quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Culto de dia dos pais - pastor Alessandro Souto

[melhor visualizado no navegador Firefox. No Internet Explorer a pré-visualização fica na lateral, quando deveria ficar no centro]

Leituras do culto:
Textos de Provérbios
Epístola: Efésios 6.1-4
Evangelho: Lucas 12.22-32


Sermão dia dos pais - 2010
Pastor Alessandro Souto
parte 1


Sermão dia dos pais - 2010
Pastor Alessandro Souto
parte 2





TEMA: “SER PAI É UMA GRANDE RESPONSABILIDADE”

INTRODUÇÃO
        
         Estimados irmãos e irmãs em Cristo. Gostaria de iniciar esta mensagem fazendo a seguinte pergunta: “É fácil ser pai?”
         Ser pai não é apenas um privilégio, mas é também uma benção de Deus, exigindo, portanto, uma grande responsabilidade.
         É triste constatar, nos dias de hoje, que muitos pais abandonam seus filhos e seus lares, pouco se importando se isto está de acordo com a vontade de Deus.
         É triste constatar, que, quando se lembram dos filhos, se preocupam somente em lhes dar uma estabilidade financeira, dar-lhes bons estudos, em boas escolas e faculdades, a fim de “se darem bem na vida”, e terem um futuro do qual irão se orgulhar, mas acabam esquecendo o principal, ou seja, a educação na fé cristã.
         É triste verificar que muitos pais acham que cabe somente às mães a responsabilidade da educação religiosa.
         É triste constatar - que existem pais que, aos domingos [ou aos Sábados], na hora do culto, em lugar de conduzir os filhos à igreja preferem lhes proporcionar somente passeios e diversões, fora dos caminhos ou da rota da igreja.

PARTE I

         Assim, podemos concluir que estamos atravessando uma época muito perigosa. Tem razão quem diz que não podemos culpar apenas a juventude pela imoralidade, pelos abusos do álcool, drogas e coisas dessa natureza. Há pais que tem grande parte de culpa nisso, pois há falha na educação e no conduzir dos filhos pelos bons caminhos. Onde há falta de bons conselhos e de bons exemplos, aí sem sombra de dúvidas, a tragédia irá se desenhar, mais cedo ou mais tarde.
         1) (Pegar uma folha em branco) Filhos são como uma folha em branco. O que tu, como pai, vai imprimir nesta folha? O que escreverá? Imprimir neles o respeito, os bons costumes e acima de tudo: o amor de Deus. É preciso preencher esta folha da vida, mas jamais deixar de fora a fé em Cristo e a Palavra de Deus.
         2) Filhos são como um BARCO DE PAPEL, precisam de ajuda para não afundarem nos desafios da vida. Há filhos que são como um barco sem leme: o pai não dá nenhuma direção, nenhuma orientação. Pais cristãos educam apontando para Jesus e a Palavra, com direção sempre certa, segura, equilibrada.
         3) AVIÃO DE PAPEL: representa os filhos que são um brinquedo para o pai (largar o avião): o pai não leva a sério a sua educação e a sua vida espiritual. Representam aqueles pais que não assumem a responsabilidade. Muitos pais não dão a mínima para os seus filhos. Venha a igreja com eles. Escute as suas queixas, os seus planos. Se tu não fizer alguém outro poderá fazer. De repente um malandro, um traficante de drogas. Aí quando te deres conta teu filho terá uma má influência.
         Certa vez um homem encheu seu freezer de carnes, mas esqueceu de ligá-lo na tomada. Quando se deu conta tudo estava estragado. Ligou, mas já era tarde. A carne já estava podre. E aí só tinha que lamentar.
         Cabe, portanto, aos pais a grande responsabilidade pelos filhos, cujas almas estão confiadas ao seu cuidado desde o início da vida. Neste sentido diz Pv. 22.6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.
         4) (DOBRANDO A FOLHA AO MEIO): Há filhos que são diminuídos pelo pai: (A cada frase, dobra-se mais uma vez a folha).
         1. Sai daqui! 2. Não tenho tempo pra conversar sobre isto! 3. Tu não presta! 4. Me deixa em paz! 5. Tu não faz nada certo!
         5) (AMASSANDO A FOLHA): Há filhos que sofrem a violência dos pais. E não só a violência física, mas também a violência emocional. (jogando a folha amassada ao chão). Tem filhos que são desprezados pelos seus pais, são jogados num canto como se não tivessem valor algum.
         O texto de Ef. 6.4 diz: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. A irritação se dá quando pais falam de si mesmos, com princípios apenas firmados na experiência pessoal ou no que os outros praticam (e que muda de tempos em tempos). Precisamos educar com base naquilo que Deus diz e que nunca muda.
         Por isso, pais, cabe a cada um de nós a sublime tarefa de conduzir os filhos a Jesus e a Sua Palavra. Não deixe o tempo passar. Seus filhos ainda vivem. Há tempo de fortalecê-los, de ampará-los, de reerguê-los se estiverem caídos.
         6) (SOLTANDO A FOLHA AO VENTO): Filhos “soltos ao vento”... que não têm a mão amorosa de um pai para lhes sustentar nos temporais da vida, para lhes amparar nas horas de dificuldade. Como é importante um pai presente e atuante na vida dos seus filhos. Há pais que soltam os seus filhos para o mundo, e não os trazem para a casa do Pai Celestial.

PARTE II

         7) (CRUZ desenhada no centro de uma folha) Agora, há os pais que dão aos seus filhos o maior valor que existe nesta vida: a fé em Cristo. Não apenas levá-los ao batismo, mas o posterior ensino e educação cristã. Não só levar à igreja, mas educá-los na fé cristã.
         8) (CRUZ + CASA: dobrando as pontas formando uma casa) Não só os filhos são abençoados por meio de um pai assim, mas todo o lar!!! Uma família, um lar sem Deus, sem Jesus está desorientado. Não possui objetivo, não vive o verdadeiro amor.
         Conduzir os filhos a Jesus - eis a principal tarefa, a principal preocupação. Esta tarefa se realiza pelo interesse e amor à Palavra de Deus que os pais demonstram. É o conhecimento bíblico, e não outro, que vai revelar aos filhos o pecado em seus corações, bem como, a única maneira de escaparem da condenação eterna: o amor de Deus através de Jesus Cristo.
         Conduzir os filhos a Jesus também significa viver uma vida religiosa exemplar. A influência dos pais nos filhos é tremenda. O exemplo dos pais sempre fala mais alto do que as palavras. Há um ditado que diz: “Palavras convencem, exemplos arrastam”.

CONCLUSÃO

         Um pai jamais se arrependerá de ter conduzido seu filho a Jesus. Além de receber o amor, a honra e o respeito, um dia também, e isto é questão de tempo, irá vê-los como cidadãos da pátria celestial. Como será bom ver os nossos filhos no céu!!!
         Daí o valor da fé e da educação cristã: o pai ensina ao filho o perdão de Jesus, a fé Naquele que nos purifica de todo o pecado. Desta forma, sem dúvida, a sublime missão de pai estará cumprida. Que Deus nos ajude nesta tarefa maravilhosa! Amém.

 

Culto dia dos pais - 2010
Pastor Alessandro Souto
Benção aos pais e benção final



Culto dia dos pais - 2010
Pastor Alessandro Souto
Hino final



Culto dia dos pais - 2010
Pastor Alessandro Souto
Homenagem das crianças da escolinha aos pais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...