quinta-feira, 19 de maio de 2011

CULTÃO DISTRITAL

     No dia 15 de maio aconteceu mais uma edição do Cultão distrital, do Encontro de Famílias e do Congresso das crianças em Carlos Barbosa. O Cultão e o Encontro de Famílias foi realizado no Clube São Paulo. 70 membros da CEL Da Paz participaram e 13 da CEL Emanuel do Bairro Cidade Nova.
        O Cultão iniciou às 10:10 sendo dirigido pelos pastores do Distrito Videiras. O culto teve como pregador o Pastor Valdir Lopes Júnior de Bom Jesus que nos falou sobre o tema: “Jesus é a única porta para a Salvação”, baseado em João 10.1-10. O grupo de louvor “Paz em Cristo” conduziu a parte musical do culto. Após o culto foi anunciada a despedida do Pastor Marcelo Fiedler da CEL “Trindade” que aceitou chamado para a CEL “Castelo Forte” de Várzea Grande, interior de Gramado, RS.
        Na parte da tarde as crianças foram levadas até a igreja em Carlos Barbosa para a realização do seu congressinho que foi conduzido pela comissão distrital de Escola Dominical que está com a CEL Cristo de Bento Gonçalves. Os jovens e adultos permaneceram no Clube São Paulo onde foram agraciados com uma palestra proferida pelo Pastor David Karnopp de Vacaria, que falou sobre o tema: “culto cristão: fundamento, direção e aspectos práticos”. A Palestra foi baseada no livro que o Pastor David está escrevendo e que em breve estará disponível na Editora Concórdia. O coral da CELP entoou hinos antes e no intervalo da palestra. O evento se encerrou às 15:15 com lanche e café.
        Este evento é o grande momento de confraternização e comunhão do nosso distrito. Queremos deixar o incentivo para que mais pessoas participem e aproveitem estes momentos que o bondoso Deus nos proporciona. Estar em comunhão com os nossos irmãos na fé é um dos desejos de Deus para cada um de nós.

Pastor Alessandro Souto


(fotos de Verner Goerl)
 
 
 
DISTRITO VIDEIRAS – CULTÃO DISTRITAL – 15/05/2011
4º DOMINGO DE PÁSCOA
TEXTOS: João 10.1-10; 1Pe 2.19-25


INTRODUÇÃO
Querido povo de Deus, vivemos hoje um momento muito especial na vida do Distrito Videiras. Momento de comunhão, momento de nos alegrarmos mutuamente e juntos fortalecermos nossa vida como Distrito enquanto colaboradores de nossa Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Como família de Deus, nos unimos em alegria, amizade e principalmente consagração em Cristo Jesus. Acredito que uma das demonstrações de comunhão, consagração e alegria em servir demonstrou-se agora a pouco quando estendemos nossas mãos ao Seminário Concórdia auxiliando com o rancho para os estudantes.
Pois, falando em Seminário Concórdia, recordei uma história curiosa. Quando estava no segundo ano de teologia, lembro-me que uma das matérias que estudávamos era a disciplina de Evangelismo. Nosso querido professor, Paulo Flor, era muito dedicado. Ele ia duas vezes por semana da cidade de Dois Irmãos (onde vivia) até o Seminário em São Leopoldo para nos dar aula, e nós admirávamos a sua vontade de servir a Deus, mesmo com seus 70 e poucos anos na época. Tanto era que além da parte teórica, nos acompanhava também na parte prática geralmente realizada em comunidades próximas. Nestas ocasiões, a rotina era mais ou menos a mesma. Chegávamos ao local, tínhamos um momento de encontro com o pastor e liderança locais para conhecermos o trabalho da congregação, e logo depois nos dividíamos em equipes para realizarmos visitas. No final fazíamos um relato ao grupo encerrando a atividade com um momento de confraternização oferecido pela congregação local. Pois no dia que estávamos em visita à Comunidade da Paz na cidade de Campo Bom, aconteceu algo inusitado. Após a avaliação final das atividades, saímos da igreja para ir confraternizar no salão. Passados alguns minutos notamos a falta do professor Paulo. Foi quando alguém ouviu batidas secas na porta dos fundos da igreja. O pastor Paulo tinha ficado preso lá dentro. Lembro que para os estudantes a situação foi engraçada, mas para o professor, coitado, transformara-se numa situação de pânico.
Uma porta fechada... dependendo do contexto, pode representar segurança ou impotência.
O Salvador Jesus no texto do evangelho de hoje é enfático ao afirmar: Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. (Jo 10.1-10)
Pois quando se compara a uma porta, o Senhor está sinalizando que Ele...


