quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Informativo Boa Nova Setembro 2010


ESTAR NO MUNDO OU SER DO MUNDO
- EIS A QUESTÃO -

Adaptado do Pastor Leandro Hübner


“Estamos no mundo, mas dele não somos, aqui nós vivemos distantes do lar; a nossa morada de paz se reveste, a pátria celeste é o nosso lugar”
(Hinário Luterano, 389, 1ª estrofe)

 
    Estamos em setembro, mês da pátria. No dia 7 comemoramos mais um aniversário da independência política do Brasil. E mesmo que o Brasil ainda seja dependente de outros países em muitas outras coisas, nós lembramos com alegria o dia da Pátria, pois o Brasil é o lugar onde nascemos, crescemos e formamos nossas famílias. O Brasil é o lugar onde vivemos alegrias e tristezas, onde choramos as derrotas, festejamos as vitórias e planejamos o futuro para nós e nossos filhos.
    Poucos são os que não se emocionam quando ouvem ou cantam o hino nacional e vêem a bandeira do Brasil no alto, principalmente quando nossos atletas vencem competições. Poucos também são os que não se comovem quando veem, neste mesmo Brasil vencedor e alegre, brasileiros - principalmente crianças - vivendo no meio do lixo, disputando com porcos, cachorros e urubus os restos de comida daqueles que têm um pouco mais (ou muito mais!) e fazendo do lixo reciclável (papel, latas, etc.) o seu “ganha-pão”, a troco de uns míseros reais por dia.
    Como cristãos, aprendemos da Palavra de Deus o que lemos no hino acima - que “estamos no mundo, mas dele não somos”. Vivemos distantes da nossa morada definitiva, a Pátria celeste, onde há fartura, paz e alegria eternas.
    Estamos no mundo, mas dele não somos. O que isso tem a ver com a nossa vida do dia a dia, nossa relação com a pátria terrena e com nossos irmãos brasileiros? Estar no mundo ou ser do mundo - eis a questão!
    Como cristãos nós vivemos no mundo e nos relacionamos com as outras pessoas que nele vivem, mas não somos do mundo, isto é, somos em primeiro lugar cidadãos do povo de Deus e membros da sua família, como diz Paulo em Efésios 2.19. Não somos do mundo porque sabemos que a nossa verdadeira e eterna morada não é aqui. Não somos do mundo porque sabemos que a nossa verdadeira morada é no céu. E sabemos também que “ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus”, como lemos em Tiago 4.4. Nosso objetivo é, então, estar no mundo sem ser do mundo.
    Assim, nossa relação com o mundo é de distância - ficar longe de tudo o que desagrada a Deus e pode nos desviar do caminho da salvação. Mas, ao mesmo tempo, porque estamos no mundo, nossa relação com as pessoas do mundo é de proximidade - ficar perto de todos os que precisam de ajuda ou estão desorientados para que conheçam através de nós a solução para o maior problema do mundo, que é o pecado. Não somos do mundo, mas estamos nele para mostrar a todos o Salvador Jesus Cristo, de quem somos embaixadores, representantes, mensageiros.
    Tu também és convidado a estar no mundo sem ser dele, sendo a luz para que as pessoas vejam o caminho da salvação e o sal para temperar as vidas ao seu redor com o amor de Deus, revelado na cruz de Cristo.
    Agradeçamos a Deus pela nossa pátria querida, onde temos liberdade para ser cristãos. E usemos essa liberdade para levar Cristo a cada brasileiro, começando com aqueles que vivem em nossa casa, em nossa vizinhança, no trabalho e na escola. Assim, muitos também chegarão um dia à pátria celeste, o nosso verdadeiro lugar!



CULTO GAÚCHO


    Lembramos e convidamos a todos para o 3º Culto gaúcho da CEL Da Paz que acontecerá no dia 18 de setembro (sábado) às 19:00.
    A linguagem deste culto é em verso, típica das grandes narrativas gaúchas, porém a ordem litúrgica do culto segue a tradicional liturgia da igreja cristã e luterana. O culto gaúcho mais que uma simples tradição, quer ser um momento de louvor e adoração a Deus, celebrado com reverência, respeito, devoção e gratidão a Deus pela vida e por esta data festiva que marca com muito orgulho o dia do gaúcho.
    Neste culto teremos novamente a participação do grupo de louvor da nossa Comunidade que agora já possui nome: Grupo Vocal e Instrumental “Paz em Cristo”.
    Após o culto teremos a janta gaúcha. O cardápio será churrasco, pão e salada. Faça a sua reserva com o nosso tesoureiro Geraldo Much.
    Te aprochega tchê! Venha participar conosco e traga teus amigos, vizinhos e colegas!!!
Venha pro culto gaúcho!
Receber o perdão para o pecado,
Podes vir de lenço, bota e bombacha
As prendas de vestido arrumado.
Venha pro culto gaúcho
Venha pedir e agradecer
Ouvir o que vai dizer
O pastor, servo do Senhor Jesus.
Terás mais força e mais luz
Para enfrentar a vida
Tu vais notar em seguida
Ficar mais leve tua cruz.
Venha pro culto gaúcho!
Que é celebrado de outro jeito
Demonstra que tens respeito
A tudo o que Deus te ensina.
Depois, volta pra tua campina
Feliz, radiante, em resumo,
Pois Cristo mostra-te o rumo
Da grande Estância Divina.






