terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pergunte ao Pastor

É com grande alegria que repasso as perguntas e respostas feitas no blog, no "Pergunte ao pastor". Mais uma ferramenta de crescimento espiritual que Deus nos reservou. Use-a também!


Blog CELP.


Anônimo disse...
Qual é a função do sinal da cruz? Qual a fundamentação bíblica para seu uso?

Alessandro Souto disse...
Olá estimado (a) amigo (a)! A prática de fazer o sinal da cruz é um costume principalmente da Igreja Católica Romana, mas é também praticado pela Igreja Ortodoxa Oriental e Episcopal. A história do sinal da cruz remonta a Tertuliano, um dos pais da igreja primitiva que viveu entre 160 e 220 d.C. Originalmente, uma pequena cruz era “desenhada” com o polegar ou dedo na própria testa. Apesar da dificuldade em se determinar exatamente quando foi feita a transição entre desenhar uma pequena cruz na testa à prática moderna de desenhar uma grande cruz desde a testa até o tórax e ombro a ombro, sabemos que esta troca ocorreu por volta do século XI d.C., quando o Livro de Orações do Rei Henry dá instrução para “marcar com a santa cruz os quatro lados do corpo”. Portanto, fazer o sinal da cruz não é nem certo nem errado e pode ser usado apenas para lembrar da cruz de Cristo ou da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Infelizmente, este não é sempre o caso, e muitas pessoas simplesmente fazem os movimentos do ritual e fazem o sinal da cruz sem saber por que o fazem. Muitas pessoas ao passar em frente a uma igreja fazem o sinal da cruz por mero costume ou para se benzer. O sinal da cruz não é de forma alguma, exigido dos cristãos, pois não é instituído pela Palavra de Deus. Por isso, está no campo da liberdade cristã. Grande abraço! Que Deus te abençoe! Pr. Alessandro Souto

Anônimo disse...
Qual é a função do sinal da cruz? Obrigado pelo esclarescimento! Ou seja, não tem serventia. No caso da Trindade, nem da certo, a trindade tem 03 Pessoas(Pai, Filho, Espírito Santo), a cruz tem 04 extremos, é preciso dar um jeitinho!!!!!!??? Grato

Anônimo disse...
Senhores Parabéns pelo blog! Tomo a liberdade de dar uma sugestão: Ver a possibilidade de organizar o, (Pergunte ao pastor), por data decrescente e por pergunta. Obrigado!

Anônimo disse...
Qual o nome que Jesus Cristo deu para a Igreja?

Anônimo disse...
"Quem crer e for batizado será salvo, quem porém não crer será condenado". Como uma criança com 3 dias de vida pode ter fé em Deus para sua salvaçao? Suponhamos que essa criança venha a falecer no dia seguinte ao seu batismo...resta o consolo de que ela foi batizada...mas Jesus Cristo disse: CRER E FOR BATIZADA; ou seja, primeiro crer e consequentemente for batizada, testemunhando assim a sua fé perante o mundo, seus principados e potestades...e não o contrario...correto? Qual a visão da igreja de Lutero a respeito do assunto batismo? Obrigado.

Anônimo disse...
Bom dia! Estamos sedentos de respostas, não há a possibilidade de respondê-las mais rapidamente? Muito obrigado!

Anônimo disse...
Concordo com a pergunta acima e lança a minha: como podemos falar e explicar, provando á luz da Palavra, o batismo de crianças? Em que se baseiam os que não batizam crianças, mas as apresentam no templo, e após ela mesmo "decide-se" por Cristo? Sabemos que nascemos na iniquidade, e que por isso, devemos ser batizados, para que a ligação rompida através do pecado natural seja restabelecida com Deus, mas onde buscamos embasamento para poder refutar e provar que esta é a suprema vontade de Deus para com as crianças? Por favor, preciso de subsídios para este assunto. Gostaria, inclusive, de obter dica de literatura a respeito. Obrigado pelo belo trabalho.

Alessandro Souto disse...
Respondendo a pergunta: Qual o nome que Jesus Cristo deu para a Igreja? Estimado (a) amigo (a)! Cristo não deu um nome específico para a Igreja. O que Cristo disse foi: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações". Discípulos são seguidores, pessoas que crêem em Cristo e seguem o seu ensino. Tanto que o termo "cristão" é usado pela primeira vez só em Atos 11.26 quando os discípulos estavam em Antioquia e lá foram chamados pela primeira vez de cristãos. O nome sempre surge como uma necessidade de identificação. Por isso, talvez, o nome que mais identifique os seguidores de Cristo é: "Igreja Cristã", pois a igreja é de Cristo. Que Deus te abençoe! Abraço!!!

