segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Culto do dia 20 de fevereiro de 2011 - Pastor Arno Goerl

(melhor visualizado no browser Firefox)

Hinos para o culto:
412
289
384
383

Leituras bíblicas:
Salmo 27.1-5
1º João 1.5-10
João 12.31-36


Sermão Pastor Arno Goerl
Parte 1



Sermão Pastor Arno Goerl
Parte 2







Tema:
“Quem anda nas trevas, não sabe para onde vai”  João 12.35

   Estimados irmãos e irmãs:
   Nós estamos numa caminhada. Estamos indo. O dia de ontem passou, o de hoje está passando. Para onde nós vamos? Qual o destino? Jesus disse: “Quem anda nas trevas, não sabe para onde vai”.

   Lembram daquele avião, há uns anos atrás, que se perdeu? Perdeu o rumo! O comandante digitou o código de destino de forma errada... quando a tripulação se deu conta, já era noite. Não havia qualquer ponto de referência, não havia a mínima possibilidade de vôo visual. Para evitar uma tragédia maior, o comandante gastou o combustível do avião e aterrissou, pousou sobre árvores. Resultado: mortos e feridos...  no escuro, sem qualquer referência, não se sabe para onde vai.

   Aqui nós temos a luz do sol,  a luz das lâmpadas, a luz das velas. Podemos ir daqui para lá, de lá para cá, com tranquilidade, enxergando. Vemos tudo claramente, com segurança podemos dar os nossos passos, com a certeza de que chegamos aonde queremos!  Mas quem anda nas trevas, não sabe para onde vai! Assim também é no andar da vida, no passar dos dias. Para onde estamos indo? Qual o destino? Jesus diz que quem anda nas trevas, não sabe! Quem anda nas trevas? Todos! Aos que nascem, nascem nas trevas, desde que a desobediência ao criador surgiu neste mundo! O profeta Isaías descreve: “Eis que as trevas cobrem a Terra, escuridão os povos”. O mesmo profeta afirma “que os habitantes da Terra vivem na região da sombra da morte” ...
Nascemos sem a mínima condição de podermos, por nós mesmos, nos achegarmos a Deus, de crermos em Deus. Não temos condições, por nós mesmos, de fazer com que Deus nos conduza e nos leve ao destino: a vida eterna! Com o pecado, tudo ficou escuro. O homem desligou-se de Deus e caiu num estado de desonra, de corrupção, de dor e de morte, e aí está, diante de nós, a tragédia humana, a tragédia de todos os dias. A corrupção, a doença, o sofrimento, a superlotação dos hospitais, a superlotação dos presídios, a superlotação dos sanatórios, a superlotação dos cemitérios...
   Este é o vale da sombra da morte, vale das trevas. As pessoas querem ser felizes e encontram sofrimento. Buscam incessantemente a paz e encontram a angústia! Querem viver, mas encontram a morte...
   Quem anda nas trevas, na incredulidade, sem luz, sem Deus, não sabe para onde vai. Mas a luz foi acesa! Deus, no seu grande amor, acendeu por nós e para nós. Fez resplandecer, neste mundo de trevas,  a Jesus Cristo,!
Fala o profeta Isaías: “ O povo, que andava em trevas, viu grande luz e aos que habitam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”. O apóstolo Paulo confirma:  “Deus nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor”. Tirou-nos da escuridão e levou-nos para Jesus e agora diz: “Eu sou a luz do mundo! Quem me segue, não andará nas trevas. Pelo contrário, terá luz da vida.” Terá o perdão de Deus. Terá a paz. Aprenderá a viver contente e alegre em toda a situação. Terá consolo e o socorro do Senhor! Terá vida na morte e ressuscitará com um corpo perfeito e glorificado no último dia. Sim, diz Jesus, “porque aquele que crê em mim, não permanece nas trevas”, mas quem anda nas trevas, não sabe para onde vai! Quem anda nas trevas, quem anda longe de Deus, quem vive, como diz uma canção popular , “deixando a vida me levar”, anda nas trevas! Quem não crê que pelo sofrimento de Seu Filho, Jesus, Deus nos tirou das trevas, vencendo o poder e o domínio do pecado que nos separava dEle, vencendo o poder e o domínio das forças do mal, das forças espirituais, das forças que são principados, potestades, dominadoras do mal , venceu o domínio e o poder da própria morte!  Quem não crê nisso, anda nas trevas, e não sabe para onde vai! E quem não sabe para onde vai, não chega ao destino, como aquele avião... a tragédia é inevitável! Neste caso, a tragédia é eterna! Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo, em trevas, isto é, na incredulidade. Nós que estamos em Cristo Jesus, pela fé, sabemos aonde vamos, porque em Jesus Cristo, escreve o apóstolo Paulo, “todos vós sois filhos da luz e filhos do dia”. Não somos da noite e nem das trevas. Sabemos que o nosso destino é a vida eterna. Sabemos que nesta caminhada para o nosso destino, passamos por momentos alegres e momentos tristes. Passamos por grandes provações, por enfermidades. Passamos por momentos de saúde. Passamos até pela morte, mas Deus está conosco e por isso, diz o rei Davi, “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu, Senhor,  estás comigo”... Porque o Senhor está conosco, resplandeceu em nós a luz do Seu amor e da eterna salvação, e porque estamos na luz, sabemos com quem estamos e para onde vamos ! Mas “quem anda nas trevas, não sabe para onde vai”.
   O fim, é trágico!
   Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...