terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Culto 04 de dezembro 2010 - Pastor Alessandro Souto

(melhor visualizado no browser FireFox)

 Explicação da coroa e velas: "Conforme antigo costume, os quatro domingos do Advento são representados por uma coroa com quatro velas (vermelhas). Acendemos neste final de semana a 2a vela da coroa, que representa a vela de Belém, a qual nos lembra a viagem de Maria e José até Belém, onde viria a nascer o Messias prometido por Deus".


Hinos:
2 (alternativo)
92 (alternativo)
12
35 (alternativo)
101 (alternativo)


Leituras Bíblicas:
Salmo 122
Zacarias 9.9-14 , 16 , 17a
Romanos 13.11-14


Grupo Paz Em Cristo e comunidade
Cântico Meu Bom Pastor é Cristo



Grupo Paz Em Cristo e comunidade
Cântico Rejubila Filha de Sião



Sermão pastor Alessandro Souto
parte 1



Sermão pastor Alessandro Souto
parte 2





Sermão pastor Alessandro Souto

            É com muita alegria que estamos novamente no Advento, este período tão bonito, festivo e especial.
         O Advento é um período em que nos preparamos para celebrar a primeira vinda de Jesus ao mundo, no Natal. Como estamos iniciando um ano novo da Igreja, a IELB também inicia um novo período. Passamos a ter um novo lema: “A Igreja comunica a vida! Jesus, o Bom Pastor! Acolhendo e integrando”.
         Durante todo este novo ano da Igreja lembraremos muitas vezes da figura do Bom Pastor. Esta figura do Pastor e as ovelhas enfatizam o relacionamento de Jesus com um grupo de pessoas, no caso a Igreja. Jesus é “o Pastor”, não há outro além dele. Ele é o único Bom Pastor.
         A figura do pastor de ovelhas é integradora. Ele acolhe, cuida e protege suas ovelhas, o que nos dá a sensação de paz e segurança.


         O período do Advento é muito inspirador porque ele nos leva a pensar a respeito da Salvação que nos é dada como manifestação do amor de Deus por todos. Esta salvação se concretiza com o nascimento, morte e ressurreição de Jesus cujos acontecimentos mexeram com toda a estrutura da vida religiosa da época bem como do nosso tempo, cristãos do século XXI.
         Esta boa nova da salvação é anunciada a todos com o objetivo de acolher e integrar a cada pessoa dentro do reino de Deus.
         Vendo sob este aspecto o advento não se caracteriza simplesmente por mais um período dentro do ano da igreja, que logo passa, mas nos direciona a receber o Bom Pastor Jesus e nos sentir acolhidos por Ele.
         No texto de Zacarias que ouvimos a pouco temos a profecia sobre a vinda de Jesus. Esta profecia se cumpriu na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, conforme o texto do Evangelho da semana passada. Foi uma cena feliz. O entusiasmo dos discípulos, a multidão reunida gritando e louvando ao Senhor. Poderíamos dizer: “Que chegada maravilhosa. Que grande chegada!”
         E exatamente como está na profecia de Zacarias, Jesus veio montado em um jumentinho.
         O povo esperava um libertador político. Porém, Jesus veio humilde e logo ficaria claro que ele não faria nenhuma mudança política. Ele não era um guerreiro, nem conquistador vindo num grande cavalo de guerra. Mas, Ele era um Rei pacífico, o Príncipe da Paz. E logo, o povo se decepciona com este Rei.


         Neste tempo de Advento, a Igreja comunica a chegada de Jesus, o Senhor, o Bom Pastor, o Rei dos reis, o Príncipe da Paz. O Deus que aposta no amor: “porque Deus ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que todo o que Nele crê, não pereça, mas tenha a Vida eterna”.
         Sua arma era a Palavra. Os seus gestos eram de carinho. E os seus interesses eram os de Deus, o Pai Celestial. Ele era Rei sim, porém, não desejava o reinado de um trono, mas o do coração. Não era o Senhor da guerra, mas o Deus da paz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo”. Temos ouvido falar bastante nos últimos dias de polícia pacificadora, restabelecimento da paz por causa da verdadeira guerra que está acontecendo no Rio de Janeiro. E todos sabemos que a paz não virá do jeito que as pessoas esperam. Jesus nos dá uma paz muito mais importante e duradoura. Ele nos dá a paz de coração e de espírito, nos dá a tão necessária paz com Deus. Mas, esta paz, infelizmente, muitos não querem receber.
         Hoje, muitos esperam Jesus com grande entusiasmo. Enchem igrejas, porém, com a expectativa errada. Esperam Jesus para serem curados, para não ficarem mais doentes, para prosperarem, para não terem mais problemas. Esquecem ou não entenderam que o próprio Jesus disse: “no mundo passais por aflições”. Esquecem que Jesus termina o versículo dizendo: “mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
         Vamos ser bem sinceros. Engana-se aquele que pensa que “cristão não chora”, que o cristão não tem problemas, que os golpes da vida não tiram o ânimo.
         Pavor... tristeza... angústia... depressão não é falta de fé. Tudo isso é evidência, sinal, de que somos gente, pessoas de carne e osso. Não somos super-homens, ou super-mulheres.
         E Cristo, nosso Salvador, sabe o que nós passamos. Ele se tornou um de nós e foi tentado em tudo a nossa semelhança.
         Portanto, meus irmãos, vamos abrir o jogo em momentos de dor... de sofrimento... de angústia. É isso que está por trás daquele conselho do apóstolo Paulo quando diz “levai as cargas uns dos outros”. Vamos colocar as nossas angústias nas mãos amorosas do nosso Pai Celestial.
         Jesus comunica a vida, a verdadeira vida, e através do correto ensino de Sua Palavra, nos dá a certeza do perdão, da salvação, do consolo, da esperança de estarmos com Ele aqui e por toda a eternidade no céu.
         Jesus lamenta! Lamenta porque muitos não aproveitam a oportunidade, não esperam nem recebem o Rei da vida, o Bom Pastor. Quem assim procede, vive para o mundo e assim será condenado junto com o mundo para sempre.


         O Rei está chegando! O Bom Pastor está chegando! É isto que anuncia mais um Advento. Jesus quer encontrar a porta do teu coração aberta para Ele entrar e fazer morada permanente em tua vida. Jesus quer que tu cante junto com todos os fiéis: Hosana ao Filho de Davi! Salve, Rei da graça, Príncipe da Paz! Tu és o meu Rei e Senhor. Amém.


Grupo Paz Em Cristo e comunidade
Cântico Quero Cantar Uma Linda Canção



Grupo Paz Em Cristo e comunidade
Cântico Natal É Vida Que Nasce




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...