segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Informativo Boa Nova Agosto 2010





DIA DOS PAIS:
ORIGEM E SIGNIFICADO
Rev. Alessandro Souto

O Dia dos Pais tem uma origem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
    Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.
    Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora.
    A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais
    No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia. Na maioria dos outros países a data é comemorada no terceiro domingo de junho.
    No segundo domingo de agosto comemoramos o dia dos pais. Muitas pessoas já não têm o pai para comemorar com ele. Outras vivem afastadas do pai, mas boa parte vive com ele. E muito do que nós somos vem do pai.
    Muitos pais se esquecem de Deus na vida dos filhos quando são pequenos. E Jesus é enfático ao dizer: “E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço” (Marcos 9.42).
    Muitos pais dizem: “mas eu não sou culpado do meu filho não ir à Igreja”. Será? A idade de aprender é especialmente entre 2 e 7 anos. Como poderá a criança ir sozinha? Se o pai não a levou ao encontro com Jesus, é o mesmo que dizer: o pai o impediu de conhecer o amor, a misericórdia e o perdão de Deus em Cristo. E este pecado é tão grande que Jesus diz: “se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço”.
    Quando o pai é omisso, não ensina, não é bom exemplo, alguém outro o ensinará e será exemplo para o filho. Quem sabe será alguém que ensinará o caminho das drogas, da violência e do crime. Está aí o exemplo do goleiro Bruno que não teve um pai presente.
    Quando os filhos são levados aos braços de Deus em Cristo, conhecerão o que Deus lhes diz: “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor” (Colossenses 3:20). Estes filhos, com raras exceções, serão filhos amáveis, bondosos; honrarão e respeitarão seus pais e os tratarão com amor e carinho a vida toda.
    Conduzir os filhos a Jesus também significa viver uma vida religiosa exemplar. A influência dos pais nos filhos é tremenda. O exemplo dos pais sempre fala mais alto do que as palavras. Daí a necessidade dos pais praticarem o cristianismo em toda a sua dimensão.
    Pai que pode festejar o seu dia, ser aclamado e aplaudido é aquele que se preocupa diariamente em dizer a Deus no dia do juízo final: “Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu” (Hebreus 2.13). E assim, entrarão nos céus, o pai com seus filhos, e, juntos viverão com o Senhor eternamente. 



PAPAI: CONFIO EM TI 
Papai, eu confio em ti porque o teu Deus e Pai é o meu Deus e Pai. “Eu sou o Deus de teu pai” (Êxodo 3.6).
    Papai, eu confio no teu poder, porque ele emana de Deus, quando, como o salmista, tu clamas: “Ó Deus, salva-me pelo teu poder!” (Salmo 54.1).
    Papai, eu confio nos teus cuidados, porque tu atendeu ao Senhor quando Ele recomendou: “Ensina a criança no caminho que deve andar” (Provérbios 22.6).
    Papai, eu confio no teu amor, porque me dá o pão, as vestes, o lar, ternura, disciplina e me conduz a um amor infinito quando me conscientiza de que “se Deus de tal maneira nos amou, devemos também amar as pessoas” (1 João 4.11).
    Papai, eu te amo porque o teu amor é o complemento do amor do Pai que temos em comum...    
            ... Deus é nosso Pai!

FELIZ DIA DOS PAIS!





No inverno existem muitas campanhas para arrecadar agasalhos e cobertores para pessoas necessitadas, para que se aqueçam nos dias frios. Uma destas propagandas que passou na TV, dizia mais ou menos assim: “Neste inverno, não seja frio, doe um agasalho”.
    Nós podemos adaptar essa frase para nossa realidade de cristãos: “Neste ano, não seja frio, aqueça corações com o amor de Cristo”.
    Assim como são arrecadados agasalhos em cada inverno, todos os anos, o desafio Aquecendo Corações não é apenas para um ano, mas para toda nossa vida de cristãos.
    Isso porque sempre há corações passando frio, isto é, sempre tem gente que ainda vive na frieza do pecado e longe do calor do amor de Cristo, que dá nova vida ao coração com seu perdão e salvação.
    Tu e tua família podem ajudar a aquecer corações com o amor de Cristo: “adote outra família como sua afilhada espiritual durante um ano, para levar a ela de uma maneira contínua e dedicada o amor de Cristo. Convide esta família para os cultos e os estudos bíblicos no seu bairro.
Seja você também um instrumento de Deus para salvar muitas pessoas: Adote uma família ou um amigo, e leve o amor de Cristo para aquecer a quem passa frio no coração!


