Problemas novamente no Picasa, site que hospeda nossas fotos. Se a apresentação não estiver didsonível, clique aqui para ver as fotos do culto.
(melhor visualizado no navegador Firefox)
Mensagem – parte 1
Mensagem – parte 2
(mensagem completa na aba lateral direita)
SERMÃO PARA 2º DOMINGO NO ADVENTO
TEXTO: ISAÍAS 40.1-11
TEMA: “CONSOLAI O MEU POVO”.
INTRODUÇÃO
Estimados irmãos em Cristo. Consolar. Palavra interessante. O dicionário explica assim: aliviar a aflição ou o sofrimento. Consolar não é fácil! Vocês todos já devem ter tido a experiência de tentar consolar alguém num momento difícil e não ter as palavras certas para dizer. A palavra precisa ser certa e trazer esperança. Não adianta dizer para alguém que perdeu um braço, por exemplo, não foi nada. Isso passa. Isso não é consolo! O consolo é algo que cura, que cobre a ferida.
Todos nós precisamos de consolo. Quanta dor existe ao nosso redor! É só pararmos para olhar um pouco ao nosso redor e veremos como as pessoas sofrem. E não precisamos sair muito longe. O sofrimento não é “privilégio” de alguns. Se olharmos para cada um de nós aqui nesta igreja veremos pessoas que sofrem. Sofrimentos aparentes, ou sofrimentos escondidos no fundo do coração e remoídos na solidão do quarto.
PARTE I
O sofrimento faz parte de nossa vida. Mas, não era para ser assim. O pecado quando entrou na natureza humana trouxe essa desgraça para a humanidade.
E o que Deus faz em relação ao sofrimento? O que Deus faz com o meu e o teu sofrimento? Será que Deus entende de sofrimento?
O povo de Israel havia pecado. A igreja de Deus daquele tempo havia se afastado do Senhor. E como conseqüência o povo foi levado escravo para a Babilônia.
Isaias recebe então um chamado para anunciar uma palavra de consolo para o futuro. “Consolai, Consolai o meu povo, diz o vosso Deus”. Aqui é importante “meu povo” e “vosso Deus”. Apesar dos imensos pecados do povo, Deus continua dizendo: “Vocês são o meu povo e Eu sou o vosso Deus”. Deus continua sendo fiel apesar do pecado e rejeição.
Deus visita o seu povo com a intenção de apascentar e consolar. A figura do Bom Pastor cuidando o rebanho nos consola.
PARTE II
Quando sofremos, geralmente perdemos o senso de orientação, perdemos um pouco ou muito da razão de viver. De fato, Deus não nos criou para sofrer. Mas, o que fazer quando o desânimo bate a nossa porta?
O que fazer quando perdemos a energia? O que fazer quando perdemos o interesse e o prazer nas atividades que antes fazíamos?
Nessas horas, nosso referencial de segurança fica obscuro, confuso e não sabemos o que fazer, em que nos apoiar. Nessa situação nossos sentimentos não são um guia seguro.
Vocês já ouviram falar da vertigem que ocorre nos pilotos de aviões de caça, que são muito velozes?
Os pilotos são treinados a nunca confiarem em seus sentimentos. Num momento de vertigem, se o avião estiver de cabeça para baixo, a sensação que se tem é que ele não está de cabeça para baixo. Embora os sentimentos do piloto lhe digam algo, ele sabe que não deve dar importância ao que sente, mas aos instrumentos do avião que lhe dão as coordenadas corretas do que se passa.
Da mesma forma, quando sofremos, nossos sentimentos nos dizem que a vida não vale mais a pena. Nossos sentimentos nos fazem ver a realidade não como ela de fato é. E aos poucos o desespero, a desesperança e o vazio tomam conta.
É preciso não confiar em nossos sentimentos, que podem nos enganar, mas na voz de Deus, manifestada na sua Palavra. Mesmo que os sentimentos nos digam algo diferente, podemos estar certos de que Deus está presente, Ele sabe o que passamos e está muito interessado em nos ajudar, em nos consolar.
É nas promessas deste Deus amoroso que devemos nos apoiar. A solução está na “esperança” e no consolo que vem de Deus. Algo que já é posse daquele que crê em Jesus como seu Salvador.
Sozinhos jamais venceremos, jamais encontraremos um porto seguro. Nossa frágil condição humana necessita do auxílio e da ação de Deus.
CONCLUSÃO
Estimados irmãos. Em Sua Palavra, Deus se mostra amoroso e gracioso, sempre pronto a nos ajudar e salvar. Seu amor é tão imenso que Ele não poupou o seu próprio Filho para que fôssemos livrados do sofrimento eterno. Portanto, continue firme a tua vida crendo em Jesus Cristo, sabendo que a esperança da salvação te anima nos momentos de dificuldades. Apesar do sofrimento causado pelo pecado, em Cristo encontramos paz, perdão, consolo, alegria, e acima de tudo Salvação, Vida Eterna.
O “consolo” que a Bíblia apresenta é muito real, vivo, e motivador! Deus não planejou todo o sofrimento que existe por aí. O que estragou tudo foi o pecado do ser humano. Mas Deus enviou seu Filho Jesus ao mundo, fazendo-o sofrer e morrer em nosso lugar. Assim, a Palavra de Deus diz que quem crê no que Deus fez por nós, por meio de Cristo, tem consolo e vida eterna! Sabe o que isso significa? Viveremos amparados por Deus aqui e eternamente com Ele no céu, onde não haverá mais sofrimento, dor, lágrimas, luto, morte! Não será maravilhoso?! Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário, sua sugestão ou crítica. Vamos, á luz da Bíblia, respondê-lo ou comentá-lo. Que Deus o abençoe e fale através de você!