terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Culto 26 dezembro 2010 - pastor Arno Goerl


(melhor visualizado no browser Firefox)



Hinos
152
289
285
276
205


Leituras Bíblicas:
Salmo 90.1-12
Isaías 63.7-15
Mateus  12.13-23



Sermão Pastor Arno Goerl

                  Texto para a locução encontramos no Salmo que serviu de intróito para este culto: Salmo 90.1 “Senhor, tu tem sido o nosso refúgio, de geração em geração.

                  Estimados irmãos e irmãs:

     O último domingo de 2010. É o final de mais um ano.
                  É humanamente impossível fazer uma lista do que aconteceu, dia após dia, na vida de cada pessoa. Cada pessoa neste 2010 teve a sua história, uma história que não retornará mais. Tudo é passado. As alegrias, as tristezas, os problemas, as soluções, a enfermidade e a saúde, o nascimento e morte.  Tudo é passado. Um passado que deixa reflexos para a vida que continua,  para o futuro. Um passado que leva muitos a olhar para o futuro com pessimismo e grandes preocupações e outros até com medo. Entretanto, há aqueles que olham para o futuro com grandes esperanças, na certeza de um futuro melhor. De dias mais felizes. Como nós, cristãos, olhamos para o futuro? Com esperança, ou com medo do que possa acontecer? Tudo pode acontecer! O futuro é uma grande interrogação! Pode acontecer até o pior; a morte! Não importa o que venha a acontecer. Dias amargos ou tranquilos. Olhamos para o futuro com esperança, porque  podemos dizer: Senhor, Tu tem sido o nosso refúgio, de geração em geração!

                 Passam-se os anos como um breve pensamento. Está escrito! E está escrito que tudo passa rapidamente e nós voamos. Tudo passa. Tudo muda. Deus não passa. Deus não muda! Cristo é o mesmo; ontem, hoje e eternamente! É o nosso refúgio.
Senhor, tu tem sido o nosso refúgio, de geração em geração... Essas palavras são de Moisés, do único salmo que Moisés escreveu, o salmo 90. E ninguém melhor do que Moisés para falar no refúgio de Deus... quando era nenezinho, judeu, em terras egípcias, o Faraó, vendo que a população  judaica havia crescido muito, mandou matar todo o menino judeu, abaixo de dois anos. Moisés escapou, Deus foi o seu refúgio. Escapou da morte e não apenas isto; foi adotado pela princesa egípcia e tornou-se, depois, um príncipe nas terras do Egito. Durante quarenta anos recebeu a melhor educação do palácio do Egito, quando então, matou o egípcio que estava machucando um judeu, judiando de um judeu. Matou o egípcio e precisou fugir, para não ser morto. Deus o escondeu durante 40anos, nas terras de Midiã e ali ficou durante 30, pastoreando ovelhas; ali, formou a sua família. Já com oitenta anos, Deus vem a ele e diz: Moisés,  agora tu vais libertar o meu povo, escravo no Egito. Moisés, pesado de língua, provavelmente era gago... não sabia falar direito. Ele reconhece que tinha medo de retornar ao Egito, porque com certeza, seria morto! Mas Deus o escolheu para libertar o povo de Israel da escravatura egípcia! E ele foi, porque o Deus todo-poderoso, foi o seu refúgio, e conseguiu libertar o povo de Israel, que na época, só de homens, tinha 600 mil; e homens de pé, sem contar enfermos, sem contar mulheres, sem contar crianças. Que marcham, rumo á terra que Deus havia prometido. Agora, Moisés olha para o passado e reconhece: Senhor, tu tem sido o nosso refúgio, de geração em geração! Olha para o futuro. À frente, um deserto. E o pior. Inimigos, povos inimigos que precisariam ser vencidos, para que chegassem á terra de Canaã, a terra prometida por Deus. Mas não há medo, Moisés conhece muito bem o seu Deus. Conhece a fidelidade do Senhor e sabe que Ele é refúgio.
Senhor, tu tem sido o nosso refúgio, de geração em geração! E no deserto, Deus-refúgio fartou-os de pão e água. Na guerra, conduziu-os á vitória. Senhor, tu tem sido nosso refúgio, de geração em geração.

                 Como Moisés, nós também olhamos para o passado, como Moisés, tivemos nossos momentos de grandes provações, momentos de dor, de lágrimas e até de luto! Como Moisés, fomos consolados, fortalecidos, abençoados, tivemos um refúgio no Senhor e chegamos até aqui. Senhor, tu tem sido nosso refúgio, de geração em geração. Refúgio de amor, de perdão, de salvação, refúgio de bençãos, e isto tudo unicamente por graça. Ainda lembramos, neste final de ano, a vinda do Salvador ao mundo, porque Deus amou o mundo, com um amor sem medida que deu Seu filho unigênito, para que todo o que Nele crê, não seja condenado, não pereça, mas tenha a vida eterna. Lembramos o profundo amor de Deus; nós, que estando mortos em nossos delitos e pecados, veio a nós, em Seu filho, e nos deu vida e eterna salvação. Este Deus é refúgio de todos  aqueles que Nele confiam e confiam na poderosa salvação que Ele realizou por meio de Seu filho Jesus. Todos nós, com este Deus, podemos confirmar, em nossas vidas, as palavras de Moisés: Senhor, tu tem sido nosso refúgio, de geração em geração.

                 Olhamos para a frente. Talvez, precisemos passar por deserto, talvez não faltem inimigos... um deserto sem água, sem conforto, sem bens materiais, sem saúde. E, com certeza, um deserto repleto de inimigos,  especialmente, o maior deles: o apóstolo Pedro já dizia: Sede sóbrios, e vigilantes, o diabo, vosso adversário, vosso inimigo, anda em derredor, como Leão que ruge, procurando alguém para devorar... alguém para afastar do caminho das bençãos do refúgio e da salvação preparada por Deus. O diabo anda á espreita, para tirar de alguém a certeza da salvação e a própria salvação! Mas não importa! Deus é por nós. Se Deus é por nós, quem será contra nós, pergunta o apóstolo Paulo? Ninguém. Nada poderá nos destruir. Nada poderá nos afastar de amor de Deus, revelado a nós pecadores, por meio de Jesus Cristo! Nada poderá nos roubar a herança que Deus, por graça, dá a cada um de nós, por meio de Jesus, a vida eterna. Por isso, ainda que andemos pelo vale da sombra da morte, não temeremos, porque Deus é o nosso refúgio, de geração em geração.

                  Amém.




Sermão Pastor Arno Goerl
parte 1





Sermão Pastor Arno Goerl
parte 2








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...