segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Culto do dia 22 de agosto de 2010 - pastor Alessandro Souto



Leituras dia:

Salmo 50.1-15
Leitura da Epístola: Hebreus 12.4-14
Leitura do Evangelho: Lucas 13.22-30

Obs.: Peço desculpas, mas por um problema técnico, perdi alguns segundos do sermão.
Logo abaixo da parte 1 do sermão em vídeo, segue o trecho perdido. Na sequência, (partes 2 e 3) o sermão está correto.

Sermão 22 agosto 2010 - Pastor Alessandro Souto
parte 1


(trecho perdido) ...a nossa gratidão pelas bênçãos recebidas, e podemos pedir, suplicar a sua ajuda para enfrentarmos e superarmos as nossas dificuldades e problemas.
         O cristão deve orar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de si mesmo. “Trabalho sem oração é perda de tempo; oração sem trabalho é mero entusiasmo”...

Sermão 22 agosto 2010 - Pastor Alessandro Souto
parte 2

Sermão 22 agosto 2010 - Pastor Alessandro Souto
parte3







TEMA: “SOS DE DEUS”
INTRODUÇÃO
         Estimados irmãos e irmãs em Cristo. SOS é a sigla utilizada para representar socorro ou emergência. Antigamente era muito utilizada em código Morse para pedidos de socorro. Os navios utilizavam este símbolo para pedirem ajuda nas emergências.
         No uso popular, SOS foi associado a frases como “Salve nossos marinheiros”, “Salve nosso Navio”, “Sobreviventes na costa” ou ainda “Salve nossas almas”.
         O versículo que destacamos do Salmo 50 nos ensina a invocar a Deus na angústia, ou seja, na dificuldade, na aflição, no sofrimento. Invocar a Deus significa chamar a sua presença, pedir o seu auxílio. E quando fazemos isto com confiança e com sinceridade temos a promessa divina: “Eu te livrarei”, ou seja, “Eu, o Senhor, teu Deus, te ajudarei, estarei ao teu lado, te darei forças”.
         É por isso que podemos chamar este vers. 15 do Salmo 50 de “SOS de Deus”.
PARTE I
         A palavra “angústia”, em hebraico, deriva de um verbo que significa ser estreito. Não dizemos que quando estamos angustiados, estamos em aperto? O que fazer na “angústia, no aperto”? Como reagir diante da estreiteza de opções?
         Deus nos deu a possibilidade e o privilégio de conversar com Ele através da oração. Na oração invocamos a Deus. Através da oração podemos compartilhar com Deus os nossos pensamentos e realizações, alegrias e tristezas, esperanças e decepções. Nesta conversa com Deus, podemos colocar diante Dele a nossa gratidão pelas bênçãos recebidas, e podemos pedir, suplicar a sua ajuda para enfrentarmos e superarmos as nossas dificuldades e problemas.
         O cristão deve orar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de si mesmo. “Trabalho sem oração é perda de tempo; oração sem trabalho é mero entusiasmo”.
         Porém, precisamos ter cuidado com alguns erros que existem hoje em relação a oração.
         Muitos acham que a oração é um meio da graça. Que ela fortalece a fé. Quando as pessoas têm problemas, elas oram, oram, oram, e se esquecem de ouvir Deus falar com elas na Sua Santa Palavra.
         Muitos dizem: “parece que Deus não me ouve”. O problema é que nós não estamos ouvindo Deus. Este é um importante detalhe na oração: é preciso primeiro ouvir as palavras de Deus para que Ele ouça as nossas. A oração é o pulmão da fé. O cristão que não ora, não respira. Hoje, precisamos da Palavra, dos cultos, da Santa Ceia, da Bíblia, dos estudos bíblicos, de bons livros cristãos. Depois então poderemos orar com mais confiança, alegria, na certeza que Deus escuta e quer ajudar.
         Hoje há muitas superstições em torno da oração: Copo de água sobre o rádio ou tv; levar fotografias, peças de roupa, carteiras de trabalho ou motorista para alguém orar em cima destas coisas; se subir ao monte para orar, a oração será mais forte, mais poderosa; se jejuar tem mais chance de Deus atender a oração, porque com esse sacrifício se agrada a Deus.
         Hoje, algumas seitas desprezam a oração do Pai Nosso, dizendo que ela é uma oração decorada e que por isso não tem valor.
         As pessoas que colocam a oração como ponto mais forte, desprezam o culto, a pregação, o ensino da Palavra e a Santa Ceia. Já ouvi muitas pessoas dizerem: “não vou a igreja, mas oro bastante em casa”.
         Hoje se ensina que há pessoas poderosas na oração, que têm a capacidade de fazer Deus agir. “Fulano de tal tem uma oração forte”. A ênfase está no poder da pessoa e não na graça, misericórdia e poder de Deus.
         Hoje, muitos ensinam que as pessoas devem determinar, ordenar o que Deus deve fazer e a bênção que querem receber. Porém, a Bíblia ensina que Deus atende as nossas orações de acordo com a sua vontade, a seu tempo e a seu modo.
         Muitos pensam: “Orar e não orar dá na mesma” - porém, estão esquecendo que, se não orar, estão pecando.
PARTE II
         “Invoca-me no dia da angústia, eu te livrarei e tu me glorificarás”. Precisamos recorrer ao SOS de Deus. Deus, como Pai Celestial quer te ajudar e acompanhar. Jesus afirmou: “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Jesus venceu os nossos piores inimigos para que tivéssemos uma vida abençoada aqui no mundo e principalmente a vida Eterna no céu.
         Graças a Deus, não temos que viver chorando 24 horas por dia. Toda “angústia” tem as horas contadas. Vai passar, assim como passam também as alegrias.
         Percebam que “dia da angústia” está no singular. Nem todos os dias são de angústia. Na verdade, se fôssemos contar quantas horas passamos doentes ou tristes, ficaríamos surpresos ao descobrir que a maior parte dos nossos dias é de alegria, não de tristeza; é de saúde, não de doença. Uma ou outra pessoa poderia dizer que sua vida é feita de dias de angústia. Porém, há vários exemplos de pessoas que viveram em muita tribulação, no entanto, a dificuldade foi vista por elas como degraus para chegarem ainda mais perto de Deus. É por isso que o apóstolo Paulo afirma: “Por que o poder se aperfeiçoa na fraqueza; porque quando sou fraco, então, é que sou forte” (2º Co. 12.10).
CONCLUSÃO
         O final do versículo 15 do Salmo 50 diz: “e tu me glorificarás”. Esta deve ser a nossa resposta de gratidão a Deus. Não esqueçamos de glorificar a Deus. Dar glória a Deus pelo seu auxílio e por ter enviado Jesus para nos salvar. O culto é o momento em que Deus serve a seu povo, e no qual o povo apresenta seus louvores a Deus. Busque sempre o SOS de Deus. Amém.