            JESUS É A ÚNICA PORTA PARA A SALVAÇÃO

JESUS É A PORTA ABERTA
Uma porta aberta...
- A todos os seres humanos
“...Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,”(1Pe 2.21)
Jesus é a porta aberta, porque através dele, se obtém o acesso a Deus. O Salvador destaca nesta expressão o resumo daquilo que representava seu envio a este mundo. Deus o enviara com um propósito único: resgatar a humanidade pecadora de volta aos seus braços, livrando-a da condenação eterna. É um resgate dirigido a todos os seres humanos e não a alguns somente.
- Enquanto ainda é dia
Ao contrário de uma porta humana que pode se fechar, no tempo da graça de Deus, esta porta permanece aberta indefinidamente. A oportunidade de chegarmos até Deus através de Jesus Cristo por enquanto ainda está acessível a todos. Chegará o tempo do retorno do Senhor, no qual as oportunidades de passar pela porta não serão mais possíveis. É o tempo do juízo, do julgamento de Deus.


QUEM ENTRAR POR ESTA PORTA SAIRÁ
Esta é uma das promessas do evangelho segundo as palavras do próprio Jesus no versículo 9.  A porta não é uma promessa vã, ela reserva algo mais após sua moldura. No entanto, muitas pessoas insistem em procurar outras portas. E vejam que muitas nos são oferecidas. Portas onde promessas financeiras e materiais são feitas, e quantos se deixam levar por tais promessas. Quantos embarcam na falsa mensagem de que a vida cristã é uma vida de eternas vitórias, sem decepções e tropeços, criando-se assim uma falsa imagem do que é o seguir a Cristo. “Se entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.”(1Pe 3.20) Aflições fazem parte da vida do cristão em todas as esferas da vida humana, como diz Pedro. A promessa que nos anima, é a de que Deus nos capacita através da paciência que sua palavra nos provê para enfrentarmos tais dificuldades.

QUEM ENTRAR POR ESTA PORTA ACHARÁ PASTAGEM
Passando a porta, está a pastagem. Qual é a pastagem da qual Jesus fala? É a vida eterna!!!!
Para herdar esta vida que nunca termina, é imprescindível passar por Jesus, passar pela porta.
Pois mesmo com esta verdade absoluta sendo mostrada na Bíblia Sagrada, o ser humano nem sempre se mostra simpático a tal possibilidade. O apóstolo Pedro enfatiza esta realidade ao mencionar: “Porque estáveis desgarrados como ovelhas;” (1Pe 2.25a).
O ser humano hoje está desgarrado esta é a sua realidade hoje. Uma realidade de rebeldia, de orgulho, onde muitos seguem caminhos diferentes, batem em portas diferentes, buscam outras pastagens pensando que estão encontrando o verdadeiro alimento. Jesus adverte:
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores(Jo 10.8a) Esta dura fala de Jesus parece mero discurso para muitas pessoas, mas traz consigo um alerta precioso. Com tantos ensinamentos diferentes e variadas possibilidades supostamente mais agradáveis para os seres humanos, estes acabam ignorando a única porta para a salvação que é Jesus. Mesmo o Salvador enfatizando que quem pula o muro do curral onde estão as ovelhas não é o pastor, mas é ladrão e bandido, muitas pessoas não conseguiam entender as suas palavras, como nos relata o evangelista João, porque tinham seus ouvidos fechados para a boa nova que trazia.
Mesmo com tal postura do ser humano, como é confortador olhar a maneira como Jesus descreve a ação de Deus em relação a nós. Ele, além de mostrar que o pastor verdadeiro, não é ladrão, nem bandido, que o pastor verdadeiro entra pela porta do curral, chama as ovelhas pelo nome e elas o reconhecem, o Salvador enfatiza que Deus as chama pelo nome. É um Deus pessoal, que nos conhece detalhadamente. Ele as chama para fora do aprisco e elas o acompanham porque sabem que Ele é o verdadeiro pastor que as conhece. Martinho Lutero em um de seus escritos destaca que “o chamar para fora significa a liberdade cristã. Agora são livres, já não estão presas nem cativas, nem debaixo da ansiedade e temor do juízo divinos, mas estão felizmente pastoreadas e cuidadas no maravilhoso reino da graça de Cristo. Esta liberdade não quer dizer que a ovelha, agora sem cordas nem cuidador, vai afastar-se sem freio de seu pastor, na direção do erro, ou que os cristãos agora podem fazer o que bem entenderem, e satisfazer os desejos de sua carne. Esta [liberdade] significa que agora, livres do terror do lobo, do ladrão, do assassino, vivem com seu amado pastor em amor e prazer, seguindo-o onde Ele as guiar; porque sabem que Ele as defende e protege com amor para que a lei não as acuse mais nem as condene, ainda quando estiverem fracas e todavia não tenham conseguido cumprir com perfeição.

