domingo, 18 de dezembro de 2011

Pergunte ao pastor: Sobre o Natal

     Os leitores do blog CELP sabem que temos uma seção "Pergunte ao Pastor". Nos últimos dias, surgiu uma pergunta extremamente pertinente a esta data, acredito que muitos não sabem de detalhes sobre isto. Boa e abençoada leitura!
_____________________________________________________
 
        
       "Anônimo disse... 
 
Pastor sobre a data do Natal ,a história é controversa , é uma data simbólica crstianizada por um Imperador romano tirada de um paganismo "mitra" qual a posição da Igreja ?"
  
Pr Alessandro Souto disse...
Estimado (a) amigo (a) anônimo (a)! Os Evangelhos não se preocuparam com a data do nascimento de Cristo. Por isso, não sabemos exatamente em que dia e mês aconteceu o nascimento de Jesus. Ao que parece, baseado em Lucas 2.7-9, Jesus teria nascido na primavera ou no verão do hemisfério norte, ou seja, algo entre os meses de abril à agosto. A data do nascimento de Jesus foi fixada no IV século como 25 de dezembro, uma data que coincidia com uma festa pagã. Ou seja, a Igreja queria tornar este dia uma data cristã e não mais uma data pagã. 25 de dezembro era uma data de celebração pagã, onde se adorava o deus sol. Era a data "da antiga festa Romana em homenagem ao Sol" (celebrando o nascimento do deus-Sol) conhecida como “Saturnal”. 25 de dezembro era também a data de nascimento de Mitra, o deus touro persa, deus solar, cultuado na Roma antiga como “Sol Vencedor”. As comemorações das Saturnálias (festas em honra ao deus romano Saturno), que culminavam com a comemoração do nascimento de Mitra, após o solstício de inverno no hemisfério norte, eram as festas pagãs mais tradicionais de Roma. Mesmo depois da cristianização do poderoso império, as tradições pagãs não se renderam à nova religião, o que levou a igreja cristã primitiva a transformar as festas nas comemorações do nascimento de Jesus Cristo, estabelecendo assim, o dia 25 de dezembro como a data oficial do Natal. No hemisfério norte, o solstício de inverno ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro, quando o sol atinge o seu afastamento máximo da linha do Equador, tornando as noites mais longas e marcando o inicio do inverno. O “mitraístas” estabeleceram o dia 25 de dezembro como a data do Natalis Solis Invicti, ou Nascimento do Sol Invencível, festividade esta que coincidia com as “Saturnalia”, uma orgia em homenagem a Saturno. Portanto, a data de 25 de dezembro foi oficializada pela igreja antiga para cristianizar festas que tinham origem pagã. A Igreja queria mostrar que Cristo é o “sol”, a verdadeira luz do mundo, que ilumina a todo aquele que Nele crê. A data real não é algo tão importante. O que importa é que um Salvador nasceu, e Ele é Cristo Jesus, o nosso Senhor. Em Cristo! Pr. Alessandro Souto
_________________________________________________________
voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...