segunda-feira, 22 de março de 2010

ESTUDO – RESSURREIÇÃO

1. A possibilidade da ressurreição.

Não pode a razão provar que não haverá ressurreição, mas não pode compreender a possibilidade de uma ressurreição. Por isso alguns a põe em dúvida (conforme 1 Coríntios 15.12: “Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não ressurreição de mortos?”) e outros a ridicularizam (conforme Atos 17.32: “Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: a respeito disso te ouviremos noutra ocasião”). A experiência e a observação não a sustentam, e não podemos entender como um corpo que retornou ao pó ou foi devorado por feras possa reviver e voltar a obter sua forma anterior. Mas a todas essas dúvidas e objeções quanto à possibilidade da ressurreição do corpo se pode responder com as palavras de Cristo: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22.29). Quem crê que há um Deus onipotente não terá dificuldade para crer que ele é capaz de ressuscitar os mortos.


2. O fato da ressurreição do corpo deve ser estabelecido com a Escritura.

Visto ser Deus quem ressuscita os mortos, só ele pode dizer-nos se o fará. A Bíblia é muito definida sobre esse assunto.
Fé no perdão dos pecados implica fé na ressurreição. A morte é o salário do pecado (Romanos 6.23). Cristo nos libertou do pecado, conseqüentemente, também da morte (Hebreus 2.14,15). Por isso a fé em Cristo traz consigo a esperança na ressurreição (João 11.25,26).
A ressurreição de nosso Senhor Jesus prova que há ressurreição de corpo. “Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo, não ressuscitou” (1 Coríntios 15.16). “Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15.20).
Cristo prova com o Antigo Testamento que há ressurreição dos mortos (Mateus 22.31,32: “E, quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é um Deus de mortos e sim de vivos” Jesus citando Êxodo 3.6). Jó confessa sua fé na ressurreição (Jó 19.25-27: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros”). Em Daniel 12.2 lemos: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e horror eterno”. No Novo Testamento lemos: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5.28,29). Por isso todo cristão confessa, à base da Escritura: “Creio na ressurreição dos mortos”.

3. O tempo.

Contrariamente aos pré-milenaristas, segundo os quais a ressurreição dos santos ocorrerá no início do milênio, e a ressurreição dos demais por ocasião da vinda de Cristo para o juízo, a Bíblia ensina uma ressurreição geral de todos os mortos no fim do tempo. Falando de crentes, Cristo diz que os ressuscitará no último dia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...