DEVOÇÃO
DE MARTINHO LUTERO
 

O SENHOR É A NOSSA FORÇA

 “O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou”.
(Sl. 118. 14)
    Em nada devemos pôr nossa confiança exceto no Senhor, que será nossa força e vai operar tudo em nós. Por isso devemos louvá-lo e agradecer-lhe, para que somente Ele seja nosso cântico. Assim certamente seremos abençoados Nele. Disso se conclui que esse Senhor é Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai na eternidade, e também verdadeiro homem, nascido de Maria na plenitude do tempo, porque nesse salmo Ele é louvado como nossa força e poder, nosso cântico e salvação.

    Cristo somente pode ser nossa força no momento em que nós não tivermos força nenhuma em nós mesmos e formos crucificados através de toda sorte de sofrimentos. Nesse momento, Ele também se torna nosso salmo, hino e cântico. Segue-se então a vitória e a salvação para a vida eterna.



CINCO MINUTOS COM JESUS

    Já iniciamos as encomendas do devocionário “Cinco minutos com Jesus” para o ano de 2011.
    Gostaríamos que todas as famílias da comunidade tivessem pelo menos um exemplar deste devocionário em suas casas. Está aí um belo presente para ser dado a um amigo, parente, vizinho, colega. Precisamos alcançar mais de 200 exemplares até o final de setembro para pagarmos o preço promocional. Cada devocionário sairá por R$ 11,00 aproximadamente. Faça já a sua encomenda com a Sonia ou com o Pastor Alessandro!



CONGRESSO DISTRITAL
DE SERVAS

     Estamos novamente no mês do congresso distrital de Servas. O 23º congresso distrital da liga de servas será realizado no dia 12 de setembro (domingo).
     O evento tem início previsto para as 10:00 da manhã e será realizado na Congregação de Bom Jesus.
     A palestra do congresso terá como tema: “O desafio da mulher moderna no lar, no trabalho e na igreja”. A palestrante será a Sra. Sandra Becker, esposa do Pastor Guilherme Becker de Cachoeirinha.
    O custo do almoço e inscrição será de R$ 15,00 por pessoa. O almoço será galeto, arroz, pão e saladas.
    Solicitamos às servas que participem também da campanha de ação social pró-Hospital de Bom Jesus. Os materiais de limpeza sugeridos para serem arrecadados são: (quiboa, detergente, sabão, sabão em pó, desinfetante, papel higiênico, cera líquida incolor ou amarela.). Estes serão entregues ao representante do hospital na primeira hora da tarde.
    Haverá um ônibus a disposição de todos que sairá da CEL Da Paz às 07:15. A passagem custará R$ 14,00 por pessoa.
    Queridas irmãs (servas), não deixem de participar de mais importante momento. Através do congresso crescemos na comunhão e somos orientados na fé e numa vida que agrada ao nosso bondoso Deus.
    Reserve já o seu lugar com a diretoria do Departamento Feminino!



EVANGELIZAÇÃO

    Foi lançado, no último domingo, um novo programa de evangelização, através da disponibilização de revistas Boas Novas em consultórios, escritórios, salões de beleza, salas de espera, etc. (e/ou lugares onde pessoas aguardam atendimento e há a oferta de revistas e periódicos para ler enquanto aguardam).
    Se você é um profissional que se enquadra numa destas áreas, entre em contato com a diretoria e disponibilize aos seus pacientes/clientes mais essa forma de divulgação da palavra e do evangelho.


PARA DESCONTRAIR

 O HINO PREFERIDO

    Confira no seu hinário o hino preferido de cada um dos profissionais ou pessoas abaixo citados. O que está entre “aspas” é o título do hino e o que está entre parênteses é o número do hino no hinário luterano.

Do professor: “Conserva o teu ensino” (305)
Do jornalista: “Eis que nova vem do Oriente” (29)
Do vigia: “Estando nós a vigiar” (545)
Do engenheiro civil: “Da igreja o fundamento” (306)
Do piloto de avião: “Aos céus subiu gracioso” (130)
Do astrônomo: “Estrela d'alva um novo dia” (66)
Do ministro religioso: “Pastores, folgai” (566)
Do alpinista: “Do fundo abismo clamo” (359)
Do idoso: “Antigo espírito, desperta” (333)
Do pescador: “Um barco carregado” (2)
Do jardineiro: “Desabrochei qual linda flor” (524)
Do filho: “Mãe, sublime dom” (457)
Do caminhoneiro: “Sou hóspede do mundo” (432)
Dos namorados: “Meu bem e minha vida” (290)
Do matemático: “Milhares de milhares ouço” (129)
Do relojoeiro: “Preciosas são as horas” (190)
Do pára-quedista: “Eu venho desde os altos céus” (26)

Extraído do Mensageiro Luterano - Junho 2004





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...