terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pergunte ao Pastor (compilação de perguntas enviadas a um membro da CELP)

"Qual seria a resposta para a morte de bebês?  Seria uma punição de Deus? Ele estaria punindo a quem? Aos pais? À criança recém nascida? E se fossem pais que sempre viveram na fé cristã? Deus não seria e não é injusto. Qual a explicação, então"?


A culpa pela morte de um bebê recém nascido não é dos pais nem da criança. Isto acontece por causa do pecado que afeta toda a criação de Deus e todas as pessoas (cristãs e não-cristãs). O pecado é o causador de todos os males que existem no mundo, inclusive a morte. Enquanto estamos neste mundo todos nós estamos expostos a este tipo de acontecimento (acidentes, doenças, tragédias, morte). Em João 9.2,3 Jesus e os discípulos encontraram um cego de nascença e os discípulos então perguntaram: "Mestre, quem pecou, este ou os seus pais, para que nascesse cego?" E Jesus, então, respondeu: "Nem ele pecou, nem seus pais". Ou seja, não era um castigo ou uma punição especial para aquela família, mas era uma consequência do pecado, e que pode atingir qualquer pessoa. Portanto, uma criança nascer morta jamais será um castigo ou uma punição de Deus, mas uma consequência do pecado que atinge toda a humanidade, sem exceção. Por mais que a pessoa seja cristã, ela não está livre deste tipo de acontecimento. Um cristão pode pedir para Deus não permitir que tal fato aconteça. Porém, se acontecer, o cristão vai entender que Deus, em sua onisciência e sabedoria, assim permitiu. E para pais cristãos, resta o consolo que Deus pode ter agido no coração desta criança, mesmo dentro do útero materno e ter criado a fé naquele pequeno ser. E esta criança está agora no céu na companhia de Deus, desfrutando das maravilhas celestiais. O nosso desafio é não ficar olhando para o problema: o pecado, mas devemos olhar para a solução: Jesus Cristo, o filho de Deus, que deu a sua vida para que nós tivéssemos perdão e Salvação Eterna.

Pastor Alessandro Souto



"As crianças geniais que sabem coisas que nem mesmo pessoas que estudam muito sabem? Seria uma bênção de Deus? Porque somente alguns receberiam este dom, que as vezes se torna uma maldição para a criança? Porque um fardo tão grande para uma criança"?

Nenhuma criança nasce sabendo. Todas precisam aprender. Algumas tem mais facilidade do que outras, ou seja, algumas tem mais capacidade de retenção de informações, ou inteligência. Tudo aquilo que uma criança genial ou superdotada sabe, ela aprendeu de alguém. Ninguém nasce com conhecimento pronto, mas a pessoa (criança) adquire isto através de leitura, vídeos ou de ouvir outras pessoas falarem. Muitos pais ao perceberem esta facilidade do seu filho, acabam aguçando exageradamente esta inteligência, que pode mais tarde se tornar um problema. Eu, sinceramente, não consigo ver nisto, uma benção especial de Deus ou uma maldição. Os pais, ao perceberem que o seu filho possui esta genialidade, devem procurar ajuda profissional (psicólogos e pedagogos). Os pais devem ter o cuidado para não entrar na conversa de que o seu filho é um ser especial que foi enviado de um outro plano espiritual com uma missão especial aqui na terra. Mas, devem entender que o seu filho é um ser humano normal, dotado de capacidades especiais.

Pastor Alessandro Souto 


"Porque pessoas boas, honestas e que praticam a fé, têm câncer"?

A resposta para esta pergunta é bastante semelhante a resposta da primeira pergunta. A pessoa apesar de ser cristã continua sendo pecadora, continua vivendo sob as consequências do pecado. O fato de ser cristão não livra ninguém de doenças, como por exemplo, o câncer. E a pessoa precisa compreender que isto não é um castigo de Deus, mas uma consequência do pecado que atinge toda a humanidade. É por isso que Jesus afirma em João 16.33: "No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo". Deus jamais prometeu um "mar de rosas" para os seus filhos. Deus jamais prometeu que quem fosse cristão não teria doenças e não passaria por sofrimentos. Se alguém ensina e promete isto em nome de Deus, está mentindo e enganando. A vida perfeita, sem doenças e sofrimentos será somente no céu. A vida na terra não é o céu ainda. Uma pessoa não-cristã pode ter uma saúde de ferro aqui na terra, mas irá para o inferno sofrer por toda a eternidade. Um cristão pode passar a vida inteira sofrendo com doenças, mas se permanecer firme na fé em Cristo, viverá eternamente na alegria e no consolo do céu. Precisamos ter o cuidado de não achar que a pessoa que está com câncer está pagando por algum pecado dela, ou dos seus pais, ou aquilo que os espíritas chamam de "carma". Isto não é verdade! Repito novamente: O nosso desafio é não ficar olhando para o problema: o pecado, mas devemos olhar para a solução: Jesus Cristo, o filho de Deus, que deu a sua vida para que nós tivéssemos perdão e Salvação Eterna.

Pastor Alessandro Souto



"Porque temos tanta afinidade com algumas pessoas que vemos apenas uma vez na vida e não com algumas de nosso cotidiano"?

A convivência com o passar dos anos vai se desgastando. Conviver diariamente com uma pessoa nos faz conhecer as suas qualidades, mas principalmente os seus defeitos. Uma pessoa que eu encontro uma vez, dificilmente conhecerei os seus defeitos, que nem sempre ficam expostos num primeiro encontro. Há pessoas que conseguem omitir muito bem os seus defeitos e limitações. Só a convivência diária nos fará perceber estes defeitos. Aliás, é por isso que muitos casamentos não dão certo, porque as pessoas não sabem conviver com os defeitos do outro e entender as suas limitações. Querem conviver só com as qualidades daquela pessoa. Devemos ter o cuidado para não cair naquela conversa de que esta pessoa que eu encontrei pela primeira vez é uma "alma gêmea" minha ou que esta pessoa me foi muito próxima numa vida passada. Vidas passadas não existem. Viemos para este mundo apenas uma vez. O relacionamento humano é cada vez mais um desafio. Saber conviver diariamente com as pessoas requer muita paciência, compreensão, amor e respeito pelas suas qualidades e pelas suas limitações.

Pastor Alessandro Souto

Ver todas as perguntas

 

4 comentários:

  1. Por que nao teve mais videos dos cultos? =)
    To com saudade de assistir

    Jhonny

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jhonny, td certo?
    Foi uma sucessão de acontecimentos, onde estive fora por alguns fins-de-semana!
    Já vamos voltar á normalidade!
    Por um lado, devo dizer (na minha humilde opinião) que é bom que você sinta falta, mostra que você sente falta de ouvir a palavra também aqui! Que bom se os vídeos fizesem falta para outros! Mas vamos continuar fazendo missão, inclusive na internet! Obrigado pelos comentários e pela "puxada de orelha". Isso é bom, faz com que eu fique mais atento!
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Poderíamos ter profissionais encarregados de fazer as filamagens, aí não dependeríamos de uma só pessoa!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, tu nota que o Ezequiél faz as coisas de bom grado?

    Jhonny

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...