segunda-feira, 8 de março de 2010

“POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO NA VIDA DAS PESSOAS”

SERMÃO PARA 3º DOMINGO NA QUARESMA
 TEXTO: ROMANOS 8.11-19

INTRODUÇÃO

Que o nosso bom Deus: Pai, Filho e Espírito Santo nos abençoe e acompanhe quando vamos refletir na Sua Palavra. Amém. No culto de hoje queremos meditar sobre o tema: “Por que existe tanto sofrimento na vida das pessoas? O texto bíblico que serve de base para esta mensagem é Romanos 8.17,18 que diz: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com Ele seremos glorificados; Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”. Estimados irmãos e irmãs em Cristo. Nós ainda não nos recuperamos das imagens terríveis do terremoto no Haiti e já somos assombrados com a devastação causada pelo terremoto no Chile. Somos tentados a pensar: Por que aquelas pessoas sofrem tanto? O que fizeram elas para merecer tamanho castigo? Vocês talvez já se perguntaram: “se Deus é amor, se Ele é bom e perfeito, por que então existe tanto sofrimento, tanta dor? Por que vivemos nesse vale de lágrimas?” Vivemos num mundo que foi criado por Deus, porém, este não segue o rumo que o próprio Deus desejou inicialmente para nós e para toda sua criação.

PARTE I

A Bíblia nos diz que Deus criou todas as coisas em sua perfeita ordem. Não havia desajustes, imperfeições, doenças, calamidades, sofrimento, etc. A natureza respondia com incrível sincronia de eventos que glorificavam e engrandeciam o Criador de tudo o que existe! Mas, o que aconteceu, então, pois esta não é a realidade em que vivemos?! A principal obra da criação de Deus foi o ser humano. E Deus sujeitou tudo ao ser humano. Deus o criou perfeito, à sua própria imagem! Vocês já pensaram? Fomos feitos com características de Deus! E Deus deu ao ser humano a capacidade para decidir. Ao mesmo tempo, advertiu o ser humano para tomar cuidado no mau uso deste seu poder de decisão. Mas, o ser humano esqueceu a ordem de Deus. Desobedeceu. Pecou. E com o pecado veio a morte, e ela passou a toda a criação. Tudo isso trouxe desajustes para a vida: doenças, sofrimentos, dor, calamidades e a morte. Deus criou tudo maravilhoso, mas o ser humano estragou e continua a estragar a obra de Deus. Portanto, a primeira coisa que precisamos reconhecer para enfrentarmos o sofrimento é não culpar Deus pela dor e os problemas que acontecem hoje em dia. Ou seja, Deus não é o causador dos problemas e do sofrimento que enfrentamos. Se sofremos, é porque o ser humano se afastou de Deus e continua ainda se afastando de Deus. A maioria dos sofrimentos hoje são causados pelas próprias pessoas, que em muitos casos acabaram se afastando de Deus, da Igreja, e do contato com a Palavra e a Santa Ceia.

PARTE II

Bom é saber que Deus em seu grande amor fez um plano para restaurar a paz entre Si e o ser humano. Um plano que nos traz esperança e força para suportarmos, enquanto vivemos nesse vale de lágrimas, a dor, o sofrimento e as angústias. Este plano é Jesus, o Seu próprio Filho. Cristo Jesus foi enviado ao mundo por Deus para que através de sua morte tivéssemos uma nova esperança, uma nova chance. Jesus é a resposta para as perguntas e dúvidas da vida! Com Ele e através Dele chegaremos a um lugar onde o sofrimento não existe. Quem confia em Cristo como o seu Senhor e Salvador terá a certeza de que Deus acabará com o sofrimento desta vida nos levando para a sua morada nos céus, onde sofrimento, nem dor poderão nos atingir. Não existem receitas prontas, fórmulas mágicas para acabar com o sofrimento, as calamidades e as dificuldades da vida aqui no mundo. Se alguém promete isto por aí está mentindo, está enganando, e muitos usando o nome de Deus pra isso. O que podemos fazer é isto que estamos fazendo agora: estamos na casa de Deus para adorar e agradecer. Estamos aqui para buscar a presença de Deus e a orientação da Sua Palavra. Estamos aqui para orar e receber o fortalecimento da Santa Ceia. Estamos aqui para buscar a bênção de Deus sobre nossa vida diária.

CONCLUSÃO

Porque passamos por tantas dificuldades? O que temos feito para merecermos tanto sofrimento? Procuramos respostas e não as encontramos. Porém, a Palavra de Deus nos diz que a causa do nosso sofrimento aqui no mundo é o pecado, que desde o princípio tem mudado o convívio e a situação do ser humano. Reconhecer esta realidade e confessar os nossos pecados a Deus é um grande passo na busca de orientação segura para o sofrimento. Pela fé em Cristo recebemos este perdão de Deus, que traz alívio para a nossa alma e nos dá a certeza de que este sofrimento chegará ao fim e habitaremos nos céus, sem sofrimentos, por toda a eternidade. Entregue o teu sofrimento e a tua vida nas mãos de Deus, confia Nele e Ele jamais te abandonará. Amém. 

Alessandro Souto
Pastor da CELP - Caxias do Sul RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...