quinta-feira, 26 de novembro de 2009

“BONS IMITADORES”

Que o nosso Deus: Pai, Filho e Espírito Santo nos abençoe e acompanhe quando vamos refletir na Sua Palavra. Amém. Queremos destacar do texto da epístola a primeira parte do vers. 6 que diz: “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a Palavra”. Que Deus abençoe a Sua Palavra na vida e no coração de cada um de vocês. Estimados em Cristo. Todos nós já imitamos alguém ou pelo menos, tentamos imitar alguém na vida, seja de brincadeira ou de verdade. E isto começa lá na infância. As crianças gostam muito de imitar o pai, a mãe, um artista da TV, os coleguinhas, os professores. Eu, quando era criança, imitava o pastor. Chegava em casa do culto, subia numa caixa de lenha que tínhamos na cozinha e lá imitava o pastor fazendo o culto. Meu pastor usava uns óculos enorme e até isso a minha mãe precisou arranjar, para que a imitação fosse a mais próxima possível. A criança observa muito os adultos e por isso é importante que nós adultos cuidemos o que vamos falar, fazer e viver. As crianças vão procurar imitar também a nossa vida de fé e dedicação a Igreja e a Palavra de Deus. Qual é o exemplo que estamos dando para eles? Estamos mostrando para eles que a fé em Cristo é importante? Estamos mostrando que a igreja é importante? Estamos mostrando que a Palavra de Deus é algo extremamente fundamental para as nossas vidas? Os adolescentes e os jovens também são imitadores, porém, são bem mais discretos. Dentro do seu coração, lá no íntimo, o jovem tem, na maioria dos casos, o pai ou a mãe como um modelo a ser imitado. Portanto, nós somos seres imitadores! E queremos sempre imitar aquilo que achamos melhor ou aquilo que nos traz maior alegria. Quem tu tens procurado imitar?
Quem são os modelos que tu estás seguindo em tua vida?


O apóstolo Paulo diz no nosso texto: “vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a Palavra”. Os cristãos de Tessalônica receberam a Palavra de Deus, aprenderam, conheceram a Palavra do Senhor e passaram a imitar o próprio Paulo, seus ajudantes, e o Senhor Jesus. Aqueles cristãos passaram a imitar a fé, as obras e a esperança destes que lhe serviram de modelos. Isto vem ao encontro do que lemos lá em Hb. 13.7: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram (ensinaram) a Palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram”. Deus nos transforma! Deus quer agir constantemente na nossa vida através da Sua Palavra! Deus deseja que todos nós sejamos bons imitadores, bons praticantes das coisas que Ele nos ensina. Hoje os valores parecem que estão trocados. Muitas vezes preferimos imitar o mundo, imitar aquilo que não é bom aos olhos de Deus. Imitamos o que é errado, que não está de acordo com a Palavra de Deus, imitamos o que é simples modismo: “todo mundo faz, todo mundo passa a perna, todo mundo leva vantagem”. Temos vergonha de imitar a Cristo! Isso não deveria ser assim! Precisamos ter prazer em imitar a Cristo, em confiar Nele, em seguir a Sua Palavra! O nosso texto diz: “posto que em meio de muita tribulação, com alegria... vos tornastes o modelo para todos”. Os cristãos de Tessalônica apesar de todos os problemas e dificuldades que enfrentavam seguiam e imitavam a Cristo com alegria, com prazer. E isto serviu de incentivo, de modelo para outras pessoas, para outros povos. “Servi ao Senhor com alegria”, diz o Salmista. Como é bom ser cristão, como é bom ser membro da Igreja, que alegria é poder ouvir e praticar a Palavra de Deus. Esta Palavra que nos orienta, que nos corrige, que nos revela todo o amor de Deus e o caminho para a Vida Eterna no céu através da fé em Cristo. Seguir e servir ao Senhor com alegria é um grande testemunho que podemos dar para as outras pessoas. Por isso, tenha alegria de ser cristão. Tenha alegria de ser membro da Igreja Dele. Tenha alegria de ser um filho amado de Deus. Tenha alegria de receber o perdão para os teus pecados e a certeza da Salvação, da Vida Eterna. Tenha alegria de ser um imitador de Cristo e dos primeiros cristãos.


Sendo imitadores de Paulo e de Cristo, aquelas pessoas de Tessalônica deixaram de lado a idolatria, a adoração aos ídolos, aos deuses falsos. Só a Palavra de Deus é capaz de produzir tal transformação. Quando cremos e seguimos esta Palavra deixamos de lado todo o tipo de adoração que não seja ao Deus verdadeiro e a Cristo. Servir e adorar somente ao Deus vivo é o resultado da confiança na Palavra de Deus. Duvidar desta Palavra leva as pessoas a buscarem outros deuses, santos e santas, leva as pessoas a buscar ajuda na astrologia, nos signos, no espiritismo, na cartomante, nos livros de auto-ajuda, nas benzeduras e em outras práticas diabólicas. Ao refletir sobre este assunto de imitar, precisamos ter em mente, certo ditado, que se ouve com freqüência: “palavras convencem, exemplos arrastam”. Alguém disse certa vez, referindo-se à importância do exemplo, do modelo de vida dos filhos de Deus: “a vida do cristão é a única Bíblia que o incrédulo lê”. Com isso ele quis dizer que, de nada adiantam muitos ensinamentos, se estes não vierem acompanhados de uma vida cristã que comprove tudo o que é ensinado e entendido. Paulo destacou três coisas na vida dos cristãos de Tessalônica, as quais foram abordadas no último culto: a) como vocês puseram em prática a sua fé; b) como o amor de vocês os fez trabalhar tanto; c) e como é firme a esperança que têm em Jesus Cristo, nosso Senhor. (Fé, amor e esperança).


A vida de fé não é uma capacidade natural, mas ela é criada em nós pela Palavra e pelos Sacramentos. Por isso, na medida em que recebemos a Palavra nos cultos, estudos e leituras particulares; e na medida em que participarmos da Santa Ceia crescemos na fé e na vida cristã. E, com certeza, nossa fé e vida cristã vão repercutir junto aos outros. Portanto, o que é melhor seguir e imitar? A Palavra de Deus tem a resposta. Amém.


Pastor Alessandro soutocaxias@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...