domingo, 8 de abril de 2012

Pergunta do "Pergunte ao Pastor"

Anônimo
 
Jesus fez o sacrifício perfeito...nós não precisamos fazer nada, somente crer nisso, minha dúvida refere-se a qual deve ser o comportamento do cristão na sexta-feira Santa. Não me refiro ao consumo de carne, ou penitências, mas a real postura do cristão neste dia. Obrigado, aguardo sua resposta.
 
 
 
 
Pr. Alessandro Souto 

Estimado (a) amigo (a) anônimo!
Vamos ver se eu consegui captar o sentido da tua pergunta!
Sexta-feira santa: O que fazer neste dia? ficar tristes ou nos alegrar com a morte de Cristo? Ficar quietos, calados num canto como se estivéssemos num velório ou testemunhar sobre o grande amor de Deus por nós?
Sexta-feira santa é o dia em que nós cristãos cantamos: “A paixão do Salvador, sua cruz e dores: contemplai-as com louvor, vós seus seguidores. Vede o que por nós sofreu: entregou-se à morte. Eis assim nos concedeu boa e eterna sorte” (Hinário Luterano 319.1).
De um lado, Sexta-feira santa é um dia de tristeza, pois neste dia as pessoas mataram o Filho de Deus, pendurando-o numa cruz, fazendo dele um espetáculo público.
Mas, de outro lado, Sexta-feira Santa é um dia de júbilo e alegria, pois neste dia Deus nos salvou de todos os pecados, da morte, do inferno e do poder do diabo. Agora ninguém mais precisa ir para o inferno. Cristo nos abriu o caminho para o céu. Há salvação para todos.
Este dia é de extraordinária importância, pois a morte de Jesus é o centro de toda história sagrada. Toda história converge para o Calvário. O povo do Antigo Testamento olhava para frente, esperando o que ia acontecer; nós hoje olhamos para trás, para aquilo que aconteceu. Através do sacrifício de Cristo e da sua ressurreição na Páscoa recebemos perdão e Salvação eterna.
Portanto, sexta-feira Santa não é dia para ficarmos de cabeça baixa e fazermos o velório de Jesus, nem para apontarmos um culpado pela Sua morte. Aliás, precisamos lembrar que foram os pecados de todos nós que crucificaram o Senhor Jesus. Na Sexta-feira santa nós lembramos da vitória de Cristo. Sua morte é a nossa vitória e não derrota. Somente assim foram pagas nossas culpas e pecados diante de Deus. “Está consumado” significa que o pagamento que Deus exigia foi totalmente efetuado. Sua ressurreição é a prova desta vitória. Ninguém precisa pagar por mais nada. O apóstolo Paulo diz: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não colocando sobre os homens as suas maldades”. (2 Corintios 5.19). O apóstolo Pedro diz: “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados.”( 1 Pe 2.24).
Este dia serve, portanto, para contemplarmos e meditarmos sobre a paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo.
Por isso, sexta-feira santa não é só um dia diferente para comer peixe ou passar o dia em jejum, mas sexta-feira santa é dia para consolo, reconforto e renovar nossa confiança no perdão que temos unicamente em Cristo Jesus.
Espero que tenha consigo responder a tua dúvida!
Feliz e abeçoada Páscoa de Cristo!
Grande abraço!
Pr. Alessandro Souto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...