Alessandro Souto disse...
Respondendo as perguntas sobre o batismo! Estimados (as) amigos (as). Começando pela questão do texto de Marcos 16.16: "Quem crer e for batizado, será salvo, quem porém, não crer será condenado". Jesus neste texto não está estabelecendo uma ordem de acontecimentos, ou seja, crer e depois ser batizado. Jesus está falando sobre a necessidade de evangelizar: pregar o Evangelho e fazer discípulos. Estas são as duas formas de fazer alguém discípulo de Cristo: através da pregação do Evangelho ou através do Batismo. Tanto que em Mateus 28.19 Jesus afirmou: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo". Jesus está dizendo que o batismo faz uma pessoa se tornar um discípulo, um seguidor, um cristão. Portanto, a ordem de Jesus em Mt 28.19 inclui todas as pessoas: homens, mulheres e crianças. Os adultos que crêem em Jesus são primeiro instruídos e depois batizados. Para estes o batismo não significa conversão - pois já foram convertidos pela Palavra -; neste caso o batismo lhes confirma a graça de Deus e fortalece a sua fé. As crianças, diferentemente, são transformadas em discípulos de Cristo por meio do batismo. Depois, à medida que vão crescendo, são instruídas na Palavra de Deus. Existem quatro motivos fortes para que as crianças sejam batizadas: 1) elas estão incluídas na ordem de Jesus: "todas as nações" (Mt 28.19); Se Jesus fosse contra o Batismo de crianças, Ele teria dito: "fazei discípulos de todas as nações, menos as crianças". Porém, Jesus não disse isto. 2) Cristo promete às crianças o Reino de Deus (Lc 18.15-17) e, para entrarem no Reino de Deus, é necessário que nasçam da água e do Espírito (João 3.5,6) Como as crianças ainda não podem confessar os seus pecados e entender o perdão de Deus pela Palavra e pela Santa Ceia, o batismo se torna o único meio de perdão para elas; 3) as crianças nascem em pecado e, portanto, necessitam deste maravilhoso meio pelo qual Deus coloca a fé em nossos corações e perdoa os pecados. (Salmo 51.5). 4) Como igreja, amamos os pequeninos e queremos o quanto antes que eles sejam incluídos na família de Deus. Muitos afirmam que não há na Bíblia uma ordem para batizar crianças. Mas, também não há nenhum texto que diga: "Ide, batizai adultos". O livro de Atos traz relatos de famílias inteiras que foram batizadas. Por exemplo, a família de Lídia, em Atos 16.14,15 e a família do carcereiro, em Atos 16.33. Com certeza, havia crianças nestas famílias e o batismo não lhes foi negado. O apóstolo Paulo compara o batismo com a circuncisão que era realizada no Antigo Testamento (Colossenses 2.11-13). A circuncisão era realizada 8 dias após o nascimento dos meninos.

Alessandro Souto disse...
Muitos argumentam que Jesus foi batizado adulto. Porém, quando Jesus era criança não havia batismo, mas ele foi circuncidado aos 8 dias quando Maria e José o levaram ao templo. Caso não quisesse o Batismo infantil, Jesus o teria proibido, ou, pelo menos, haveria, na Bíblia, alguma referência à idade mínima. A igreja não pode ser mais detalhista do que Deus, proibindo o que Deus não proibiu, ou limitando o que Deus não limitou. Existem algumas pessoas que afirmam que um adulto pode ter fé, mas uma criança não. Isso contraria a Bíblia, que ensina que, se a fé é algo que uma pessoa faz, ou “realiza”, então a fé não é um dom, mas um resultado de obras. (Ler Romanos 11.6). O Espírito Santo deseja criar a fé em todos. Ele é poderoso e pode vir até mesmo a uma criança no ventre da mãe (Ler Jeremias 1.5; Lucas 1.15), e pode conceder fé a bebês e crianças (Salmo 22.9-10; Mateus 21.15-16). A fé de uma criança não é uma fé reflexiva, isto é, uma fé que já pode raciocinar. Aliás, em nenhum lugar na Bíblia é dito que a fé tem que ser racional. A fé é um dom (presente) de Deus e não algo nosso. Não sou eu que me decido por Cristo, mas Deus age em mim através do Espírito Santo e assim, passo a crer Nele. O grande consolo para os pais é que o Batismo cria a fé. Se o seu filho morrer no dia seguinte ao Batismo, terão o consolo de que o seu filho foi batizado, recebeu a fé e por isso está salvo. Alguns grupos religiosos tentam preencher a lacuna que elas de fato sentem na falta do batismo infantil, com uma cerimônia na qual as crianças são apresentadas na igreja. Tal cerimônia, com certeza, é linda e confortadora, no entanto, não temos na Bíblia um mandamento divino para tal cerimônia. Já para o batismo de todos temos uma clara ordem. Muito obrigado pelas perguntas! Desculpe a demora na resposta! Continuem participando e acessando o nosso blog. Deus abençoe a todos! Em Cristo! Pr. Alessandro Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...