu sucesso em todas as áreas da vida humana. Pura bobagem.
 

As pessoas precisam reconhecer que o caminho de Deus, assim como os seus pensamentos, estão além da capacidade humana. Devido a confusão de valores e prioridades que a sociedade prega, o caminho de Deus se torna muitas vezes de difícil compreensão e aceitação.
 

Deus que sempre ampara e aconselha os seus filhos, é inesgotável em fortalecer a nós. Deus, por ser amoroso e gracioso está sempre renovando as nossas forças. De que forma? Com a Sua Palavra e os seus Sacramentos.
 

Esta ação renovadora de Deus em nossas vidas ultrapassa em muito o poder e a compreensão humana.
 

Como ouvimos e lemos no vers. 30 até os jovens se cansam, e podem tropeçar e cair. Toda a força humana (não só a força física) é extremamente limitada.
 

Entretanto, isto não acontece com a força que vem do Senhor. É por isso “que esperar no Senhor é um exercício de fé”. Um exercício constante de confiança, de apego, de dedicação.
 

Muitas vezes nos cansamos ao levar adiante uma causa dentro do trabalho da igreja. Talvez, nós, como cristãos, como luteranos teríamos muitos motivos para se entregar devido ao pouco envolvimento dos nossos membros, dos nossos irmãos na fé na igreja e no trabalho da igreja. Agora, também neste caso para nós valem as palavras do vers. 30: “os que esperam no Senhor, renovam as suas forças”.
 

A nossa família não vive a fé como deveria, nossos vizinhos não ligam para o nosso testemunho, nossos amigos por vezes ridicularizam a nossa fé e o fato de pertencermos a uma igreja: “os que esperam no Senhor renovam as suas forças”. Renovam as suas forças para enfrentar a batalha da vida, a luta do dia-a-dia para criar os filhos, sustentar a família, viver em amor, respeito e harmonia e levar uma vida de fé, confiança a dedicação ao Salvador Jesus.

No contexto deste texto que nós lemos o povo de Israel estava no exílio, no cativeiro da Babilônia. Eram escravos naquela terra. A maioria das pessoas do povo não tinha mais a esperança de dias melhores, não acreditava mais num amanhã diferente, livre e feliz.

Mas, Deus através do seu profeta Isaías chama o povo para olhar para cima com esperança, para esperar, confiar e aguardar nas promessas graciosas deste Deus que apesar de toda a desobediência e teimosia não abandonara o seu povo.
 

Para um povo, para uma pessoa que espera no Senhor, Ele sempre dá novas forças, ao ponto de sermos comparados com a águia, que em vôos altíssimos, é figura de força incansável. Alguém já teve a oportunidade de contemplar o vôo de uma águia? Dizem que é realmente maravilhoso, majestoso, sublime e de uma altura impressionante.
 

Deus compara os seus filhos que buscam forças renovadoras Nele e na Sua Palavra com a águia. A partir da ação divina na nossa vida somos reconstruídos e reabastecidos para alcançarmos vôos cada vez mais altos, sem nos esgotarmos. Vejamos o que Paulo nos revela em 2 Co. 12.9,10.

Por isso gostaria, de convidar vocês a renovarem as suas forças no Senhor para mais um ano de vida familiar e de trabalho e dedicação ao Reino de Deus.
 

Para finalizar ler Is. 58.14

Pastor Alessandro Souto 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...