quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Pergunte ao Pastor

Em resposta a um questionamento sobre as denominações religiosas, e o fato de que elas não deveriam existir, junto a uma suposição de que seguimos homens e não a Cristo (seção pergunte ao pastor), o pastor Alessandro Souto postou a seguinte resposta, que acredito ser extremamente pertinente para dividir com nossos membros e com toda a cristandade, a igreja de Cristo.

"Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema." Gálatas 1:9

Boa leitura! Que Deus nos abençoe!
Administrador.



    Olá! Respondendo aos comentários do “anônimo”! 

    O que é a Santa Igreja Cristã?

    É a totalidade de cristãos espalhados por todo o mundo (luteranos, batistas, metodistas, presbiterianos, católicos, etc.). Quem pertence à Santa Igreja Cristã? Somente aqueles que creem em Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador. O que torna uma pessoa membro desta Igreja? A fé em Jesus Cristo. Onde se encontra a verdadeira Igreja Cristã? Em todos os lugares onde o Evangelho é anunciado corretamente. A Igreja Cristã consiste em todos os que creem verdadeiramente no Evangelho, isto é, na graciosa mensagem de Deus de que, por amor do sacrifício de Cristo, tem gratuitamente o perdão dos pecados, vida e Salvação (João 1.29). Essa definição do termo Igreja é importante em vista dos muitos erros defendidos acerca deste ponto. Segundo a Bíblia, só a fé no Cristo que morreu pelos pecados do mundo torna a pessoa membro da Igreja. As pessoas, porém, não são membros da Igreja porque são santificados pelo Espírito Santo nem porque produzem frutos de fé, mas apenas porque confiam em Cristo para a Salvação (Romanos 3.28 e 4.3-5). Os verdadeiros membros da Igreja estão ligados à mesma por sua comunhão de fé interior, espiritual com o Deus Triúno, por cuja razão também são casa de Deus (1º Timóteo 3.15), templo de Deus (1º Coríntios 3.9, 2º Coríntios 6.16), corpo de Cristo (Efésios 1.23), filhos de Deus (João 11.52, Gálatas 3.26-29). Todos que desprezam a satisfação vicária de Cristo, a eficácia dos meios da graça (Palavra e Sacramentos) e a justificação somente pela fé, passam a considerar a Igreja uma espécie de escola de correção em que as pessoas devem aprender como ser boas e, dessa maneira, quem sabe merecer a Salvação. A doutrina bíblica da Igreja está edificada sobre a doutrina central da justificação pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo, de sorte que permanecerá ou cairá com essa doutrina. Uma das perguntas que a igreja cristã, ao longo de toda a sua história, sempre de novo precisou responder, é a indagação a respeito de sua própria identidade. Na medida em que a igreja perde a clareza a respeito de sua própria identidade ela também perde de vista a razão de sua existência aqui neste mundo. Ser povo de Deus significa ser igreja de Deus. E a igreja é corpo vivo de Cristo. Ela é a Santa Igreja Cristã, a comunhão dos santos. Ela é também chamada de Sínodo, que quer dizer: caminhar juntos, caminhar com um mesmo objetivo. Ser povo de Deus é graça, presente, privilégio, é perdão dos pecados, salvação, amor de Deus Pai, através de Jesus Cristo! Pela fé não pertencemos mais ao mundo, nem a Satanás, nem a nós mesmos. Pela fé em Cristo pertencemos a Deus e somos parte da sua igreja, pois fomos comprados com o sangue de Cristo. No decorrer dos anos, a medida em que a igreja foi se desenvolvendo como organização, muitos passaram a confundir a estrutura da mesma com a igreja propriamente dita. Mas afinal, o que é igreja? Como a Bíblia a apresenta? A palavra “Igreja” tem diversos significados possíveis, indo contra inclusive ao que o anônimo afirmou:

   1. Templo: construção onde se realizam cultos, batismos, Santa Ceia, etc.
   2. Denominações religiosas: as diversas religiões são chamadas de igrejas (Igreja Luterana, Igreja Católica, Igreja Batista, etc.).
   3. Comunidade ou Congregação: grupo de cristãos que se reúne num certo lugar (templo, salão, escola, ou casa) para ouvir e aprender a Palavra de Deus. Na Galácia, no tempo do apóstolo Paulo, cristãos se reuniam e formavam igrejas (congregações ou comunidades). E assim continua até hoje (Gálatas 1.2,3). 
   4. Igreja visível: conjunto de todas as pessoas que confessam a fé cristã e ouvem a Palavra de Deus.
   5. Santa Igreja Cristã: a Igreja invisível, o conjunto de todos os cristãos - a comunhão dos santos. Ninguém pode olhar no coração de outras pessoas para saber se possuem a fé verdadeira ou não. Somente Deus sabe quem crê de fato e de verdade. Por isso dizemos que a Igreja é invisível (1º Timóteo 2.19). No Novo Testamento a palavra “ekklesia” é usada para indicar: igreja universal; igreja local; igreja de determinada região ou área. No entanto, fica claro que ela não é resultado de decisão humana, mas é obra de Deus. A raiz da palavra significa: “chamados para fora”, ou seja, aquelas pessoas que são chamadas para fora da incredulidade, do distanciamento de Deus, para serem aquelas que ouvem a sua voz. Deus nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1º Pedro 2.9). O texto de Efésios 5.25-27 afirma: “... como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra (Batismo), para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito”. Os que crêem em Jesus são lavados dos seus pecados. Os membros da Santa Igreja Cristã continuam pecando por pensamentos, palavras e ações. Quem pertence a santa Igreja Cristã não se torna um “santinho” ou perfeitinho”. A Igreja é composta de pecadores que precisam constantemente do perdão de Deus oferecido a todos através de Cristo. Deus considera os membros de sua Igreja santos por causa de Jesus, “pois o sangue de Jesus, o seu Filho nos purifica de todo o pecado” (1º João 1.7). A Igreja Cristã universal é uma só. A unidade da Igreja Cristã, que é expressamente ensinada por Cristo (João 10.16), baseia-se em sua unidade da fé no único Salvador (Efésios 4.3-6). Uma vez que a Igreja é a comunhão dos que creem, só é composta pelos que creem que, sendo perdidos e condenados, são salvos somente pela graça, mediante a fé no sacrifício de Cristo (Romanos 3.23,24, Romanos 3.28). Todos aqueles que não professam essa fé cristã não são membros da Igreja, mas se situam fora dela (1º João 2.23; 5.12; Gálatas 5.4 e 3.10). Diz Paulo dos membros fiéis da Igreja: “Todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3.28). Em todos os lugares onde o Evangelho é anunciado corretamente, ali também há pessoas que creem em Cristo, porque Deus prometeu que a sua Palavra produzirá frutos. Isto quer dizer que há cristãos não somente na Igreja Luterana, mas também em outras religiões cristãs onde o Evangelho é anunciado clara e puramente. Visto que a fé salvadora, pela qual a pessoa se torna membro da Igreja, é exclusivamente obra de Deus (Ef. 1.19,20; 1º Pe. 1.5; Jo. 1.13), a Igreja deve sua existência e manutenção totalmente a graça divina (Sl. 100.3 e 1º Pe. 2.9,10). O meio ou instrumento pelo qual Deus congrega e sustenta a Sua Igreja é o Evangelho em todas as suas diferentes formas de aplicação, mediante o qual o Espírito Santo gera e mantém a fé (Rm. 10.13-17; 1º Pe. 1.23-25). 

