quinta-feira, 13 de outubro de 2011

REFORMA

   O que é a Reforma, hoje, para os luteranos? Qual a importância dela para as pessoas do nosso tempo? O padre Daniel Oliver (professor de teologia da Universidade de Paris) responde: “A maior contribuição de Lutero foi a redescoberta do Evangelho, de que a fé em Jesus Cristo como Salvador é o único meio para a Salvação”.

    É verdade, existem outras contribuições, além da redescoberta da Boa Nova da Salvação, e que muitas vezes não nos damos conta, e, que estão aí porque a Reforma aconteceu: A Bíblia aberta na mão de todos; o culto cristão e a Bíblia na linguagem do povo; a influência da Reforma na educação; justiça social; a democracia; o retorno da música e do canto à igreja, etc.

    Todos os estudiosos sérios do movimento da Reforma, não tendenciosos, são unânimes em dizer que Lutero foi a causa de grandes transformações ao final da Idade Média, que repercutiram não só na doutrina da igreja, mas, no ensino em geral, na política, na forma de governo, nos direitos humanos e em outras áreas até os nossos dias.

    Entretanto, a maior contribuição, que permanece, foi a de recolocar a igreja no fundamento da palavra de Deus, e a de dar a oportunidade a todos de lerem as escrituras sagradas, lerem o que Deus fala, e não homens, de ouvirem o que Deus diz e de saber e crer no que Deus revela, e não homens.

    E, a Reforma é uma ação contínua, no sentido de, hoje, estarmos atentos, separando o joio do trigo, discernindo o que vem de Deus, de sua palavra, ou é invenção humana.

    A bíblia está aberta. Deus está falando, é a sua palavra. E, porque a Reforma aconteceu, hoje todas as pessoas tem a oportunidade de encontrar nas sagradas escrituras o único caminho que Deus dá para a salvação do pecador, a boa notícia de Deus, escondida sob os escombros de doutrinas falsas na igreja da Idade Média: “o justo viverá por fé” Rm. 1.17. “Pela graça sois salvos mediante a fé em Jesus Cristo, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie” Ef. 2.8,9. Nós pecadores agora temos o perdão de Deus e a vida eterna porque “o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado” 1º Jo. 1.7. E, “quem nele crer será salvo, quem, porém, não crer será condenado” Mc. 16.16.

    Este é o Evangelho redescoberto na Reforma de 1517. Este é o único caminho revelado por Deus para salvação e que perpassa toda a escritura sagrada, e que todos, agora, podem conhecer e crer, porque a bíblia foi aberta. E, porque isto é verdade, o apóstolo Paulo pode dizer a muitos: “Pois desde a infância sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a Salvação pela fé em Jesus Cristo” 2º Tm. 3.15.

    Desde a infância, ou mais tarde, a oportunidade de “chegar ao pleno conhecimento da verdade e alcançar a salvação”, revelada nas escrituras sagradas.

    Mas, se na Idade Média a Reforma se tornou necessária porque a Igreja não queria que o povo tivesse acesso a Bíblia, ao evangelho, e que entendesse a Palavra de Deus, e tudo fazia contra a palavra, hoje, é necessária uma reforma urgente em muitos lares luteranos, herdeiros de uma bíblia aberta, mas, escondida da família. Sabe-se lá aonde, ou empoeirada, sem uso, ou nova, depois de muitos anos, por falta de manuseio, por falta de meditação na palavra, por falta de buscar o fortalecimento da fé e a Salvação.

    Não é sem motivo que tantos nem ao menos sabem onde encontrar o evangelho de João, as cartas apostólicas, o Antigo e o Novo Testamentos, etc. Não é sem motivo que tantos já abandonaram a fé, e a estão abandonando. Não é sem motivo que tantos pré-adolescentes chegam à instrução de confirmandos e não sabem quase nada, ou nada, sobre Jesus e o caminho da Salvação.

    Lutero, com a Reforma, reabriu a bíblia “que nos torna sábios para a Salvação que há em Cristo Jesus”. É preciso a reforma em muitos lares para que o tesouro do evangelho seja reaberto, a fim de que Deus possa falar à família, e ninguém se perca.

    Só assim, a Reforma de 1517 terá valido a pena. Só assim, será possível seguir pelo caminho que Deus dá para a Salvação: JESUS.

Pastor Arno Goerl
(este texto encontra-se no informativo Boa Nova, da CELP - Caxias do Sul)


voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...