quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mais algumas perguntas e respostas do "Pergunte ao Pastor"

Anônimo disse...

        Minha duvida é no tocante aos "dizimos" ou ofertas....no que a igreja luterana se baseia?
Obrigado.

      
          Alessandro Souto disse...

        Respondendo a questão dos "dízimos" ou ofertas.
        Estimado amigo (a) anônimo (a).
        A Igreja Luterana baseia o seu ensino da oferta na orientação da Palavra de Deus.
        Entendemos que o cristão, a partir da sua fé em Jesus Cristo, reconhece que tudo o que ele é e tudo o que possui foi dado por Deus: vida, saúde, tempo, dons (habilidades), bens materiais, bens espirituais, enfim, tudo procede da bondosa mão de Deus. Nós, seres humanos, somos apenas os administradores de tais bens que nos são concedidos por Deus.
        Com relação aos bens materiais, Deus é honrado pelo melhor que podemos oferecer-lhe. No Antigo Testamento, cada membro do povo de Israel contribuía com 10% (dízimo) de tudo o que possuía. Hoje não estamos mais debaixo desta lei. Deus nos deixa livres para ofertarmos o quanto quisermos e pudermos. O apóstolo Paulo inspirado por Deus afirma em 2o Co 9.7: Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama a quem dá com alegria".
        Quero agora expor o assunto em forma de perguntas e respostas baseadas em um material produzido por pastores da IELB.
        Quem pode ofertar? Só quem primeiro recebe algo de Deus (1o Crônicas 29-14: “... tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos.” Palavras de Davi.
        Quem recebe algo de Deus? Cada pessoa (Deus torna possível sua concepção, seu nascimento, sua sobrevivência, dá-lhe alimento, abrigo ...).
        Quem tem o privilégio de ofertar? Cada pessoa - este é um privilégio que cada pessoa tem, desde a criancinha recém batizada até a pessoa mais idosa. A oferta do cristão não é uma obrigação, mas um privilégio dado por Deus.
        Quando ofertar? Em cada culto, depois de sermos instruídos na Palavra de Deus. De modo bem marcante, cada vez que recebemos nosso ordenado, ou que tivermos ganhos (nossas rendas) somos lembrados de que tudo isto vem de Deus.
        Quanto ofertar?
        Sempre vai ser um processo de decisão pessoal (movido pelo amor de Deus), levando em conta basicamente os seguintes pontos:
        - o quanto eu considero importante poder passar a eternidade no céu na companhia de Deus, ao invés de no inferno, na companhia de Satanás;
        - o quanto eu reconheço que Deus já está me abençoando cada dia aqui nesta vida;
        - o quanto Deus está dando para mim (meus ganhos, saúde, capacidade, bom tempo, igreja, amigos, família, etc);
        - quais são meus compromissos indispensáveis (impostos, alimentos, médicos, habitação, transporte, etc);
        - quais são as necessidades de minha congregação, igreja e reino de Deus em geral (despesas regulares mensais, ocasionais, etc).
        Depois de considerar estes e outros pontos, pede-se que Deus dê coração agradecido, mente aberta, confiança nas promessas de Deus e vontade renovada de servir.
        Decide-se, então, a porcentagem que se quer dar mensalmente - e cumpre-se alegremente a decisão tomada.
        A prática de escolher uma porcentagem dos ganhos para oferta, além de ser a orientação bíblica básica, faz também com que nossa oferta acompanhe automaticamente a variação de nossos ganhos ao longo do ano.
        Precisamos lembrar que quando Cristo nos libertou (pagando com seu santo e precioso sangue), Ele nos libertou por inteiro - minha alma, meu corpo - tudo o que sou. Por isso, quando creio Nele como meu Salvador, também o reconheço como meu Senhor e desejo estar à sua disposição como servo(a) - com tudo que “tenho” (que recebo para administrar neste mundo). Isto representa um privilégio e uma responsabilidade muito grandes!
        É importante lembrar também que a oferta não é uma barganha com Deus ou uma espécie de “poupança” divina. Não podemos entender a oferta da seguinte forma: “vou dar R$ 100,00 e Deus vai me dar R$ 1.000,00 em troca”. Isto é negociar com Deus! A oferta é uma forma de agradecer a Deus por aquilo que Ele já nos deu. Através da minha oferta expresso toda a minha gratidão pelas inúmeras bênçãos que Deus derrama sobre a minha vida.
        Que Deus te abençoe!
        Em Cristo!
        Pr. Alessandro Souto

   

Anônimo disse...