3 comentários:

  1. Nem tudo é superstição, depende da intenção?

    Mateus 6,16-17 (Sobre jejum)
    E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
    Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto
    Atos:13,2-3 (Sobre Jejum)
    E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
    Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
    A que tipo de jejum se referiam?
    Saudações em Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Será mesmo?
    Atos 19,11-12
    E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
    De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.
    Lenços, aventais...

    ResponderExcluir
  3. Olá estimados anônimos!
    O jejum era um costume do povo judeu. Era um rito religioso entre judeus e cristãos. Muitos cristãos no tempo de Jesus e dos apóstolos jejuavam por terem vindo do judaísmo, encarando, portanto, o jejum como um dever. Jesus não proíbe nem exige jejum. O jejum não torna algo mais forte. Muitos encaram o jejum como um sacrifício que agrada a Deus. Percebam que quando Jesus fala sobre o jejum, Ele apenas diz: "Se jejuares, não faças disso um espetáculo. Jejua, mas não deixes transparecer". O jejum é uma opção pessoal de cada pessoa, porém, jamais é uma obrigação que tenha como objetivo agradar a Deus.
    Quanto ao segundo comentário. Não podemos esquecer que Deus deu poder especial aos discípulos e apóstolos para a instauração e afirmação do reino de Deus. No texto específico de Atos 19 DEUS concedeu "milagres extraordinários" para combater a magia (artes mágicas) e uma espécie de espiritismo que havia em Éfeso. Percebam que o texto diz que foram levados "lençois e aventais" do uso pessoal de Paulo para os enfermos e não que se traziam lençois dos enfermos para ele fazer oração em cima disto.
    Em Cristo!
    Abraço!
    Pr. Alessandro Souto

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...