segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Culto do dia 31 de julho de 2010 - Pastor Alessandro Souto

[melhor visualizado no navegador Firefox. No Internet Explorer a pré-visualização fica na lateral, quando deveria ficar no centro]

Leituras bíblicas do dia:

Salmo 27.1-9
Epístola: Colossenses 1.21-29
Evangelho: Lucas 10.38-42



Sermão do culto de 31 de julho de 2010 - CELP Caxias do Sul RS
Pastor Alessandro Souto
parte 1



Sermão do culto de 31 de julho de 2010 - CELP Caxias do Sul RS
Pastor Alessandro Souto
parte 2






TEMA: “A MELHOR ESCOLHA”

INTRODUÇÃO

         Escolhas! Como é difícil muitas vezes fazer escolhas, não é verdade? Mas, a todo o momento fazemos escolhas. O importante é escolher certo e escolher o melhor. Certamente vocês tinham outras opções nesta noite de sábado, mas vocês escolheram vir para a igreja e ouvir a Palavra de Deus. E vocês, com certeza, fizeram a escolha certa. Vocês escolheram o melhor, o mais importante, a boa parte, aquela uma só coisa necessária que Jesus disse para Marta.

PARTE I

         O texto diz que Jesus chegou a um povoado e ali Marta o hospedou. Ela tinha uma irmã chamada Maria. Era uma família amiga de Jesus, muito conhecida dele, tanto que Jesus mais tarde ressuscitaria o irmão delas: Lázaro. Estas duas irmãs, porém, diante de Jesus, assumem atitudes bem diferentes.
       Maria, de imediato, senta-se aos pés de Jesus para ouvi-lo. Marta se esforça em servir bem a visita e, por isso, está ocupadíssima. Todos nós sabemos como uma dona de casa corre e se agita quando chega uma visita. “Só não repara a bagunça” é o que muitas dizem logo que o visitante chega.
         Maria ouve os ensinamentos de Jesus e Marta corre, se agita, trabalha. Esta situação só é interrompida quando Marta pergunta a Jesus: “Senhor não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique sozinha servindo? Ordena-lhe que venha me ajudar”.
         Naquele momento, o que era mais importante? Jesus mesmo dá a resposta: importava primeiro ouvir a Jesus. Ele não tinha nada contra a ação, mas diz com clareza que há uma prioridade, há uma escolha mais importante: “ouvir a ele, estar na sua presença”. Foi o que Maria fez: Esqueceu-se do jantar e dos preparativos e permanecia concentrada aos pés de Jesus a ouvir os ensinamentos dele sobre a salvação eterna.
         Marta, nesse momento de escolha, não soube diferenciar o primário do secundário. Não soube escolher entre o bom e o melhor. Marta trocou o espiritual pelo material. Marta trocou o eterno pelo passageiro.
         Por isso, meus irmãos: hora de passear é hora de passear. Hora de trabalhar é hora de trabalhar. Hora de brincar e jogar é hora de brincar e jogar. Hora de estar no culto é hora de estar no culto. Nada pode ser colocado na frente disso. Nada pode tomar o lugar do estar na casa de Deus para ouvir os ensinamentos de Jesus. Precisamos fazer sempre a escolha certa, a melhor escolha.

PARTE II

         O texto deixa claro que não é a falta de tempo, ou ter muitas tarefas que é o problema. O problema é quando Marta coloca o servir no lugar do ouvir. É exatamente nesse momento que Jesus lhe chama a atenção: “Marta, Marta, andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.
         Jesus não repreendeu a Marta por servir de forma dedicada, mas por estar ocupada com coisas que, naquele momento, eram menos importantes. Assim também acontece conosco. Temos mil e uma coisas que nos ocupam, e nem sempre dispomos de um bom tempo para as coisas de Deus. Onde o contato com Deus e a Sua Palavra é desprezado e deixado de lado, todo o restante se torna vazio, enganoso, vão e inútil.
         De tanto se agitar de um lado para o outro, nem sempre conseguimos ouvir Jesus como deveríamos. Muitas vezes ficamos em casa ou tomamos outro rumo, ao invés de nos dirigirmos ao culto para ouvir a pregação do Evangelho. Nem sempre conseguimos colocar na cabeça o seguinte: “de nada vai adiantar viver e fazer aquilo que achamos que é o melhor, o mais legal aqui no mundo, deixando de lado as coisas que servirão para a Vida Eterna. Como é difícil para alguns entenderem que somos pecadores, por isso precisamos de Cristo e de Sua Palavra diariamente em nossa vida.
         Todo aquele que coloca o ouvir os ensinamentos de Jesus em primeiro lugar, escolhe a melhor parte. Ali, onde as pessoas tiram tempo para estar na presença do Senhor, para sentar aos seus pés, ouvir a sua Palavra e receber os Sacramentos, a ação de Deus acontece: a fé é fortalecida, a vida é orientada, as bênçãos celestiais são derramadas, o perdão é oferecido, a verdadeira paz é concedida.
         O ser humano foi criado para viver em constante comunhão com Deus e só nisso se encontra a suprema felicidade. Por isso, não adianta buscar a felicidade em outras coisas. Não vamos encontrar! As pessoas correm pra cá, correm pra lá, fazem isto e aquilo para alcançarem felicidade. Porém, a felicidade está unicamente na comunhão com Deus através de Cristo.
         Neste mundo há somente uma coisa necessária, que deve ser colocada acima de todas as demais coisas: A Palavra do Evangelho e a fé no Salvador Jesus que vem como resultado do ouvir da Palavra. O resto é o resto! Fazem parte da vida, precisamos delas, mas, não são a coisa mais importante.

CONCLUSÃO

         Maria escolheu a melhor parte. Ela estava se preparando para a vida eterna. Por isso, ouvir os ensinamentos de Jesus, com um coração atento é melhor que qualquer trabalho, passatempo ou sacrifício. E esta boa parte não será tirada nem de Maria e nem de qualquer um de nós. Faça sempre a melhor escolha: estar com Jesus. Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...