segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Culto do dia 30 de janeiro de 2011 - Pastor Alessandro Souto

(melhor visualizado no browser Firefox)

Hinos para o culto:

146
252
25 (hinário alternativo)
77 (hinário alternativo)
239

Leituras do dia:

Salmo 15 (Confissão dos pecados)
Epístola 1º Cor. 1.23-31
Evangelho Mt 5.1-12

Sermão Pastor Alessandro Souto
BEM-AVENTURADOS EM CRISTO
Parte 1

Sermão Pastor Alessandro Souto
BEM-AVENTURADOS EM CRISTO
Parte 2


SERMÃO PARA 4o DOMINGO APÓS EPIFANIA
TEXTO: MATEUS 5.1-12
TEMA: “BEM-AVENTURADOS EM CRISTO”

INTRODUÇÃO

         Estimados irmãos em Cristo. Este texto das bem-aventuranças está inserido no início do chamado “Sermão do Monte” proferido por Jesus, o qual compreende os cap. 5, 6 e 7 de Mateus.
         Este texto é bastante desafiador para nós. Jesus está dizendo que ser cristão é fazer coisas que o mundo não quer, não aprova e não compreende.
         Talvez, precisamos começar entendendo o que é bem-aventurado?! Bem-aventurado é feliz, abençoado.

PARTE I

         As bem-aventuranças são palavras para quem já é cristão, para quem já tem a fé salvadora em Jesus, para quem o Espírito Santo já agiu no coração. Estas palavras não são para alguém que ainda não é cristão, pois o que torna alguém bem-aventurado, feliz é justamente a fé em Cristo Jesus.
         Nós cantamos à pouco: “Andam procurando a razão de viver,/ neste mundo mau querem paz receber/ seguem seus caminhos pensando achar/ algo que pra vida valor possa dar./ Mas só Jesus pode dar a razão de viver”. Sem Jesus a pessoa não tem razão para viver, não tem alegria e paz verdadeira, não é, portanto, bem-aventurada.
         Precisamos cuidar para não entender este texto como uma lista de regras para tornar alguém um cristão: “Olha, se tu seguir todas estas regras aqui, tu te tornará um cristão, e serás bom, forte e cheio de poder espiritual”.
         Podemos dividir as bem-aventuranças em três partes. Nas quatro primeiras vemos qualidades que distingue o cristão das demais pessoas.
         “Bem-aventurados (felizes) os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Humildes, aqui pode ser substituído por pobres: “o que é ser pobre para Deus?”
         Significa reconhecer a nossa miséria, ou seja, que nada temos do que nos orgulhar diante de Deus. O que temos para apresentar diante do Senhor? Temos o pecado e isto certamente não nos engrandece e nem nos torna merecedores de alguma coisa.
         Vemos muito hoje nas seitas e nas filosofias de vida esta tendência de querer buscar no próprio ser humano uma bondade e humildade que as pessoas não têm dentro de si.
         Esta humildade, esta pobreza só é reconhecida através da fé em Cristo. A fé que recebemos por ação do Espírito Santo, pois a nossa tendência natural é a exaltação, dizer que somos isto ou aquilo, que merecemos isto ou aquilo.
         A segunda bem-aventurança diz: “Bem-aventurados os que choram porque serão consolados”. Chorar aqui significa uma tristeza tal que não se consegue esconder, um lamento profundo. É o termo usado no grego para relatar o choro pela morte de alguém: o luto. Perder uma pessoa querida é algo que ninguém consegue esconder, mas temos o consolo de Deus. Sabemos que pela fé alcançamos a vida eterna e entre cristãos, a morte quer dizer um simples até logo, pois haverá o reencontro lá nos céus.
         Há ainda outros motivos pelos quais podemos nos entristecer, mas sempre temos diante de nós o consolo da Palavra de Deus, que diminui e acalma todo e qualquer sofrimento.
         Também podemos dizer que chorar é o lamentar pelos nossos pecados, mas temos o consolo: o perdão que recebemos através de Cristo.
         A terceira: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. A mansidão é uma característica do cristão.
         Ser manso é ser brando, dócil. É não levar em conta os pecados e as ofensas dos outros. É uma atitude que, para nós, não é fácil, pois saber perdoar é esquecer tudo o que aconteceu. Nós, normalmente pensamos na vingança e o não perdoar também é uma forma de se vingar do outro, deixando-o com o coração pesado. Aliás, a maioria dos problemas nas famílias é a falta de perdão, a falta de mansidão.
         A quarta: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos”. Ter fome e sede de fazer o que é certo. Desejar que a justiça de Deus se manifeste através da fé. É ter a esperança de que Deus nos justifica e nos aceita por meio de Jesus. É desejar que quem não crê chegue também ao conhecimento da Salvação pela fé.

PARTE II

         As outras três bem-aventuranças que seguem tratam da nossa relação com o próximo.
         “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. Sentir misericórdia é ter compaixão pela miséria do outro e isto só podemos alcançar através da fé, pois Deus teve por primeiro, compaixão com a miséria humana e não permitiu que o ser humano recebesse o justo pagamento pelo seu pecado, ou seja, a condenação.
         O sentir misericórdia nos leva a missão, pois o nosso testemunho permite mostrar ao nosso próximo que não crê, uma palavra de conforto, esperança e Salvação. Deus quer que nós sejamos instrumentos para levar a Salvação a outras pessoas.
         A próxima bem-aventurança afirma: “Bem-aventurados os limpos de coração porque verão a Deus”. O coração é tido como o centro de toda a vida emocional e espiritual. Somente com um coração limpo, o qual recebemos só através da fé, é que podemos chegar até Deus e por conseqüência saber tratar bem o próximo. É impossível ter uma boa relação somente com Deus. O apóstolo João afirma: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê” (1º Jo. 4.20).
         Depois temos: “Bem-aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus”. Promover a paz, algo que o mundo fala tanto e não consegue. Aqui não se trata da paz como ausência de guerra, mas de uma atitude de vida, que muda a pessoa, tornando-a filho de Deus. Deus, através de Cristo, nos tornou seus filhos, esquecendo o nosso pecado.
         Todas estas bem-aventuranças descrevem o cristão e o seu modo de agir. Mas ser cristão neste mundo traz as suas conseqüências, descritas nas duas últimas: a perseguição.

CONCLUSÃO

         Assim, nós cristãos, somos bem-aventurados, felizes não por nosso mérito, mas pelo amor gracioso de nosso Deus. O mundo considera loucura a mensagem deste Deus acolhedor que perdoa e auxilia nas angústias de cada um que crê.
         Como é bom saber e crer que a Vida Eterna não depende das minhas forças, mas da ação amorosa de Deus. É por isso que somos bem-aventurados, felizes. Sejam bem-aventurados, felizes com Jesus. Amém.

Cântico Solta o cabo da Nau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...