terça-feira, 18 de maio de 2010

Cultão Flores da Cunha - 16 maio 2010


O culto foi dirigido por quase todos os pastores do distrito.
O pregador foi o novo Pastor de Bento Gonçalves, Sérgio Patzer. 
No encontro de famílias, à tarde, o tema da palestra foi: "Como viver uma vida motivada e feliz" dirigada pelo Pastor Ildo Reisner de Piratuba, SC.
À tarde, também aconteceu o Congressinho das crianças. 


Sermão do Cultão
Tema: “Vinde, comei (Jo 21.12)”
[ Sl 28; At 9.1-9; Ap 5.11-14; Jo 21. 1-14]

Meus amigos. É um verdadeiro SHOW, todos os canais de TV, tem programas que ensinam a fazer comida. Os jornais publicam receitas Diet, Light comidas com baixas calorias e muito nutritivas. Um incontável número de restaurantes, lanchonetes e cozinheiras e cozinheiros fazem diariamente toneladas de comida que são consumidos por pessoas em todos os lugares do planeta. A comida, mais do que nunca, é um grande negócio.

Apesar deste grande destaque que a comida tem nos meios de comunicação, é cada vez maior o número das pessoas que cuida com a alimentação, com o objetivo de não engordar, ou ficar doente. Mas o que todos concordam, é que tem poucas coisas no mundo, que são mais gostosas do que uma boa comida.

E por isso, que, neste culto, eu quero falar de comida. Mas a comida que eu quero falar não é um alimento qualquer, é um alimento que não tem nenhuma contra indicação médica, não faz engordar e nem aumentar o peso, mas que é vital para a vida do ser humano, esse alimento é a Palavra de Deus. O alimento espiritual indispensável para o crescimento e fortalecimento de nossa fé.

E, para que possamos fazer o nosso prato, nada melhor que iniciar buscando os ingredientes, os quais, nós vamos encontrar nas palavras bíblicas lidas no evangelho, onde Jesus aparece a seus discípulos e faz surgir peixes, como num passe de mágica. Cristo alimentou seus seguidores como que dizendo: “não se preocupem, eu estou indo, mas eu vou cuidar de vocês – “venham, comer” eu vou lhes dar alimento em fartura”(v.12).

Nós não precisamos ser especialista para ver que Cristo quer nos ensinar algo com este acontecimento. O primeiro ensino é que, sem o favor de Deus, as nossas redes vão ficar vazias. Sem Deus, o nosso trabalho não será abençoado, mesmo que, através dele, conquistemos muitas riquezas.

Exemplo disso são aquelas pessoas que dedicam todo tempo de sua vida para o trabalho e conquista de bens matérias e não tem tempo para Deus. Quando vem a doença e a morte, nada conseguem fazer e assim como os demais, morrem sem levar, sequer uma nota de R$1,00.

Outras pessoas são dinâmicas, hábeis e conseguem tempo para fazer mil e uma coisas durante o dia, mas, ironicamente, não conseguem tirar 5 minutos para fazer uma devoção antes de dormi.

Pessoas que agem assim se enganam, pois, a fonte de toda força, sucesso, poder e bênçãos não está no trabalho e inteligência humana, mas, no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. O mesmo Deus que fez o rei Davi prosperar e fez com que Salomão acumulasse grandes tesouros, não por serem melhores, mas, por obedecerem a Deus.

Quem pensa que a vitória neste mundo e a vida eterna depende dele, se engana; pois, a fonte de todas as bênçãos está em Deus que enviou o seu único Filho ao mundo para morrer pelos pecadores, e que deu a sua palavra e nos oferece os sacramentos, Batismo e Santa Ceia.

E, ao contrário do que algumas pessoas pensam, Deus se preocupa conosco, com os nossos interesses, com os nossos problemas, sofrimentos e decepções. Mas ele se preocupa, ainda mais, com a nossa falta de fé, falta de amor, que são sintomas de uma má alimentação espiritual.

Meus amigos, nós costumamos nos esquecer de que, também, somos pecadores e que, acima dos bens materiais, saúde e sucesso, precisamos do perdão de nossos pecados, do amor e conforto que só Deus pode dar. Não generalizando, mas, nós costumamos ler pouco a Bíblia e participamos muito pouco de estudos bíblicos. Dessa forma, ficamos fracos espiritualmente e fica difícil perceber quando Cristo nos convida dizendo: “Vinde, comei”(v.12).

O mundo está mergulhado em crises, guerras, drogas e violência de todo tipo, e eu lhes pergunto: Será que a raiz desses problemas não está na má alimentação? Não alimento, comida..., mas, alimento espiritual? Será que essas pessoas estão lembrando de alimentar a sua fé? Algumas até lembram, mas, lembram nos momentos de estrema necessidade, quando, de desnutrição espiritual, estão prestes a morrer.

O rei e Salmista Davi, no AT, sabia que para vencer os seus inimigos, ele precisava se alimentar com as orientações e palavra de Deus. E dá o seu testemunho quando diz que a sua confiança está no Deus todo poderoso, que socorre, abençoa e apascenta o seu povo.

João no NT, que viu coisas que nenhum outro ser jamais viu, afirma: “vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono... e estas vozes proclamavam em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”(Ap 5.12). O Cordeiro é a fonte de todo poder e força.

Saulo o qual perseguia os cristãos, sentiu a força de Cristo quando estava indo para Damasco. Ele foi jogado no chão, onde, diga se de passagem, é o lugar do pecador. A escuridão que tomou conta de seus olhos é a descrição da escuridão do coração de Saulo, homem mau e perverso, mas, transformado por Deus, se torna uma grande ferramenta nos planos de Deus.

E no evangelho, Cristo vem ao nosso encontro e diz: “vinde, comei” Ele vem com pão e o peixe. E não foi a primeira, e nem será a última vez que Cristo fez isso (v.13 e 14). Nosso Senhor veio e virá, muitas vezes ainda, para que ninguém fique sem receber o alimento espiritual que só Ele pode dar.

Meu amigo(a), se o que foi dito aqui faz algum sentido para você, mas não sabes o que fazer? Não desanime, Cristo é mais amoroso do que podemos imaginar, Ele está sempre pronto para lhe orientar, perdoar, acolher e alimentar, em todos os sentidos. Mas, especialmente, Cristo quer alimentar você com a sua palavra, com sua presença e sua companhia. Esse alimento não tem nenhuma contra-indicação e também não engorda. Pelo contrário, a palavra de Deus vai fazer com que você cresça em disposição, coragem, fé e amor. A palavra de Deus é leve, suave e saborosa. Com ela você terá mente, coração e alma saudáveis. E então? O que te impede de se alimentar com muita palavra de Deus. Pense nisso. Amém.

Sergio Lauri Patzer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...