JESUS, É A ÚNICA PORTA PARA A SALVAÇÃO

Estimados em Cristo Jesus.
Que grande verdade que a Escritura nos declara, que grande verdade que traz consigo uma  oportunidade única de destacarmos ao mundo que esta porta ainda permanece aberta, à disposição do ser humano, para que passe por ela, para que chegue até o pasto verdejante da vida eterna, disponível a todos através de Cristo Jesus.
Neste contexto, o desespero de meu amado professor em não conseguir abrir a porta talvez ilustre um pouquinho do sentimento daqueles que no dia do juízo encontrarão a porta da vida eterna fechada.
Por isso, corramos para falar às demais ovelhas que estão fora do rebanho de nosso Deus e que ainda tem dificuldades em ouvir a sua voz. Corramos enquanto ainda é dia, enquanto ainda é tempo. Este é o nosso desafio como seu povo. Este é o nosso desafio como congregações e principalmente como Distrito Videiras no anúncio do evangelho, fazendo jus ao lema “Acolhendo e Integrando”, pois, afinal de contas, somos acolhidos e integrados por Deus (na palavra e sacramentos) para podermos acolher e integrar o nosso próximo (na comunhão e altruísmo).
Assim, no final de nossos dias, em nosso encontro com Deus poderemos desfrutar de como é bom podermos reconhecer a sua voz nos chamando através de Cristo, o único e verdadeiro Pastor da humanidade e atendermos o seu chamado para sairmos do aprisco a fim de recebermos a salvação eterna. Amém.

Pastor Valdir Lopes Júnior 


2 comentários:

  1. Aqui quem escreve é Gislaine Cardoso Goerl

    Realmente o cultão em Carlos Barbosa estava ótimo! É maravilhoso saber que Jesus é a porta que nos leva à salvação eterna. A mensagem nos mostra claramente isto, e então devemos anunciar esta maravilha a outras pessoa a fim de que elas também conheçam o verdadeiro amor e perdão que Cristo oferece.
    E nós,que conhecemos a Cristo, sabendo que o mundo nos oferece só perigos, devemos seguir sempre neste caminho que nos leva à porta da salvação!!
    E sempre que tivermos oportunidade, devemos prestigiar momentos tão especiais como este, de comunhão e confraternização com os irmãos na fé!

    Que Deus abençõe a todos!!

    ResponderExcluir
  2. Que testemunho, Gislaine! Parabéns! Realmente, o Cultão é mais uma forma de unir em amor e louvor o distrito e cada comunidade. Ao passar algumas horas juntos, os irmãos ficam mais próximos, firmes na fé e aprendem a apoiarem-se, neste mundo que, como você mesma citou, é extremamente perigoso á nossa fé.
    Que mais pessoas possam e queiram participar dos eventos do distrito e eventos nacionais.
    Em Cristo,

    blog CELP

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...