quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

QUE DEUS É ESSE?

   Em nome de deus já fizeram coisas que “até Deus duvida!” E por incrível que pareça, continuam fazendo! Pergunto-me: que deus é esse? Sim; que deus é esse, que vende milagres sem dar recibo? Que recebe o dízimo e dá diploma de dizimista assinado por Jesus (acredite – até isso já apareceu). Que deus é esse, que deixou de receber ofertas sobre o altar como forma de gratidão e agora envia boletos bancários? Pague seu boleto no banco e receba a sua bênção em casa. É isso?
Que deus é esse, que parece estar sentado em sua cadeira real jogando com a miséria alheia? Que pede ao pobre que venda o que de mais valioso ele tem em sua casa e doe o dinheiro à determinada igreja? Que deus é esse, que tudo pode, mas nada faz sem troca de favores? Que deus é esse que “controla” a vida das pessoas como se fossem marionetes? Que se esconde atrás de desejos de homens que se auto-intitulam seus representantes legais e enriquecem a custas da ingenuidade alheia. Que promete que tudo vai dar certo, e se não deu, a culpa é sua que não teve fé.
Que deus é este? Francamente, se deus é assim o diabo já não me parece mais tão ruim.
Sou pastor – não por méritos, mas por misericórdia de Deus. E desde muito antes de ser pastor, sou cristão convicto; e como tal, acredito firmemente que tudo o que sou e tenho, serei e terei, devo ao meu Deus. Mas este deus descrito acima, e apregoado por muitos, definitivamente não é o meu Deus! Muito menos o Deus da Bíblia, embora homens usem o livro sagrado para proclamar este deus. Um deus cruel que age de acordo com interesses humanos e responde apenas aos anseios de uma pequena parcela privilegiada, que descobriu como agradar a este deus; ou, como engabelar o povo.
Não. Definitivamente este não é o meu Deus. Porque este deus de fato não existe. Foi inventado por homens para atender a interesses pessoais e infelizmente, tem levado um número enorme de pessoas a ignorar o verdadeiro Deus que é bem diferente. 
Talvez seja por isso que, quando Moisés pediu a Deus como deveria apresentá-lo para as pessoas, Ele se limitou a dizer: EU SOU QUEM SOU (Êxodo 3.14). Sim, Ele é exatamente quem Ele é. Não quem dizem que Ele é; não quem pensam que Ele é. Diferente do deus inventado e apregoado pelos homens, o verdadeiro Deus ofereceu sua ajuda, amor e compaixão, quando ainda sequer tínhamos algo de bom a oferecer (1 João 4.10). E continua a fazê-lo de Graça!
Este é o Deus da Bíblia. Ele não se limitou a ficar sentado em seu trono celestial, aceitando barganhas em troca de favores. Ele se fez um ser humano; e em vez de sacrifícios, a única coisa que e Ele quer é um coração crente e agradecido (Gálatas 2.8,9). Enquanto o deus dos homens espera que eles cheguem até sua presença, o Deus verdadeiro vem aos homens e os ama a ponto de dar sua vida por eles (João 3.16). Por amor e de Graça!
Este é o Deus da Bíblia. O meu Deus. O nosso Deus. Um Deus que não se esconde atrás de regras tolas e poções milagrosas. Deus não quer pessoas alienadas, reféns de interesses de homens. Ele deseja sim que todos os homens (de todas as classes, raças e nações) conheçam a verdade e sejam livres e felizes (João 8.32).

Ernani Kufeld
Teólogo e pastor da Igreja Luterana de Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...