terça-feira, 10 de janeiro de 2012

REVELANDO O SALVADOR - Epifania


     Mistérios e segredos atraem, chamam a atenção das pessoas, não é verdade?  Lembram a polêmica em torno do Mister M? Aquele mágico que revelava os truques do ilusionismo?
    Um dos grandes mistérios da atualidade é: “Existe vida em outros planetas?”
       Magos do Ocidente vão atrás de estrelas montados num telescópio. São astrônomos de um centro de astrofísica nos Estados Unidos, que planejam encontrar extraterrestres em estrelas próximas à Terra, através de sinais de ondas eletromagnéticas.
       Mas estes “magos” podem perder o seu tempo com esta história. Em todo o caso, esta notícia lembra a história dos magos do Oriente que também tinham uma pergunta: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” (Mt. 2.2).
    Mesmo sem um telescópio ou um GPS, eles encontraram a resposta. Tiveram sucesso em sua expedição porque o menino existia - o Deus tornado humano estava diante deles, conforme diziam as profecias.


      Outro mistério envolvendo esta história é a estrela que conduziu os magos até Belém. Foi um cometa, uma conjunção de estrelas, um planeta, algo sobrenatural, ou simplesmente uma lenda?
     Segundo Mark Thompson, astrônomo inglês, houve um evento astronômico incomum, que ele define de “mudança de direção” de júpiter com a conjunção da estrela Regulus.
       É uma resposta recente da Astronomia, igual a tantas outras diante desta cena misteriosa relatada no Evangelho de Mateus. No entanto, se foi um episódio natural, ou se foi algo sobrenatural, isto pouco importa para a fé cristã. O que interessa mesmo é aquilo que os magos do Oriente encontraram nos braços de Maria: o Salvador.
    Mas, cada um é livre para crer ou não. Assim como os astrônomos que sonham ver um homenzinho verde, com antenas na cabeça, orelhas grandes ou coisa parecida.
    Mas, creio que estamos sozinhos neste universo. E, se a Terra está com seus dias contados, esta história da estrela de Belém continua sendo a única esperança para toda a raça humana.



    Os magos do Oriente foram os primeiros gentios, não judeus, que foram conhecer e adorar o Reis dos reis. Eles saem da sua terra em busca deste novo rei. Saem em busca, não motivados por mera curiosidade e nem por interesse. Mas, querem se encontrar com o Salvador prometido por Deus e adorá-lo.
    Então, eles se aventuram numa viagem longa, perigosa, difícil, montados em camelos. Isto mostra o quanto esperavam pelo Salvador e, o quanto desejavam adorá-lo e conhecê-lo. Podemos dizer que era uma “viagem dos sonhos”.
    Eles saem em busca deste rei e Salvador porque crêem. Eles, que estudavam as estrelas, descobriram uma estrela diferente no céu. E seguem esta estrela. Eles conheciam as profecias. E criam nelas.
    Através das profecias do Antigo Testamento, no lombo do camelo, eles seguiram o rastro iluminado até o Salvador.
      Nada os desviou da fé e do objetivo deles, mesmo que muitos os tenham chamado de loucos, por partirem atrás de uma estrela. Aliás, quantos nos chamam de loucos por seguirmos a Jesus e crermos na Sua Palavra?
     Os magos partem atrás de Jesus para adorá-lo. Não foram ver para crer, mas foram ver para adorar.
      Eles entregam presentes. Isto mostra que o reconhecem como Deus, Rei e Salvador. Ouro → presente que era dado a reis. Mirra → perfume para embalsamar → lembra sua morte e ressurreição. Incenso → para agradecer a Deus.
    Prezados irmãos! O que tudo isso tem a ver conosco? Que podemos aprender diante desse fato?
   Estes magos possuíam tudo que as pessoas em geral ambicionam: sabedoria, honras, projeção social, conforto material, poder, fama, riquezas.
      Todavia, seus estudos, suas posses materiais, sua honra não satisfazem os anseios da alma. Não há dinheiro no mundo que acabe com o anseio da alma. Os magos sentem a necessidade de um Salvador e não medem distância e nem tempo para estar perto/junto do Salvador. Aliás, muitas pessoas não fazem o mínimo esforço para estarem na casa de Deus para adorar o Salvador, ouvir a Sua Palavra e receber a sua benção e orientação.
      Foi uma estrela enviada por Deus que os guiou até Belém. Que estrela está guiando e conduzindo a nossa vida?
     A nossa estrela é a Palavra de Deus. Pela luz do Evangelho, seremos conduzidos de uma forma segura à vida eterna. Infelizmente, muitos hoje seguem outras estrelas: Buda, Darwin e a evolução, a razão, as riquezas, o poder, o horóscopo, a idolatria, a superstição.
     Para o cristão a Palavra de Deus é a única que deve iluminar a nossa mente e nos mostrar o caminho a ser percorrido neste mundo. Outro guia, outra luz, outro caminho, outra estrela não existe.
       Chegando lá, os magos ficaram tomados de “intenso júbilo”. Corações que crêem no Salvador são alegres, são corações agradecidos, jubilosos!
      E estes magos voltam para casa, mas não voltam vazios. Levam Jesus no coração.



      Segredos e mistérios atraem! Deus tem um mistério há tempo planejado, revelado e em andamento: a salvação do pecador.
    Depois de batidas, as fotos já estão determinadas. Para vermos como saíram, é preciso revelar. Assim, também, o perdão e a Salvação já existem através de Cristo, mas precisamos revelar, anunciar isto ao mundo.
     Tu podes ser uma estrela que revela e anuncia o Salvador. Tu podes ser uma estrela que revela com precisão onde Jesus está. Tu podes guiar pessoas ao encontro com Jesus.
    Tu não precisa viajar nem ausentar-se da tua terra para participar da Epifania do Senhor. Basta ser uma estrela onde tu estiveres.
       Tu és uma estrela de Deus! Brilhe sempre para Jesus! Isso é Epifania!

Pastor Alessandro Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...