quinta-feira, 1 de abril de 2010

símbolos da páscoa

                           A Igreja cristã, desde o seu início, adotou símbolos que queriam transmitir a mensagem da boa-nova da Salvação e edificar os fiéis na fé cristã. Através destes sinais, a igreja de hoje, tanto quanto a do passado, pode ver o sinal de que Deus os ama e os conduz.
                CORDEIRO PASCAL
                O sangue de um cordeiro foi usado para marcar as portas das casas do povo de Israel que estava cativo (escravizado) no Egito. O sangue de Cristo derramado na cruz é sinal da nossa libertação do cativeiro do pecado. Ele é o Verdadeiro Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O cordeiro é o mais antigo símbolo da Páscoa, o símbolo da aliança de Deus com o seu povo. O Cordeiro de pé, firmando uma bandeira, representa o Cristo ressuscitado que triunfou sobre a morte. O Cordeiro firmando uma cruz e sangrando de um corte de um lado, representa o sofrimento e a morte de nosso Salvador Jesus.
                OVO
                O ovo simboliza a ressurreição. Dentro de sua casca existe vida. Assim também o túmulo de Cristo ocultava uma nova vida que nasceu na primeira Páscoa.
                PEIXE
                Inicialmente era uma senha que servia para identificar os cristãos na época das perseguições. ICHTHUS - peixe, em grego - é formada pelas iniciais de Iesus Christus Theós Uiós Soter, ou seja Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador. A relação com a Páscoa tem a ver com o fato de que as aparições de Cristo após a ressurreição estavam quase sempre ligadas a presença de peixes na refeição.
                 TRIGO E UVA
                Lembram o pão e o vinho, elementos da Santa Ceia que Jesus institui na quinta-feira antes de sua morte, que, conforme ensina a Bíblia, são o verdadeiro corpo e o verdadeiro sangue de Cristo, dado e derramado para perdão dos nossos pecados.
                A CRUZ
                A cruz vazia é o símbolo perfeito do sacrifício vitorioso de Cristo, por nós. É o símbolo da obra espiatória de Cristo. Em outras palavras, é o símbolo da nossa Salvação e redenção.
                TÚMULO VAZIO
                É o principal símbolo da Páscoa. Ele simboliza a vitória de Jesus sobre a morte, o pecado, as trevas e o mal. Representa a própria ressurreição e a vida eterna.
                O túmulo vazio lembra o primeiro dia da semana - o domingo de Páscoa - em que as mulheres que acompanhavam Jesus e seus discípulos foram ao sepulcro do Mestre para preparar seu corpo. Jesus morreu na sexta-feira, véspera de sábado, dia em que, conforme a Lei Judaica, nenhum trabalho podia ser feito. Por isso as mulheres deixaram este serviço para o primeiro dia da semana. Quando chegaram ao túmulo, este estava aberto, e um anjo lhes informou que Jesus havia ressuscitado. Desde então, os cristãos guardam o domingo como dia de culto, lembrando a ressurreição do Salvador.
Informativo CELP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...