sexta-feira, 9 de julho de 2010

ESTUDO BÍBLICO - CONFLITOS E O PERDÃO


            Tu já pediste perdão hoje? Pediu perdão a Deus pelos teus pecados? Pediu perdão para alguma pessoa?
            Pedir perdão é, na verdade, reencontrar-se com as coisas que ficaram para trás. É passar a limpo nossas falhas e limitações, com a certeza de estar confiando Naquele que nos perdoa e que nos fortalece para superarmos as nossas falhas e limitações.
Conta-se uma história que dois amigos estavam viajando pelo deserto, e num determinado momento da viagem, os dois discutiram. Aquele que foi ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia: “Hoje o meu melhor amigo me deu uma bofetada no rosto”.
Os dois seguiram adiante e logo chegaram a um oásis (um local onda havia água), onde resolveram tomar banho. O que havia sido ofendido começou a se afogar, sendo salvo pelo amigo. Ao se recuperar, com um pedaço de ferro ele escreveu em uma rocha: “Hoje, meu melhor amigo me salvou a vida”.
Meio encafifado com aquilo, o amigo perguntou: “Por que depois que te ofendi escreveste na areia e agora escreveste na rocha?” Sorrindo, o outro respondeu: “Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do perdão se encarrega de apagá-lo; mas quando este nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória do coração onde nenhum vento poderá apagar”.
Cristãos brigam? Cristãos se desentendem? Pois é, os cristãos também brigam, afinal de contas somos pecadores. O problema é que as pessoas brigam até alguém se machucar.
Infelizmente, conflitos surgem na nossa vida. Como cristãos, muitas vezes nos surpreendemos quando estamos em algum conflito. Nós sabemos que devemos amar um ao outro e queremos nos convencer que cristãos sempre vivem em paz uns com os outros. Porém, por sermos pecadores, os conflitos e desentendimentos são inevitáveis e precisamos estar preparados para enfrentá-los da melhor forma possível.
Leia os seguintes textos bíblicos: Sl. 51.5 - o pecado faz parte da nossa vida desde o nosso nascimento. Ef. 2.3 - as inclinações da carne, os nossos pensamentos e a vontade da carne pecaminosa nos levam muitas vezes a conflitos. Rm. 3.10-12 - ninguém é perfeito. E o fato de ninguém ser perfeito inevitavelmente vai gerar conflitos.
Quais são as causas de conflitos?
a) Mal entendidos
b) Diferenças em valores, metas, expectativas, interesses ou opiniões.
c) Competição
d) Atitudes e desejos pecaminosos que levam para palavras e ações pecaminosas. Ler Tg. 4.1-3.
Deus proporciona o modo perfeito de lidar com os conflitos, começando com o conflito entre Ele e nós. Leia Fp. 2.1-4 e Cl. 1.20.
Jesus Cristo é o fundamento para toda a verdadeira pacificação, perdão e reconciliação. Cristo é o autor da paz. Somente com Ele é possível fazer e viver a paz. Toda a pacificação e reconciliação para nós cristãos é iniciada e completada através de Cristo.
Existem 4 princípios para a pacificação e a resolução de conflitos através da Bíblia:
1) Glorificar a Deus (Leia 1 Co. 10.31)
2) Tira a trave do teu olho (Leia Mt. 7.5)
3) Corrigir o outro com gentileza (Leia Gl. 6.1)
4) Vai e reconcilia-te (Leia Mt. 5.24)
Estes 4 princípios partem, fluem de uma só fonte: O Evangelho. Ler 2 Co. 5.21.
A grande missão da igreja aqui na terra é anunciar e ensinar para as pessoas tudo o que Cristo ordenou, sendo que a verdade principal a ser repassada é que, em Cristo, Deus perdoou todos os pecados de todos os seres humanos. Agora para que este perdão seja recebido por todos, o que é necessário? Fé e arrependimento.
É impossível pregar a Palavra de Deus sem pregar o perdão dos pecados, e é impossível administrar os sacramentos sem oferecer o perdão. Com isto se derruba e elimina todas as doutrinas falsas e errôneas. Quem não faz isto, não pode ensinar verdadeiramente a Palavra de Deus.
Duas frases interessantes: 1) “Se deixarmos passar o tempo para nos arrepender, ficaremos arrependidos para sempre de termos deixado o tempo passar”. 2) “Nunca é cedo para se arrepender, porque não se sabe quão depressa pode ser tarde demais”.
Oração: “Senhor Jesus Cristo, perdoa-nos e deixa que a Tua Palavra e o poder de perdoar operem para a Salvação de todos aqueles que crêem em Ti. Pai de amor, obrigado pelo perdão que tu nos dás através do sangue do Teu Filho Jesus Cristo. Ajuda-nos a estar sempre conscientes de também perdoar aqueles que nos ofendem. Que o Teu Espírito Santo fortaleça a nossa fé e nos conserve sempre como teus filhos. Em nome de Cristo”. Amém.

Pastor Alessandro Souto
(pastor da CELP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...