    É de grande importância a pergunta sobre se a igrejas locais existem por instituição ou ordem de Deus, de forma que os crentes que vivem em determinado lugar tem de organizar essas igrejas onde elas não existem, ou filiar-se as mesmas onde existam. À objeção daqueles que negam esse ponto sob a alegação de que a simples filiação a igreja cristã universal é suficiente para a salvação e que Cristo não transmitiu aos seus seguidores nenhuma ordem direta para estabelecimento de igrejas locais ou filiação às mesmas, respondemos que é realmente vontade e determinação de Deus o seguinte: 1) que todos os que creem e vivem num lugar devem estabelecer o ministério público no seu meio e fazer uso diligente dele ouvindo e aprendendo a Palavra de Deus conforme é proclamada pelos ministros divinamente chamados (Ef. 4.3-6; At. 2.42-47; At. 14.23; At. 20.28; 1º Co. 12.28; 1º Pe. 5.2,3 e Tt. 1.5). 2) que celebrem conjuntamente a Santa Ceia (1º Co. 11.26; 10.17) e exerçam os deveres da comunhão e do amor cristãos (1º Co. 11.33; 1.10; At. 6.16 e Cl. 3.15,16). De tudo isso, concluímos, portanto, que é realmente vontade e ordenação de Deus que os cristãos estabeleçam e mantenham igrejas locais; pois, sem elas, essas obrigações cristãs impostas não podem ser desempenhadas de modo satisfatório. Todos os cristãos sinceros devem observar com cuidado o que é realmente Igreja, especialmente nesta época em que o espírito do indiferentismo se alastra de modo alarmante em tantas igrejas e há manifesta tendência de se pôr para o lado a doutrina cristã que vem sendo divulgado há 2000 anos e reorganizar as igrejas de forma “relacional” ou não institucional. O modernismo de “alguns cristãos” dos dias atuais requer a eliminação de qualquer base confessional, e está, por conseqüência, em oposição a clara incumbência que Cristo deu a sua Igreja (Mc. 16.15, Mt. 28.20, Mt. 10.32-39). A divisão da Igreja Cristã é sem dúvida algo negativo. O problema é que algumas pessoas se revoltam com algum detalhe dentro de sua denominação e acabam abandonando-a e formando grupos à parte, achando que assim vão agradar a Deus e seguir o caminho correto. Assim, ajudam a promover ainda mais divisão dentro da Igreja, tentando também desviar maldosamente outras pessoas para o seu grupo independente ou sem “nome” oficial. Quando falamos da igreja, falamos da obra do Espírito Santo em nós e através dos homens. Assim, também, se queremos saber quais são os objetivos que Deus propôs para a igreja cristã, precisamos conhecer os objetivos de Deus, pois a igreja é de Deus e, por isso, não são os homens que estabelecem os seus propósitos, mas Deus. Ninguém pode se tornar dono da igreja e estabelecer a seu bel prazer as regras e os ensinos. Pelo Espírito Santo a igreja fui levado e incorporado através do fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar e se manter. Pois antes de haver chegado a esta congregação, pertencíamos totalmente ao diabo, como pessoas que nada sabiam de Deus. Com respeito ao uso correto da doutrina da Igreja, é importante salientar alguns pontos importantes. Fazemos uso apropriado da doutrina da Igreja 1º) quando cuidamos ser e permanecer membros da Igreja invisível (2º Co 13.5, João 8.31,38); 2º) quando, para esse fim, aderimos à Igreja da Palavra e Confissão puras e evitamos todas as igrejas ou “grupos” falsos (Mt. 7.15; 1º João 4.1; Romanos 16.17; 2º Co. 6.14-18); e 3º) quando, segundo a nossa capacidade, contribuímos para o seu sustento e propagação (1º Co. 9.14; Gl. 6.6,7; 1º Tm. 5.17,18; 1º Ts. 5.12,13; Mc. 16.15,16; Mt. 28.19,20). Esses pontos merecem consideração constante da parte de cada cristão fiel e devem ser ensinados pelos ministros (pastores) tanto em instrução pública como particular. 