CONSTRUÇÃO DE TEMPLO
A congregação Emanuel do Bairro Cidade Nova está construindo a sua igreja (templo). Todos sabem que uma construção envolve bastante gastos.
    Por isso, queremos novamente pedir que todos os membros da CEL Da Paz pensem com carinho neste projeto e auxiliem com ofertas especiais para a construção deste templo. Destine um valor para esta nobre causa.
    Estamos distribuindo envelopes especiais para este projeto de construção. Vamos juntos realizar mais este desafio! Não deixe de participar e colaborar!


ENCONTRO DA AMIZADE
No dia 15 de agosto teremos o 1º encontro da amizade dos jovens em Nova Petrópolis. O início será às 09:30.
    Iniciaremos com um devocional e durante o dia, seguiremos com gincanas. A inscrição será gratuita e a alimentação ficará a cargo de cada jovem. Gostaríamos que os jovens participassem e aproveitassem esse dia para conhecerem outras pessoas e fazer novos amigos!! Queremos fazer com que esse encontro seja bem descontraído!!!
    Todos os jovens estão convidados a participar!


DEZ MANEIRAS DE SER UM PAI MELHOR
    1. Ame a mãe de teus filhos. Um marido e uma esposa que demonstram em casa seu relacionamento de amor fornecem um ambiente seguro e feliz para os pequenos;
    2. Gaste tempo com tuas crianças. Nada poderá substituir tua presença como pai;
    3. Conquiste teu direito de ouvir e ser ouvido. Seja um pai amigo, disponível para conversas importantes e supérfluas;
    4. Seja disciplinador. Pai que ama, corrige. Mas lembre-se: o papel da disciplina não é humilhar ou descarregar o nervosismo no filho. Faça tudo com amor e “com a cabeça fria”;
    5. Seja um “pai-modelo”. Mostre aos seus filhos as responsabilidades e privilégios de conduzir uma família. Eles o irão respeitar e admirar;
    6. Ensine-os a viver e fazer boas escolhas. Essa responsabilidade é dos pais, e se tu não o fizeres, alguém o fará.
    7. Valorize os momentos junto à família. A maioria das crianças não sabe o que é uma reunião familiar prazerosa, sem discussões e abordagem de assuntos mesquinhos. Mostre que é possível almoçar e jantar com a família reunida e fazer disso um momento especial;
    8. Leia para seus filhos. Quando um pai senta-se junto à cama das crianças para contar histórias infantis e de Deus, desperta-lhes a criatividade, fortalece-lhes a fé e mostra que não é só nos filmes que os pais conseguem demonstrar amor;
    9. Mostre afeição. Todos os dias faça algo que demonstre aos teus filhos teu amor de pai. Essa é uma necessidade da criança e do adolescente que pode ser suprida com palavras e gestos amáveis que comprovam sua aceitação na família;
    10. Nunca deixe de ser pai. Não abandone teus filhos no altar de um casamento ou na porta do primeiro emprego. Não seja inconveniente, mas dê-lhes a liberdade de saber que podem contar contigo para todo o sempre.


ONDE ENCONTRAR AJUDA?
Se você, prezado(a) irmão(ã) tem algum amigo, colega ou familiar com algum problema que se identifica com os títulos dos livretos abaixo relacionados, saiba que eles estão á sua disposição com ajuda espiritual de alta qualidade, editados pela Hora Luterana. Entre em contato com a presidente das Servas, Sra. Léa, que teremos o máximo prazer em ofertar ajuda que vem da palavra de Deus.
Esperando por um milagre        
Procurando emprego     
Estou preso                
Bebida: alegria ou problema?   
Os pilares da auto-estima
Como Vencer a solidão            
A obra divina da criação        
O luto                                   
Paz é o que queremos            
A família e a aids                   
Ser pai                        
Mães sozinhas
Estamos separados: e agora?  
Ser família                   
Ser mãe            
Ser feliz no casamento            
A violência familiar        
A verdade sobre os anjos        
Ser jovem                    
Falando com Deus em oração



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...