    Qual a diferença entre alma e Espirito?


     Pr Alessandro Souto disse...

    Respondendo a perguta sobre a diferença entre alma e espírito!
    Estimado (a) anônimo (a).
    Alma e espírito são a mesma coisa. Sempre que a Bíblia se refere ao espírito humano, ela está falando da alma. O ser humano é composto de corpo e alma, conforme Mateus 10.28: "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma", ou corpo e espírito, conforme Eclesiastes 12.7: "e o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu".
    No cântico de Maria em Lucas 1.46,47 as palavras alma e espírito são termos paralelos, ou seja, significam a mesma coisa. O texto diz: "a minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador". Segundo os nossos dogmáticos, "ambos os termos indicam o mesmo elemento imaterial em contraste com o corpo, mas com essa diferença: a alma indica a função viva, racional e ativa em sua relação com experiências terrenas, ao passo que o espírito diz mais respeito a suas relações ocm Deus e coisas espirituais". Porém, não são duas coisas distintas, mas uma só.
    Que Deus te abençoe!
    Em Cristo!
    Pr. Alessandro Souto


Anônimo disse...

    Gostaria de saber do Pastor qual a posição da Igreja Luterana em relação ao homossexualismo, bem como a união entre eles, casamento e a formação destas novas famílias na nossa sociedade.
  

     Pr Alessandro Souto disse...

    Olá estimado anônimo!
    A nossa igreja possui um parecer oficial sobre este assunto. Por isso, transcrevo ele abaixo, conforme segue:
    Diante da emergente tentativa de legalizar na sociedade brasileira a união de pessoas homossexuais concedendo-lhe o estatuto matrimonial julgamos oportuno declarar que:
    1. A IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL crê e confessa que a sexualidade é um dom de Deus, destinado por Deus para ser vivido entre um homem e uma mulher dentro do casamento.
    2. A IELB crê e confessa que o homossexual é amado por Deus como são amadas por Deus todas as suas criaturas.
    3. Em amando todas as pessoas e também o homossexual, Deus não anula o propósito da sua criação.
    4. Por esta razão, a igreja, em acordo com a Sagrada Escritura, denuncia na homossexualidade um desvio do propósito criador de Deus, fruto da corrupção humana que degrada a pessoa e transgride a vontade de Deus expressa na Bíblia. “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher: é abominação. Nem te deitarás com animal, para te conta¬minares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele: é confusão. Portanto guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que praticaram antes de vós, e não vos contamineis com eles: Eu sou o Senhor vosso Deus” (Lv 18.22,23,30); “Por isso Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seus próprios corações, para desonrarem os seus corpos entre si; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro” (Rm 1.24,27); “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Co 6.9-10).
    5. Porque a homossexualidade transgride a vontade de Deus e porque Deus enviou a igreja a levar Cristo para todos, a igreja se compromete a encaminhar o homossexual dentro do que preceitua o amor cristão e na sua competência de igreja, visando a que as pessoas vivam vida feliz e agradável a Deus; Mateus 19.5: “...Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
    6. A IELB, repudiando qualquer forma de discriminação, deve estar ao lado também das pessoas de comportamento homossexual, para lhes dar o apoio necessário e possam vir a ter a força para poderem corrigir-se ou serem tratados para viver vida agradável a Deus.
    7. Diante disto repudiamos a idéia de se conceder à união entre homossexuais o caráter de matrimônio legítimo porque contraria a vontade expressa de Deus e dificulta, se não impossibilita, a oportunidade de tais pessoas revisarem suas opções e comportamento.
    8. Repudiamos também, por conseqüência, a hipótese de ser dado a um casal homossexual a adoção e guarda de crianças como filhos porque entre outros prejuízos formará na criança uma visão distorcida da sua própria natureza.
    Fiéis ao nosso lema CRISTO PARA TODOS ensinamos que a igreja renova também o seu compromisso de receber pessoas homossexuais no amor de Cristo visando a que a fé em Jesus os transforme para a nova vida da qual Deus se agrada.
    Grande abraço a todos!
    Em Cristo!
    Pr Alessandro Souto 


voltar 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...