terça-feira, 19 de outubro de 2010

Informativo Boa Nova Outubro 2010








O JUSTO
VIVERÁ POR FÉ
Adaptado do Pastor Nivaldo Schneider


     Ao celebrar os 493 anos da Reforma Luterana não podemos perder de vista o maior legado que ela deixou para toda a humanidade: O ensinamento que Deus justifica (aceita) o ser humano, não por aquilo que ele faz (suas boas obras, sua obediência à lei divina), mas quando ele crê naquilo que Jesus fez por ele, quando ele crê que o sofrimento, a morte de cruz e a ressurreição de Jesus o reconciliou com Deus e lhe deu a garantia do perdão, da vida e da salvação eterna.
    Até chegar a esta verdade fundamental Lutero passou por maus momentos em seu relacionamento com Deus, pois a igreja da época ensinava que o ser humano podia conquistar o perdão e a vida eterna pelo seu esforço, pelas suas obras e pela sua obediência a lei de Deus.
    O Deus que foi apresentado a Lutero era somente o Deus da ira e ao pensar na ira de Deus e em seus juízos, Lutero ficava tão aterrorizado que quase perdia o sossego. O próprio nome de Jesus também lhe causava o mesmo espanto. Ele mesmo dizia que chegava a ficar assustado quando ouvia o nome de Cristo. Lutero achava que pelo fato de não poder se arrepender o bastante, nem fazer obras suficientes para se salvar e ser aceito por Deus, só lhe restaria o terror e o pavor de sua situação.
    Lutero odiava a expressão “justiça de Deus”, porque os doutores e entendidos de teologia na época haviam lhe ensinado a compreender esta expressão em um sentido filosófico. A justiça de Deus era entendida como uma justiça “formal” ou “ativa”, uma qualidade que impulsionava Deus a castigar os pecadores e os culpados. Esta situação se avolumou de tal maneira que Lutero chegou a dizer: “Eu tinha ódio de Deus”.
    Deus teve misericórdia de Lutero e o livrou de toda aquela angústia espiritual quando o fez compreender que a justiça de Deus é a “justiça passiva” pela qual Deus, em sua misericórdia nos justifica (aceita) por meio da fé em Cristo. Neste momento diz Lutero: “Logo eu me senti renascer e me pareceu ter entrado pelas portas largamente abertas no próprio paraíso”.
    Quando Lutero encontrou, na carta aos Romanos, o ensinamento claro que Deus justifica (aceita) o pecador pela fé e não pelas obras que ele pratica, ele não parou de pregar este Evangelho puro para consolar os corações de muitos que, como ele, tinha o seu coração consolado.
    Somos herdeiros da Reforma, e por isso cabe a nós, buscando força e orientação na Palavra e nas promessas de Deus, fazer o mesmo, afirmando com convicção: “O justo viverá por fé”, ou, em outras palavras: “Viverá aquele que, por meio da fé em Cristo, é aceito por Deus”.



Se Lutero vivesse nos dias de hoje, provavelmente convocaria uma nova Reforma na Igreja cristã.



    Muitas igrejas ditas “cristãs” simplesmente abandonaram o Evangelho do perdão e da Salvação em Cristo para ensinar um “evangelho” de curas, prosperidade, repreensão do demônio, quebra de maldição, etc.
    Muitas “igrejas” evangélicas se tornaram verdadeiros “centros espíritas evangélicos” onde só se fala de repreensão e expulsão de demônio, curas e milagres.
    Onde se fala tanto do diabo, com certeza, ela acaba tomando conta e fazendo a festa.
    Infelizmente, muitas e muitas pessoas têm sido seduzidas por estas “igrejas” e o seu pseudo-evangelho. Lembramos aqui as palavras de Gálatas 1.6-8: “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o Evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema (amaldiçoado)”.

    Lembramos também aqui palavras do reformador Martinho Lutero:
“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias”.



CORAL DA CEL DA PAZ EM VACARIA

O coral da CEL Da Paz participará de um evento alusivo ao Dia da Reforma em Vacaria. Este evento será promovido pela CEL “Voz da Cruz” de Vacaria e será no dia 30 de outubro (sábado).



DEVOÇÃO ESCRITA
POR MARTINHO LUTERO

JESUS ABENÇOA AS CRIANÇAS

Leia em sua Bíblia: Marcos 10.13-16
“E então, tomando-as nos braços e  impondo-lhes as mãos, as abençoava”. (v. 16)


    Por que será que Jesus não toma nos braços um marmanjo, um rei, ou, então, qualquer pessoa? Acontece que Ele toma uma criança, na verdade uma criança bem pequena, que ainda não tem muita compreensão das coisas, e a abraça. Com isso deixa claro que seu reino é das crianças e que ele, o Senhor, é um duque e príncipe das crianças e deseja estar com elas. Com isso também quer dizer o seguinte: “Se quiserem saber quem é o maior, já lhes digo: Se vocês ouvem de mim, são grandes, pois eu sou tudo; e quem receber a mim, recebe o Pai, Criador do céu e da terra; sim, recebe, ao mesmo tempo, céus e terra. Recebe a Deus, como todos os seus dons”.
    Assim aconteceu que a gente recebe, em primeiro, o menino, Cristo, e, por meio dele, o Pai celeste. Pois não ficarei para sempre entre vocês corporalmente, diz Jesus. Em razão disso, quero pôr outra coisa diante de seus olhos, algo que vocês devem estimar como estimam a mim, a saber: “Qualquer que receber uma criança tal como esta, em meu nome, a mim me recebe, e quem receber a mim, recebe a meu Pai”. Por que, então, deveria eu procurar a Cristo lá longe, ou até mesmo subir aos céus na ânsia de encontrá-lo? Tenho diante de mim tantas crianças cristãs que são imagem e morada de meu amado Senhor Jesus Cristo. Vendo a estas, estarei vendo o próprio Cristo. Se lhes ofereço um copo de água, estarei dando de beber a Cristo. Se lhes dou de comer, estarei alimentando a Cristo. Se lhes dou o que vestir, estarei vestindo a Cristo. E assim, na igreja cristã, terei o mundo cheio de Cristo.
Toda vez que olho e vejo crianças cristãs, vejo a Cristo. Se eu pudesse crer nisso!



[Peço desculpas, não postei em tempo o informativo de outubro. Alguns eventos aconteceram na primeira quinzena, então não foram postados. Esequiél]

3 comentários:

  1. O Ezequiel, soh queria divulgar ai uma banda de metal gospel. Talvez seja do interesse de alguns. Porque afinal, nao importa o estilo de musica quando se louva a Deus =)

    http://www.youtube.com/watch?v=0oGGcAz8ooE

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jhonny, td certo? Já escuto o Oficina G3 há tempos... confesso q prefiro um pouco mais o PG, mas gosto é gosto! Já ouviu Rodolfo Abrantes?
    Dá uma olhada nesse texto, acho q tu vai gostar...
    http://jesuspedraangular.blogspot.com/2010/10/amor-heavy-metal.html
    Abração!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...