segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

JESUS, A LUZ DO MUNDO

JESUS, A LUZ DO MUNDO

         Estamos vivendo numa época em que há muita luz e progresso no campo da tecnologia, da ciência, da arte e da cultura. Mas, nos encontramos também numa época em que há imensas trevas e muita confusão no mundo em que vivemos.
         Observando a situação do mundo, a violência crescente em nossa cidade, a sensação de insegurança, as inúmeras catástrofes que tem acontecido, como esta que ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro, percebemos logo que, apesar dos progressos científicos e tecnológicos, existe um clima de muita insegurança e incerteza. E quando a situação presente é caótica, então, geralmente, o futuro nos inspira ainda mais temores e dúvidas.
         Estamos no início do ano de 2011, e pensamos muito em termos de futuro. Mas, em virtude da situação atual, quando a possibilidade de sermos assaltados, de não termos condições de sustentar a nossa família, de sofrermos com alguma catástrofe ou de sermos mortos, tudo isso podendo se transformar em realidade será que podemos ter perspectivas otimistas quanto ao futuro?
         Quando assim pensamos, certamente nos sentimos tão inseguros quanto alguém que, na escuridão da noite, deve andar sem luz por um caminho que lhe é totalmente desconhecido. É nesta ocasião que Jesus, o Filho de Deus e Salvador de todos, se apresenta a nós e diz: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida”.

         Jesus queria que ficasse bem claro que Ele era aquele que havia sido prometido a humanidade para trazer luz ao mundo. Por isso, começa seus ensinamentos no templo em Jerusalém com a afirmação de nosso texto: “Eu sou a luz do mundo”. E o profeta Isaías, falando da revelação deste Jesus, diz: “O povo que andava em trevas, viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz” (Is. 9.2).
         Talvez tu, estimado irmão e irmã, estejas perguntando: O que Cristo tem a ver com a situação de insegurança, de incerteza quanto ao futuro, da ameaça de catástrofes, com o fato de o mundo estar mergulhado em trevas? Como poderá ser Jesus a luz, a solução para os que se sentem inseguros, para todos os que de uma ou de outra maneira sofrem ou se sentem ameaçados de perderem os seus bens e a sua vida?
         A questão é a seguinte, basta que todos entendam isto: Se existem calamidades, doença e desespero; se há falta de amor entre as pessoas; se o mundo está em crise, se estamos vivendo nas trevas da insegurança, e, se temos que passar pela morte, tudo isto está aí apenas como conseqüência de outro mal maior. E este mal maior é a separação do ser humano de Deus, o seu Criador, gerada pelo pecado. O pecado transformou o ser humano num ser infeliz e carente em todos os sentidos, num ser mortal e objeto do eterno sofrimento, além de ter trazido para o mundo todos os males que afligem a humanidade.

         Olhando para toda esta tragédia da região serrana do Rio, olhamos atônitos e perguntamos: Por quê? Bom, as respostas podem ser muitas: desmatamento, poluição, lixo, construções erradas em áreas de risco, mudanças climáticas e por aí vai. Poderia ser diferente se o Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais, prometido agora pelo governo, já estivesse funcionando.
         Interessante que na pior chuvarada que se tem notícia no mundo aparece um homem chamado Noé, cujo nome em hebraico significa: “consolo, alívio”. Noé que nasceu para consolar os flagelados nesta terra amaldiçoada pelo pecado alertou por 120 anos sobre o dilúvio, mas a maioria zombou dele. Aliás, quantos hoje tiram sarro daqueles que falam do pecado e da condenação eterna e da necessidade que temos da fé em Jesus para nos livrar destas coisas???
         Foi pensando também em temporal que Jesus disse que quem ouve e vive os ensinamentos dele é “como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes... porém a casa não caiu porque estava construída na rocha” (Mt. 7.24,25).
         Cristo, o Filho de Deus, se fez ser humano. Homens comuns não fazem o que Jesus fez. Ele fez aquilo que nem os melhores médicos, com seus sofisticados equipamentos, conseguem fazer. Ele transformou a morte em vida.
         E assim Ele é a solução para os nossos problemas, pois Ele aboliu a causa de todos os nossos males, o pecado, no sentido de que agora Deus perdoa os pecados de todos aqueles que se arrependem e creem no pagamento que Cristo efetuou em nosso lugar.
         Cedo ou tarde passaremos por tragédias. Chuvas torrenciais, morros deslizando, vales devastados, são a coisa mais certa. Doenças, acidentes, mortes, sofrimentos dos mais diversos, ninguém escapa. Diante disto, fica a pergunta: temos um plano de emergência, uma “defesa civil”? Temos um consolo que ajuda?
         Uma cena que me tocou e chamou atenção nesta tragédia carioca foi o testemunho de um pai, resgatado junto com o seu filho de apenas 6 meses, filho este que o pai hidratou com a própria saliva. Não sei se todos vocês acompanharam a entrevista?! Enquanto era entrevistado, ao lado dele aparecia uma Bíblia aberta.
         Sem dúvida, junto com todo o consolo material e psicológico, só o consolo de um Deus que nos ama e que deu o Seu próprio Filho para nos salvar é capaz de ajudar.

         Jesus agora nos garante: “Quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida”. Jesus está oferecendo a ti uma real razão para viver. Para muitos a vida não tem mais nenhuma razão para ser vivida. Exatamente nesta situação Jesus convida: Siga-me, e tu não andarás em trevas!
         Faça isto, siga a Jesus, que é a luz do mundo! Então, a tua vida terá sentido, e a tua alma estará assegurada para um futuro maravilhoso lá no céu. Amém.

Pastor Alessandro Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...