segunda-feira, 22 de março de 2010

“QUARESMA”

A Religião de Deus
 
Salmo 51.1: “Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim.
Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados!”
        Todas as religiões do mundo, desde as mais remotas até as modernas, podem ser divididas e resumidas em apenas dois grupos: a religião do homem e a religião de Deus. No primeiro se incluem todas as religiões que o ser humano inventou, movido principalmente pelo medo, e que tem como doutrina básica a salvação pelas obras, pelo esforço humano. Nada de graça, de perdão, de amor da parte da divindade adorada se conhece neste grupo, só méritos e barganhas.
         Nesta época da quaresma enfatizamos a religião de Deus, a religião revelada, que tem como mola mestra de todo o seu ensino o amor de Deus – o caminho inverso da religião do homem. Contemplamos mais uma vez intensivamente o que Deus fez e faz por nós em Cristo. Tudo aponta para a paixão de Cristo e sua sepultura vazia, tudo para sublinhar o que de mais precioso Deus nos pode dar nesta vida terrena: seu perdão. É neste item que a religião de Deus se destaca do primeiro grupo. Perdão dos pecados somente existe em Cristo, que resumo a religião de Deus.
        O perdão é o item básico e fundamental que Deus nos oferece. Nada de esforço humano, nada de méritos, nada de barganha com Deus. É tudo de graça, principalmente o perdão dos pecados
 ______________________________________________________________________ 

 
Percebendo a paixão de Deus pelo homem

Salmo 51.1: “Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim.
Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados!”
        Quantas amizades já foram perdidas por uma só questão: falta de perdão! Mas não apenas amizades. Perdemos também momentos de grande intimidade com Deus como o culto, a santa ceia, a paz de coração porque não confessamos os pecados ou porque não confiamos que Cristo seja capaz de perdoar o nosso pecado.
        A Quaresma é um período muito bonito, quando, de forma especial, experimentamos que Deus tem amor e misericórdia de cada um. Na Quaresma somos chamados a perceber a paixão de Deus por nós, perdoando os nossos pecados por causa da sua ação “com paixão”. (deixar separado para visualizar a formação desta palavra). Na experiência do dia a dia podemos afirmar que pessoas apaixonadas estão mais dispostas a perdoar e a buscar a paz. Para isso até ignoram defeitos e erros. Nosso Deus ao revelar a sua compaixão por nós, não ignora nem encobre os erros, mas faz mais: perdoa e nos limpa de culpa e acusação.
        Vamos usufruir da misericórdia de Deus confiando no seu perdão e compartilhar esta misericórdia estendendo o perdão ao nosso semelhante...

(IELB - Preciso Falar 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...