segunda-feira, 2 de maio de 2011

Culto do dia 1º de maio de 2011 - pastor Alessandro Souto

(melhor visualizado no navegador Firefox)


Hinos para o culto:
117
50
213
220


Leituras bíblicas:
Salmo 148
Colossenses 3.1-4
João 20.19-31


Hino: Louva ao Senhor, potentíssimo Rei das alturas


Sermão pastor Alessandro Souto
Parte 1


Sermão pastor Alessandro Souto
Parte 2


TEMA: “LOUVAR A DEUS”

INTRODUÇÃO

         “Louvem o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu”.
         Estimados irmãos e irmãs em Cristo. Temos motivos para louvar a Deus? Temos motivos para estar aqui nesta igreja louvando ao nosso Deus?
         O Salmo 148 juntamente com os outros cinco salmos finais, a partir do 145, formam um elaborado e completo canto de louvor a Trindade. Estes Salmos falam exclusivamente de louvor ao Senhor.
         Louvar vem da palavra hebraica “Halel”, termo que dá origem também a palavra Aleluia que significa: “louvai ao Senhor”.
         O Salmo 148 convida sol, lua, estrelas, águas, animais marinhos, fogo, neve, montanhas, colinas, frutas e árvores, animais selvagens, répteis, animais voláteis (que voam), gado e, todos os tipos de pessoas, para louvar o Senhor. Por quê? Porque o Senhor Deus é criador de tudo e é Aquele que mantém a tudo!!!
         Se Deus não agisse ninguém de nós estaria aqui neste momento!!!

PARTE I

         Mas, volto a perguntar: “Temos motivos para louvar a Deus?” Talvez alguns vão dizer: “Não temos motivos”. “O mundo está um caos. Há fome, há desemprego, doenças, conflitos, tragédias, a insegurança é total, há assassinatos e violência todos os dias”.
         De fato, o mundo está um caos. Como vamos louvar a Deus, com tantas desgraças e dificuldades! Será que temos motivo para louvar?
         Será que o mundo não está esquecido por Deus? Não. Deus não se esqueceu do mundo, o mundo é que esqueceu de Deus. As pessoas por causa do pecado é que se tornaram egoístas, ambiciosas, assassinas, intolerantes, perversas, umas querendo levar vantagem sobre as outras.
         As pessoas estão cada vez mais afastadas de Deus, e por isso é que o mundo está no caos que podemos ver. Até mesmo muitos que se dizem cristãos se enchem de desculpas para não estar em comunhão com Deus, para não estar em contato com a Palavra de Deus e os Sacramentos aqui na Igreja.
         Mas, insisto na pergunta: “Temos motivos para louvar a Deus”? A resposta correta é “Sim”. A oportunidade de a cada novo dia podermos ver o brilho do sol é motivo para louvar a Deus. O sorriso inocente e meigo de uma criança é motivo para louvar a Deus. A vida que temos, é motivo para louvar a Deus.
         Ouvir alguém dizer pra ti ou tu dizeres para alguém: “eu te amo” é motivo para louvar a Deus. E com certeza, se fossemos pensar cada um de nós teria uma lista enorme de motivos para louvar a Deus, de estar aqui nesta igreja para entre outras coisas, louvar ao Senhor.

PARTE II

         Olhando para o Salmo 148 vemos que o autor convoca dois grupos diferentes para louvar. O primeiro grupo está dos vers. 1 até 6 e abrange os céus e tudo o que neles há.
         O salmo fala dos anjos que por Deus foram criados para servi-lo e lhe cantar louvores. Os anjos, dia e noite, em coros maravilhosos a muitas vozes, e em perfeição, cantam louvores a Deus.
         Os astros: sol, lua e estrelas louvam a Deus. Há motivos destas criaturas louvarem ao Senhor? Claro que há! Deus na sua sabedoria dispôs o lugar e o raio de ação de todas as criaturas, por isso elas louvam ao Senhor cumprindo a sua função. A cada vez que escutamos o barulho da chuva, ali está o louvor deste fenômeno ao Deus criador.
         O segundo grupo que é chamado para louvar ao Senhor está nos vers. 7-12 e estão aqui na terra. O salmista muda do céu para a terra e convoca os grandes animais marinhos, os abismos, os fenômenos naturais, os montes, as árvores, os animais terrestres e voadores, os reis, os príncipes, os jovens, os velhos e as crianças para louvarem ao Senhor.
         Temos motivos para louvar ao Senhor? Podemos louvar a Deus de forma consciente, pois o amor demonstrado por Ele através de Seu Filho Jesus Cristo, que sofreu, morreu e ressuscitou para nos salvar é, sem dúvida, o grande motivo do nosso louvor.
         Um pastor, certo dia, encontrou na rua um membro de sua congregação, alguém que ele não tinha visto já fazia um bom tempo. O Pastor lhe perguntou, onde  tinha andado? Ele respondeu que tinha andado muito desanimado ultimamente e que Deus parecia estar longe, por isso não tinha mais vindo aos cultos. O Pastor lhe falou: “Tu tem andado desanimado por uns tempos - todo mundo passa por isso. O problema é tu ter desistido de buscar a Deus onde Ele realmente está: na Palavra e na Santa Ceia”.
         O pior é que algumas pessoas pensam que podem praticar o seu cristianismo sozinhos, sem se unir com outros cristãos para adorar e louvar.
         Deus não necessita do nosso fraco e falho louvor, mas o exige. Deus não precisa do nosso louvor, mas Ele o espera. Deus quer ver o louvor e a adoração dos seus filhos. E este é um detalhe que me preocupa muito. Todo mundo quer ir para o céu! Uma das coisas que faremos no céu é “louvar a Deus”. Quem não quer fazer isto aqui na terra, o que quer fazer no céu? Quem não vem ao culto para louvar ao Senhor, como irá se preparar para a vida no céu? Alguns até vem ao culto, mas não abrem a boca para louvar a Deus.

CONCLUSÃO

         Jesus é o motivo maior de nosso louvor a Deus. É só através Dele que temos perdão e Salvação. Louvar a Deus em tudo o que fazemos é a nossa tarefa. É para isto que existimos, até que cheguemos no céu para louvarmos em conjunto com os anjos, arcanjos e toda a companhia celeste.
         Estás dirigindo! Louve ao Senhor! Estás varrendo a casa! Louve ao Senhor! Estás trabalhando! Louve a Deus!
         Por isso: “Louvem o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu”. Amém.

(áudio também na barra lateral direita “SERMÕES”)


Hino final: Senhor meu Deus, quando eu maravilhado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...