quarta-feira, 11 de maio de 2011

Culto de dia das mães - 08 maio 2011 - pastor Alessandro Souto

(melhor visualizado no browser Firefox)


Leituras Bíblicas:
Salmo 127 e 128
Epístola: Colossensses 3.18-24
Evangelho: João 19.25-27


Oração de dia das mães por uma serva



Hino adaptado para o dia, "Ó Mães Erguei-vos"



Confissão de fé responsiva



Hino adaptado "As Mães Lembramos"



Sermão parte 1



Sermão parte 2


TEMA: “AS MÃES CRISTÃS E A FAMÍLIA”

INTRODUÇÃO

        Estimados irmãos e irmãs em Cristo. Hoje é o dia das mães - dia especial para lembrar aquela que nos carregou no útero por 7, 8 ou 9 meses. Aquela que nos amamentou, que perdeu horas de sono, aquela que chorou e chora por nós.
         No que diz respeito a filhos e mães, duas coisas são importantes para que a criança se desenvolva e cresça. Primeiro: para que um filho sobreviva, é necessário cortar o cordão umbilical. Se não houver esse corte, nem o filho sobreviverá, nem a mãe. A segunda coisa importante para o desenvolvimento da criança é a amamentação. Sem o leite materno a criança não se desenvolve adequadamente. A relação - mãe e filhos - é uma espécie de união, separação (corte do cordão umbilical) e mais uma vez união, por meio da amamentação. A amamentação dura um período curto, mas é de grande importância para toda a vida. Há um enorme incentivo para que se amamente até os 18 meses de vida da criança. Assim, ela crescerá saudável, forte, e também estará prevenida de muitas doenças que podem ocorrer por uma amamentação inadequada.
         Parecido a isso é a nossa vida com Deus. O ser humano foi criado unido a Deus lá no princípio, veio então o corte, a separação causada pelo pecado. Mas Deus prometeu e cumpriu sua promessa de unir novamente as pessoas com Ele, e fez isso através de seu Filho Jesus Cristo. Em Cristo Jesus, nós somos religados com Deus.

PARTE I

         Na vida humana é necessário que o cordão umbilical seja cortado para se crescer. Na vida espiritual, o cordão umbilical que nos liga com Deus não pode ser cortado jamais, precisamos permanecer em Cristo, pois só em Cristo, alimentados e guiados por Ele, pela Sua Palavra, é que nós iremos viver e receber o perdão, as bênçãos, a proteção e a Salvação de Deus. Viver separado, longe de Deus é a pior escolha que se pode fazer!!!
         Dias das mães é um dia muito propicio para se falar sobre a família e a ligação dela com Deus. Será que a família vai bem? Será que a família ainda é importante?
         É cada vez mais complicado colocar o nome do pai e da mãe, dos avós paternos e maternos na certidão de nascimento, revelou uma reportagem há tempos atrás. A própria reportagem explicou que muitos têm duas mães, padrastos, meio-irmãos, vêm de adoção ou de união homossexual. Uma historiadora afirmou: “O formato da família mudou. Hoje nós temos famílias que não são apenas de homem, mulher e filhos. Isso pode não ser tão bem aceito, mas temos que ser tolerantes e aceitar tudo do jeito que está porque a família mudou, a sociedade mudou e não há como voltar atrás”. A conclusão no final da reportagem foi: “Hoje, não existe mais uma definição de família. Não existe mais com precisão o que é família. Família é onde a gente se sente amado e pode amar aquela pessoa. E pode incluir um monte de gente, mesmo sem ter ligação de sangue”.
         Que família não depende de sangue, isto é comprovado na vida do próprio Jesus. Concebido pelo Espírito Santo no ventre de Maria, enteado de José, este lar diferente existiu para se cumprir aquilo que a Bíblia explica: “Foi preciso que Jesus se tornasse ser humano para que os pecados do povo fossem perdoados” (Hb. 2.17). Este é um exemplo para concordar que “família” pode incluir um monte de gente. No entanto, afirmar que o formato da família mudou e que devemos aceitar isto como algo normal, convenhamos, não é por aí.

PARTE II

         O modelo de família sempre será aquele que começou lá no Gênesis, mostrado por Deus e que Jesus assinou embaixo ao dizer: “No princípio, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só carne. Assim, já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu” (Mc. 10.6-9).
         Mas, o grande problema é que em nosso país, por exemplo, metade dos casamentos acaba no cartório. Muitos já nem casam mais, só vivem juntos na idéia do vamos experimentar se dá certo ou do “enquanto o amor durar”. A situação da família é grave e não deve ser simplesmente aceita como algo normal.
         Estamos vivendo, sem dúvida nenhuma, aquilo que escreveu o apóstolo Paulo: “Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arrumarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir” (2º Tm. 4.3). Para muitos, aquilo que Deus ensina e aconselha na Sua Palavra não tem valor. Muitos preferem fazer as suas verdades, seguir as suas próprias leis. E isto é sem dúvida, uma pena!
         Eu encontrei esta semana uma definição muito interessante para a palavra Família em inglês. Família em inglês é FAMILY, onde cada letra corresponde a uma palavra: “Father and Mother, I Love You - Papai e mamãe, eu amo vocês. Família é isto: pai, mãe, filhos e amor.

CONCLUSÃO

         “Família é onde a gente se sente amado e pode amar aquela pessoa”, afirmou a reportagem. Deus diz: “Marido, esposa, ame o seu cônjuge (seu marido, sua esposa) assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela” (Ef. 5.25). É isto o que diz a Palavra de Deus, lembrando que até o amor tem um formato.
         Que Deus encha todas as mães com o amor de Cristo, para que possam sempre mostrar aos filhos, com sua vida de mães cristãs, que só Jesus é quem nos liga com Deus e nos dá a Salvação eterna! Esta é a maior herança que as mães e todos nós podemos deixar aos nossos filhos. Não há nada mais importante do que isso! Amém.

(audio também na barra lateral direita)
 

Oração geral



Hino "Quero cantar"



Benção especial ás mães



Homenagens ás mães pelas profes da Escolinha Dominical e crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...