sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

QUAIS SÃO OS NOSSOS AMIGOS?


  Ninguém vive sem a amizade. Desde a criação do primeiro casal, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana. Em famílias, igrejas e comunidades necessitamos de grupos de amizade.
Na Bíblia, Deus nos orienta sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e fala também sobre os perigos de companheiros errados. O Senhor oferece instrução e apresenta exemplos que nos ajudam em nossas escolhas. Estas orientações valem especialmente para os jovens que ainda estão escolhendo o rumo da sua vida.
 
A) Algumas instruções bíblicas sobre a escolha das amizades
1) Amigos têm muita influência em nossas vidas: (Provérbios 12:26).
2) A escolha de amizades é um assunto de grande importância: (Provérbios 13:20).
3) Nossas escolhas não envolvem apenas pessoas, mas decidem a nossa direção na vida e na eternidade. Tiago frisou bem este fato quando perguntou: (Tiago 4:4).
4) O mesmo livro fala de um homem de grande fé – Abraão - que rejeitou os caminhos errados de outros homens e mostrou a sua lealdade ao Senhor. O resultado desta escolha de Abraão? (Tiago 2:23).



B) É fácil escolher mal

Muitas pessoas que não amam a Deus e não respeitam a palavra dele nos oferecem a sua amizade. Às vezes, podemos influenciar tais pessoas pela nossa fé e exemplo. O próprio Jesus fez questão de ter contato com pecadores, oferecendo-lhes a palavra eterna da salvação (Lucas 15:1; Mateus 9:10-13). O perigo vem quando, em lugar de confessarmos a nossa fé no meio de pessoas descrentes (Marcos 8:38), deixamos as más influências nos desviarem.
- Por exemplo, quantos jovens são levados a usar drogas, ou até a se tornar traficantes, pela influência de "amigos"? Quantos se integram a gangues e acabam cometendo vários tipos de crime? Quantos são levados ao alcoolismo?



POR ISTO...

1) Algumas amizades precisam ser totalmente evitadas (Sl 1:1).
2) Quando outros querem nos conduzir ao erro, é bom nos afastar: "Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar." (Pv 14:7).
3) O amigo mais perigoso é aquele que sempre concorda conosco, apoiando-nos mesmo nas coisas erradas. "É Melhor ouvir a repreensão de um sábio do que escutar os elogios de um tolo" (Eclesiastes 7:5). Ninguém gosta de ser corrigido, mas todos nós precisamos de amigos que nos amam tanto que mostram os nossos erros: (Provérbios 27:5-6).
4) O apóstolo Paulo mostrou que, mesmo entre pessoas da igreja, é preciso ter cuidado com influências negativas: "Não se enganem: as más companhias estragam os bons costumes" (1 Coríntios 15:33). No caso dos coríntios, alguns irmãos estavam espalhando doutrinas falsas. O fato de alguém participar de uma igreja ou chamar-se cristão, não é sempre garantia de uma boa amizade.




         C) Antes de tudo, nós é que devemos ser bons amigos

Uma vez que queremos ter bons amigos, devemos ser bons amigos! A Bíblia nos oferece dicas sobre as responsabilidades de companheiros fiéis.
1) Amigos contam com a presença uns dos outros: (Pv 27:10) e (Pv 15:30).
2) Não devemos abusar da amizade, tornando-se chato (mala sem alça):
        3) Não devemos abandonar nem trair os nossos amigos (Provérbios 27:10). Amigos verdadeiros não são interesseiros, mas companheiros fiéis que permanecem nos bons e, sobretudo maus momentos: "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Provérbios 17:17).


        A amizade verdadeira reparte coisas boas: "As pessoas aprendem uma das outras, assim como o ferro afia o próprio ferro" (Provérbios 27:17).


Conclusão: Quando se trata de amizade, devemos valorizar qualidade, e não quantidade: "Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão" (Provérbios 18:24).

Pastor Alessandro Souto - pastor da CELP


Um comentário:

  1. Quem são nossos amigos, no Senado, na Câmara?

    http://jesuspedraangular.blogspot.com/2011/02/lista-dos-deputados-evangelicos-que.html

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...