    Se, por um lado salientamos que a igreja é obra de Deus, por outro, temos que salientar que a igreja sempre se manifesta de maneira local em todo o Novo Testamento, seja através de uma congregação local ou de um grupo de congregações. A igreja é um conceito concreto que se manifesta de forma visível. A igreja sempre é reconhecível porque ela se manifesta pela administração e uso da Palavra e dos sacramentos. É algo concreto e visível. Uma congregação local tem todos os direitos e deveres da igreja cristã. Estes direitos não ficam aumentados nem restringidos (reduzidos) pelo fato de haver uma organização eclesiástica regional, nacional ou internacional. Pode haver, com vistas a uma melhor organização de trabalho, delegação de tarefas, mas isto não tira de nenhuma congregação local os seus direitos e deveres de Igreja. Esta igreja cristã é reconhecível através de certas marcas características pelas quais se manifesta e age. Destacamos as seguintes características especiais: 1. Pelo fato de possuir a Palavra de Deus. Onde esta Palavra é ensinada clara e puramente, crida e confessada, aí está a Igreja cristã. 2. Pelo Sacramento do santo Batismo. Ele é meio da graça e, onde ele está presente, ali está presente a igreja cristã. 3. Pelo sacramento do Altar, a Santa Ceia. Também é meio da graça e ninguém o utiliza, conhece ou distribui a não ser a Igreja Cristã. Aliás, ninguém pode se adonar da Santa Ceia, pois ela foi dada unicamente a Igreja pelo próprio Salvador Jesus. 4. Pela Absolvição (anúncio do perdão). Estas são as Chaves, que podem ser utilizadas de forma pública ou particular - Ler Mateus 18.15 e seguintes. 5. Pelo fato de ordenar ou chamar servos da igreja. O que deve ser valorizado e honrado é o ministério, independentemente da pessoa que o exerce. O ministério é algo bíblico e não humano. Deus criou e estabeleceu o ministério. No Antigo Testamento eram os profetas e no Novo Testamento os apóstolos, bispos e presbíteros (pastores). 6. Pelo fato de que publicamente ora, louva e agradece a Deus. São meios de santificação que o Espírito Santo utiliza para santificar o povo de Cristo. “A Igreja é a congregação dos santos, na qual o evangelho é pregado de maneira pura e os sacramentos são administrados corretamente. E para a verdadeira unidade da igreja basta que haja acordo quanto à doutrina do evangelho e à administração dos sacramentos”. “A igreja não é apenas sociedade de coisas externas e ritos, como acontece em outros governos, senão que é, principalmente, sociedade de fé e do Espírito Santo nos corações, sociedade que possui, contudo, notas externas, para que possa ser reconhecida, a saber: a pura doutrina do evangelho e a administração dos sacramentos de acordo com o Evangelho de Cristo”. Portanto, a igreja é o povo que ouve a voz do bom Pastor, ou seja, todos aqueles que confiam no Salvador Jesus. É reconhecida pela pregação do puro evangelho e administração correta dos sacramentos. E para isto Deus instituiu na igreja o santo ministério. Não há uma ordenação divina quanto à maneira como a igreja deve se organizar. Portanto, neste ponto, não há motivos para intransigências (intolerância, ignorância). Se Deus fosse contra organizações e construções de templos, Ele jamais permitiria que o seu povo já no Antigo Testamento construísse templos para adoração do Deus verdadeiro. A organização deve servir a igreja para que o evangelho seja anunciado com maiores facilidades. Se a organização dificulta a pregação, deve haver uma reorganização, pois o que nunca deve ser afetado é a pregação do Evangelho. A organização da igreja deve ter em mente os objetivos para os quais a igreja existe. Por exemplo: Se a congregação tem como objetivo pregar de forma intensa a Palavra de Deus, ela providenciará em seu meio o santo ministério, suas instalações sejam apropriadas, haja material didático adequado, pessoas encarregadas de dar todo o amparo necessário.

    Deus quer que a Sua Palavra seja ensinada corretamente. Ninguém tem o direito de ensinar outras coisas ou deixar de ensinar aquilo que Deus ordenou. Não se deve acrescentar, diminuir ou mudar o sentido da Palavra de Deus. Há muitas igrejas visíveis (denominações). Algumas são verdadeiras, outras são falsas. Que bom que no céu não haverá somente luteranos. Até porque o número não seria expressivo. No céu estarão todos aqueles que realmente creram em Cristo como seu único e suficiente Salvador. No céu haverá luteranos, batistas, metodistas, católicos, etc. Basta que estes creiam unicamente em Cristo. A solução, caro amigo anônimo, não é as pessoas abandonarem as igrejas oficiais (como alguns, infelizmente estão fazendo). A solução é crer firmemente no Salvador Jesus e seguir a Sua Palavra. Agora, que uns ou outros não pensem que serão os únicos salvos só porque não estão mais ligados a uma igreja oficial ou “institucional”. A Salvação não pertence a este ou aquele grupo, tenha nome ou não. A Salvação pertence a Deus. E ela é dada unicamente mediante a fé verdadeira em Cristo Jesus.     

Abraço a todos!     

Em Cristo!     

Pastor Alessandro Souto

Um comentário:

  1. Porque os luteranos não observam o sábado? Visto que JESUS o fez, não estariam desobedecendo o mandamento que diz santificarás o dia do descanso.(Qual é o dia do descanso? Sábado é lógico !!!)

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